Como fazer um site sem gastar nada? [Passo a passo]
Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Como fazer um site sem gastar nada? [Passo a passo]
Como fazer um site sem gastar nada? [Passo a passo]

Como fazer um site sem gastar nada? [Passo a passo]

Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário

Se antes era necessário montar um site do zero e com conhecimentos de programação, hoje você pode fazer isso com ajuda de excelentes ferramentas para criar sites. O problema é que o custo para usar essas plataformas pode assustar algumas pessoas que estão começando a trabalhar em casa para ganhar dinheiro ou só fazer uma renda extra. Mas ainda é possível fazer um site sem gastar nada.

Há muitas opções de plataformas que oferecem uma versão gratuita e que são bem fáceis de utilizar. Caso esteja na dúvida de como fazer isso, você pode conferir o nosso guia com o passo a passo de como fazer um site sem gastar nada. Veja nossas dicas logo abaixo!

Como fazer um site sem gastar nada

Bom, já comentamos que há algumas ferramentas que oferecem versões gratuitas para quem quer fazer um site sem gastar nada. É claro que há certas limitações, mas essa é uma ótima maneira de iniciar o seu primeiro site.

Dentre tantas alternativas, podemos dizer que o Wix e o Blogger são algumas das melhores atualmente para isso. O Blogger é bom para criar Blogs e sites mais simples enquanto o Wix é bem versátil e pode ser usado para criar sites para diferentes fins.

Como o Wix é mais amigável para quem não quer ter fazer muito trabalho manual, vamos usá-lo em nosso tutorial. Se preferir o Blogger, você pode conferir nosso guia completo de como fazer site grátis com ele!

Usando o Wix para montar seu site

Como vamos usar o Wix para fazer um site sem gastar nada, a primeira coisa que deve fazer é acessar o site no link a seguir. Você não precisa ter uma conta, já que dá para criar uma do zero logo de início com os passos abaixo:

Passo 1: na página inicial do Wix, você verá o botão “Comece Já”. Clique nele para iniciar o processo de fazer um site sem gastar nada.

como fazer um site no wix


Passo 2: A página seguinte serve para fazer login ou se registrar. Você pode criar uma conta do zero ou usar uma conta do Facebook ou Google para isso, então escolha o que preferir para continuar.

criar conta no wix

Passo 3: agora você verá as duas opções que o Wix oferece para quem quer criar um site sem gastar nada. Na primeira opção, o Wix vai te oferecer ajuda para montar o site para que você não tenha que fazer tudo sozinho.

Já a segunda opção só te colocar no editor de sites deles e você pode criar um site do zero se tiver um bom conhecimento da ferramenta. É claro que você poderá editar tudo no seu site se escolher a primeira opção, só é mais fácil de começar.

É por isso que vamos escolher a opção do auxílio do Wix para seguir em frente. Você só precisa clicar na opção “Comece já” para continuar.

opção rápida do Wix

Passo 4: depois disso, você verá a primeira de várias perguntas que o Wix fará para te ajudar a fazer um site sem gastar nada. A primeira pergunta é sobre que tipo de site você quer criar.

tipo de site no wix

Como nós queremos fazer um exemplo com um site de notícias, só colocamos o termo “Notícias” e o Wix ofereceu um padrão existente. Faça isso com o tema que quiser pro seu site e clique em “Próximo” para continuar.

Passo 5: sua próxima etapa consiste de escolher quais dos recursos oferecidos pelo Wix serão incluídos no seu site. Isso vai depender mais de que tipo de site está montando, já que os recuros precisam fazer sentido.

fazer um site sem gastar nada recursos recomendados

Dizemos isso porque há recursos para lojas virtuais, para fazer agendamentos e até para marcar eventos. Com certeza esses não são recursos que servem para todos os sites, então escolha com cuidado.

Quando terminar, basta clicar em “Próximo”.

Passo 6: em seguida, você deve decidir algo muito importante: o nome do seu site. Caso ainda não tenha uma ideia, pense bem e leve o tempo necessário.

