Como escolher entre provedores de hospedagem de sites?
Nenhum Comentário
Como escolher entre provedores de hospedagem de sites?
Como escolher entre provedores de hospedagem de sites?

Como escolher entre provedores de hospedagem de sites?

Nenhum Comentário

Escolher entre provedores de hospedagem é uma das primeiras coisas que você deve fazer se estiver pensando em montar um site. Afinal, é no servidor desse provedor que você escolher que seu futuro site ficará devidamente hospedado e onde seus dados serão armazenados.

Sabemos que existem dezenas de opções diferentes de provedores deste tipo, o que já é difícil de escolher. Mas isso pode ser mais complicado de decidir quando você não tem uma boa noção do que deve considerar na hora de escolher entre provedores de hospedagem de sites.

Para te ajudar, listamos algumas indicações importantes do que você deve saber e considerar antes de tomar a decisão. Você confere tudo em detalhes logo abaixo!

Como escolher entre provedores de hospedagem de sites?

Conforme mencionamos, há alguns fatores que você sempre deve considerar na hora de escolher entre provedores de hospedagem de sites. Isso varia muito dependendo do que você precisa, mas há alguns itens básicos que sempre deve checar.

Isso inclui os tópicos que separamos a seguir.

1. Tipo de hospedagem

dicas para escolher entre provedores de hospedagem

Antes de qualquer coisa, você deve ter uma noção de que tipo de hospedagem está procurando para o seu site. Isso é, se procura algo gratuito, compartilhado, dedicado, na nuvem, etc.

Cada tipo de hospedagem possui seus próprios benefícios e desvantagens, especialmente para cada tipo de empresa ou cliente. Por isso, é mais indicado que pesquise mais sobre esses diferentes tipos e tente decifrar qual se encaixa mais para as suas necessidades.


Há muitos provedores que fornecem diferentes tipos de hospedagem em planos variados. Por isso, você não necessariamente precisa pensar em um provedor diferente do que queria só porque suas necessidades são diferenciadas.

2. Recursos

Outro fator que você deve prestar atenção é que recursos são oferecidos pelo provedor que está considerando. Não só isso, mas se há planos diferentes que fornecem recursos diferenciados.

Isso é muito importante, já que algo que você julga importante pode estar em um plano mais barato, por exemplo. Desta forma, não valeria a pena pegar um plano mais caro se ele só oferece outras coisas que você não precisa.

3. Preço

Já que mencionamos a possibilidade do provedor escolhido ter diversos planos, também é bom considerar seus preços. Isso é claro se você optar por um serviço pago, afinal, há excelentes opções gratuitas de hospedagem.

No geral, os preços dos planos não são tão caros, mesmo os com opções avançadas. Só vale mencionar que você precisa pagar o valor de forma mensal, então certamente é um investimento mais pesado a longo prazo.

Escolha algo baseado no que precisa, já que nem sempre encontrará algo ideal só porque é mais caro.

4. Disponibilidade

como escolher sua hospedagem

Um dos fatores que você verá sendo mencionado por muitos provedores é o tempo de uptime que eles garantem para o seu site. Isso significa o tempo que eles prometem que seu site ficará no ar sem qualquer problema.

O interessante é que ao escolher entre provedores de hospedagem, você dê preferência para um que garanta pelo menos 99% de uptime. Muitos desses serviços ainda oferecem reembolso pelo mês que o uptime foi menor que o prometido.

5. Suporte

Você também deve se atentar ao fato do provedor escolhido oferecer suporte ou não. Isso quer dizer se você terá como acionar o suporte técnico caso encontre algum tipo de problema com o servidor que seu site se hospedar.

Muitos serviços pagos oferecem a opção de um suporte técnico de 24 horas em todos os dias da semana. Isso pode ser necessário se o seu site cair em um dia ou horário totalmente inconvenientes.

6. Limitações

Não é incomum ver um provedor oferecendo vários recursos e benefícios diferentes para que você assine o plano deles. O importante é saber que tipo de limitações esses recursos possuem.

Isso você descobre lendo mais sobre a oferta em vez de só olhar a lista de vantagens. Você pode ter um armazenamento ou largura de banda mais limitada dependendo do plano que escolher, por exemplo.

Isso não acaba sendo um problema tão grande para sites menores ou que estão começando, mas pode ser ruim no futuro.

7. Análise de outros usuários

escolher entre provedores de hospedagem opções

Por fim, sugerimos algo que pode parecer óbvio para alguns, mas que é sempre muito importante. Antes de contratar um serviço tão importante, é claro que você deve conferir a análise de outros usuários e clientes.

Faça isso depois de montar uma lista dos provedores que mais te interessaram. Não devem faltar análises ou postagens de clientes contando sobre suas experiências com esses serviços.

Assim você fica ciente de possíveis problemas, se o provedor entrega tudo o que promete e muito mais. Essa pode até ser a sua etapa final depois de conferir tudo o que mencionamos anteriormente.

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar as nossas dicas para saber como escolher entre provedores de hospedagem de sites? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das sugestões.

Caso esteja interessado em aprender mais, confira nossas sugestões de ferramentas para criar sites e os melhores cursos online para criar sites.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo