Web

Como criar seu próprio site grátis em apenas 5 passos

Criar seu próprio site grátis não precisa ser algo difícil ou complicado hoje em dia. Há inúmeras ferramentas e plataformas que você pode usar para isso e sem ter que arcar com qualquer custo, mais se for um site pessoal ou que não vá receber milhares de visitantes todos os dias.

Afinal, sites assim precisam de provedores mais robustos de hospedagem, algo que também dá para conseguir de graça se necessário. De qualquer forma, é possível criar seu próprio site grátis até se estiver pensando em trabalhar em casa para ganhar dinheiro extra com anúncios. Caso esteja curioso, nós podemos te mostrar como fazer isso em apenas 5 passos!

Como criar seu próprio site grátis

Conforme mencionamos, há muitas ferramentas para criar sites grátis. Um dos mais simples para novatos ou para quem quer experimentar com algo fácil é o Blogger do próprio Google.

Ele possui muitas vantagens para quem está começando e não custa nada. Fora isso, quando você achar que seu site cresceu demais para continuar usando o Blogger, é bem fácil de fazer a migração para outro provedor, algo que pode ser gratuito também.

Fora isso, o Blogger também é ótimo para quem está querendo montar seu próprio blog, como seu nome já indica. Seja qual for a sua preferência, você só precisa seguir os passos abaixo!

Criando site com o Blogger

Passo 1: logo de início, você deve abrir o site do Blogger e fazer o login com a sua conta do Gmail. Caso ainda não tenha uma conta do Google, você pode criar uma ali mesmo, o que demora apenas alguns segundos.

Para quem nunca criou um site ou blog no site, haverá a opção de “Criar um blog”. Não se preocupe, já que sites e blogs acabam funcionando da mesma maneira, bastando que você mude a aparência para que sua criação pareça mais com um site convencional do que um blog.

Passo 2: a próxima etapa consiste de escolher um nome e um endereço para o seu site. Você verá alguns temas que pode escolher para o seu site, mas é meio difícil de ver na miniatura, então escolha um provisório mesmo.

Depois que fizer isso, clique em “Criar um blog!” para prosseguir.

Passo 3: se queria criar seu próprio site grátis, você já conseguiu. Mas você ainda deve pensar em seu visual. Comece a fazer isso ao clicar em “Temas”.

Aqui você terá uma noção melhor de como os temas se parecem e dará para escolher com mais calma. É claro que você pode experimentar temas diferentes antes de decidir qual será o definitivo, além da opção de personalizar o que quiser em cima do modelo providenciado.

Passo 4: em seguida, clique em “Layout” para continuar personalizando a aparência do seu site.

Como dá para ver na imagem abaixo, você pode customizar praticamente tudo da página do seu site. Também dá para adicionar ou remover gadgets ou usar o designer de tema para ainda mais personalização.

Passo 5: com tudo isso feito, só te resta começar a postar conteúdo após criar seu próprio site grátis. Você pode fazer isso ao clicar no botão laranja com o ícone de “+” na parte direita inferior da tela.

Isso te levará para a página de criação de postagens. Lá, você poderá colocar um título para o post e o conteúdo no campo maior em baixo, o que pode ser texto, vídeos, imagens, etc.

Também há várias opções para alterar a formatação do texto, além de ferramentas para adicionar links para outros posts que criar mais tarde. Estando tudo pronto, você só precisa clicar na opção de publicar o conteúdo e confirmar a ação.

Bem simples, não achou? É exatamente assim que você pode criar seu próprio site grátis e começar a fazer suas postagens!

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar as nossas dicas para saber exatamente como você pode criar um blog grátis? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das sugestões.

E caso esteja pensando em algo mais sério futuramente, sugerimos que confira nosso guia de cursos online para criar sites. Assim, você terá uma noção melhor de como criar um site do zero e deixá-lo exatamente como o imagina em vez de só personalizar temas existentes!

Share
Tags: mac web windows pc

Recent Posts

  • Web

Qual o melhor programa para converter PDF em Word?

O PDF é um formato de arquivo que inclui textos, imagens, hiperlinks e outros elementos… Read More

25 de março de 2024
  • Web

Calendário de marketing E-goi: +350 datas para comunicar (2024)

Se você está em busca de uma maneira de simplificar o seu trabalho e impulsionar… Read More

21 de março de 2024
  • Android

Qual o melhor editor de vídeos e fotos online para Mac?

Saber qual é o melhor editor de vídeos e fotos online para Mac é um… Read More

2 de janeiro de 2024
  • Redes Sociais

Como ganhar dinheiro em Portugal: As 12 melhores ideias!

Existem várias razões pelas quais se procura como ganhar dinheiro em Portugal, seja para planear… Read More

31 de outubro de 2023
  • Redes Sociais

Gestor de Tráfego Digital em Portugal: Como começar em 2023

A profissão de gestor de tráfego está a passar por um notável crescimento em Portugal.… Read More

31 de outubro de 2023
  • Web

Conheça os 20 melhores chats online para site

Para um negócio prosperar na internet, é essencial que tenha uma comunicação ágil com seus… Read More

18 de outubro de 2023