Depois que decidir, clieque em “Próximo” novamente.

fazer um site sem gastar nada nome do site

Passo 7: a próxima etapa é para aqueles que possuem um site antigo ou um conteúdo que gostariam de migrar para esse site no Wix. Essa migração é gratuita, então basta selecionar o que quer migrar e clicar “Próximo”.

É claro que se não tiver nada para migrar, basta clicar no botão mesmo assim.

fazer um site sem gastar nada migrar conteúdo

Passo 8: agora você terá possibilidade de preencher alguns dados importantes e de colocar um logo para seu site. Você pode fazer isso depois se não tiver um logo pronto no momento da criação do site.

Depois que preencher tudo, você só precisa clicar em “Próximo”.

fazer um site sem gastar nada dados

Passo 9: logo após, você terá a oportunidade de escolher entre algumas opções de temas para seu site. Isso consiste das cores e da fonte usada no site todo.

Isso é algo que pode ser alterado depois, então não se preocupe se não gostar do resultado do que escolheu primeiro. De qualquer forma, tome sua decisão e clique em “Continuar”.

fazer um site sem gastar nada tema

Passo 10: depois disso tudo ainda temos que escolher algum dos designs oferecidos para a página inicial do seu site. As opções fornecidas serão de acordo com o que respondeu ao Wix anteriormente.

Vale dizer que esses são apenas modelos pré-definidos e que você poderá mudá-los bastante depois no editor de sites do Wix.

fazer um site sem gastar nada design

Passo 11: depois de escolher o design, você ainda terá a opção de adicionar páginas ao seu site. Essas páginas podem ser algo falando sobre o site, dando seu contato, mostrando suas redes sociais, etc.

Aqui vale o mesmo conselho de quando estávamos escolhendo recursos, já que você deve colocar apenas o que faz sentido para o seu site. Quando terminar de selecionar as páginas, clique em “Editar Site”.

adicionar páginas no wix

Passo 12: com tudo isso, teremos enfim o primeiro modelo do site que fez sem gastar nada. Você pode tirar esse tempo para mexer no editor do Wix e mudar o que preferir no seu site novo.

A ferramenta pode parecer complexa de início, mas o site oferece alguns tutoriais completos sobre cada detalhe. Assim fica mais fácil de você saber o que está fazendo por lá.

Quando terminar de editar nesse primeiro momento, você pode seguir ao clicar em “Publicar”.

publicar site no wix

Passo 13: o único detalhe que deve ver antes de realmente publicar o site é decidir o seu domínio. Você terá duas opções, uma gratuita e uma paga que te permite ter um domínio mais personalizado e sem o nome do Wix na URL.

Como estamos te ensinando a fazer um site sem gastar nada, escolha a versão gratuita. Se decidir pagar pelo domínio mais tarde, o Wix te dará essa opção e pode até oferecer algum tipo de promoção.

Com tudo pronto, basta clicar em “Publique e continue”.

escolher domínio do site

Agora que fez tudo isso, você conseguiu fazer um site sem gastar nada e ele será publicado assim que clicar no botão. Felizmente, você ainda poderá editar tudo o que quiser no seu site quando quiser.

Isso é ótimo, já que é sempre preferível que você faça o possível para aprimorar seu site como puder. O melhor é que quanto mais mexer no editor de sites do Wix, mais familiarizado ficará e mais facilidade terá ao melhorá-lo.

Gostou das dicas?

Conseguiu tirar um bom proveito do nosso guia para ter uma noção de como fazer um site grátis sem gastar nada no Wix? Então não deixe de fazer um comentário nos dizendo se conseguiu seguir as nossas dicas e se há outra plataforma que recomenda para montar site de graça.

E se estiver à procura de uma boa ferramenta para gerenciar seus projetos, recomendamos que confira o MeisterTask. Ele pode ser usado de graça ao acessar o link a seguir!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo