Como criar seu próprio site grátis em apenas 5 passos
Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Como criar seu próprio site grátis em apenas 5 passos
Como criar seu próprio site grátis em apenas 5 passos

Como criar seu próprio site grátis em apenas 5 passos

Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário

Criar seu próprio site grátis não precisa ser algo difícil ou complicado hoje em dia. Há inúmeras ferramentas e plataformas que você pode usar para isso e sem ter que arcar com qualquer custo, mais se for um site pessoal ou que não vá receber milhares de visitantes todos os dias.

Afinal, sites assim precisam de provedores mais robustos de hospedagem, algo que também dá para conseguir de graça se necessário. De qualquer forma, é possível criar seu próprio site grátis até se estiver pensando em trabalhar em casa para ganhar dinheiro extra com anúncios. Caso esteja curioso, nós podemos te mostrar como fazer isso em apenas 5 passos!

Como criar seu próprio site grátis

Conforme mencionamos, há muitas ferramentas para criar sites grátis. Um dos mais simples para novatos ou para quem quer experimentar com algo fácil é o Blogger do próprio Google.

Ele possui muitas vantagens para quem está começando e não custa nada. Fora isso, quando você achar que seu site cresceu demais para continuar usando o Blogger, é bem fácil de fazer a migração para outro provedor, algo que pode ser gratuito também.

Fora isso, o Blogger também é ótimo para quem está querendo montar seu próprio blog, como seu nome já indica. Seja qual for a sua preferência, você só precisa seguir os passos abaixo!

Criando site com o Blogger

Passo 1: logo de início, você deve abrir o site do Blogger e fazer o login com a sua conta do Gmail. Caso ainda não tenha uma conta do Google, você pode criar uma ali mesmo, o que demora apenas alguns segundos.

Para quem nunca criou um site ou blog no site, haverá a opção de “Criar um blog”. Não se preocupe, já que sites e blogs acabam funcionando da mesma maneira, bastando que você mude a aparência para que sua criação pareça mais com um site convencional do que um blog.

tela inicial do blogger com caixa vermelha destacando o botão "criar blog", que também possibilita criar seu próprio site grátis


Passo 2: a próxima etapa consiste de escolher um nome e um endereço para o seu site. Você verá alguns temas que pode escolher para o seu site, mas é meio difícil de ver na miniatura, então escolha um provisório mesmo.

Depois que fizer isso, clique em “Criar um blog!” para prosseguir.

popup de criação de blogs no blogger com três caixas de borda vermelha. A primeira destaca o campo de título, a segunda o campo de endereço do site e a terceira o botão "criar um blog"

Passo 3: se queria criar seu próprio site grátis, você já conseguiu. Mas você ainda deve pensar em seu visual. Comece a fazer isso ao clicar em “Temas”.

menu lateral do blogger com caixa de borda vermelha destacando a opção "tema" para criar seu próprio site

Aqui você terá uma noção melhor de como os temas se parecem e dará para escolher com mais calma. É claro que você pode experimentar temas diferentes antes de decidir qual será o definitivo, além da opção de personalizar o que quiser em cima do modelo providenciado.

tela de temas do blogger para escolher na hora de criar seu próprio site

Passo 4: em seguida, clique em “Layout” para continuar personalizando a aparência do seu site.

menu lateral do site com caixa de borda vermelha destacando a opção "layout"

Como dá para ver na imagem abaixo, você pode customizar praticamente tudo da página do seu site. Também dá para adicionar ou remover gadgets ou usar o designer de tema para ainda mais personalização.

tela de layout do blogger

Passo 5: com tudo isso feito, só te resta começar a postar conteúdo após criar seu próprio site grátis. Você pode fazer isso ao clicar no botão laranja com o ícone de “+” na parte direita inferior da tela.

tela em branca do blogger com caixa de borda vermelha destacando botão em forma de "+" e com dizeres "criar nova postagem"

Isso te levará para a página de criação de postagens. Lá, você poderá colocar um título para o post e o conteúdo no campo maior em baixo, o que pode ser texto, vídeos, imagens, etc.

tela de criação de artigo com duas caixas de borda vermelha. A primeira destaca o campo onde deve colocar o título do artigo e a segunda o bloco onde escreverá o artigo

Também há várias opções para alterar a formatação do texto, além de ferramentas para adicionar links para outros posts que criar mais tarde. Estando tudo pronto, você só precisa clicar na opção de publicar o conteúdo e confirmar a ação.

popup do blogger para confirmação de publicação. Caixa de borda vermelha destacando o botão "confirmar"

Bem simples, não achou? É exatamente assim que você pode criar seu próprio site grátis e começar a fazer suas postagens!

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar as nossas dicas para saber exatamente como você pode criar um blog grátis? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das sugestões.

E caso esteja pensando em algo mais sério futuramente, sugerimos que confira nosso guia de cursos online para criar sites. Assim, você terá uma noção melhor de como criar um site do zero e deixá-lo exatamente como o imagina em vez de só personalizar temas existentes!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo