Não consigo enviar vídeos no WhatsApp: o que fazer?
Nenhum Comentário
Não consigo enviar vídeos no WhatsApp: o que fazer?
Não consigo enviar vídeos no WhatsApp: o que fazer?

Não consigo enviar vídeos no WhatsApp: o que fazer?

Nenhum Comentário

O WhatsApp é, sem dúvidas, a maior e mais utilizada plataforma de troca de mensagens dos dias de hoje. Não à toa é considerado um dos maiores aplicativos da década. Com isso, muitas pessoas acabam por enfrentar problemas nela, como não conseguir enviar vídeos no WhatsApp.

Para resolver esse problema, selecionamos algumas dicas para os problemas mais comuns por quem não consegue enviar vídeos pelo WhatsApp. Siga lendo nosso artigo para poder voltar a mandar vídeos para seus contatos!

Como se conectar ao WiFi

Para poder enviar vídeos no WhatsApp é necessário uma conexão de internet estável. Portanto, é recomendado que utilize a conexão WiFi de sua casa. Confira aqui como se conectar a ela, seja pelo Android ou por dispositivos iOS.

Se estiver utilizando um smartphone Android, primeiro abra o app “Configurações”, vá em “Rede e Internet” e em “Wi-Fi”. Depois, ative o ícone ao lado de “Desativado”. Por fim, escolha a rede a que deseja se conectar, digitando também a senha.

Agora, caso utilize um iPhone ou iPad, vá no app “Ajustes”, em “Wi-Fi” e verifique se o “Wi-Fi” está ativado. Selecione o nome da rede que deseja se conectar e digite a senha, clicando em “Conectar”, opção que só estará disponível se a senha estiver correta.

Wifi Android

Verificar qualidade do WiFi

Como mencionado na seção acima, uma conexão estável é necessária para enviar vídeos no WhatsApp – verifique aqui como resolver problemas de Wi-Fi em seu smartphone. Portanto, selecionamos aqui o melhor app para verificar a qualidade de sua internet.

O Network Analyzer é um app disponível tanto para iOS quanto para Android. Ele serve para que você confira quão boa é sua conexão com facilidade. Com o app, você pode detectar vários problemas na configuração de sua internet, na conectividade da rede ou em servidores remotos.


Ele conta com uma ferramenta para descobrir sinal de Wi-Fi, mostrando o endereço LAN de todos os dispositivos, fabricantes e nomes. Também consegue calcular ping, verificar o DNS e seu endereço de IP, além de mostrar todas as redes de Wi-Fi perto de você, te ajudando a escolher o melhor canal para sua rede.

Conta com visualização gráfica e em texto da qualidade da conexão dos canais de rede e de suas respectivas forças, além de mostrar qual tipo de criptografia elas usam. Tudo isso você encontra nesse app gratuito, que pode baixar pela App Store ou pela Play Store.

qualidade wifi enviar vídeos no WhatsApp

Conectar ao 3G ou 4G

Caso você não esteja em casa e necessite utilizar de sua rede móvel para enviar vídeos no WhatsApp é bom garantir que está conectado a ela. Detalhamos aqui como verificar se está conectado ao 3G e como alternar para o 4G se o seu smartphone e seu plano de dados permitirem.

Para ativar os dados móveis por meio de seu smartphone Android, abra o app de “Configurações”, vá em “Uso de dados” e use a opção de “Dados Móveis” para começar a usá-la. Nessa tela, pode também configurar mensagens de aviso de uso de rede, para que não exceda sua franquia.

Para alternar entre 3G e 4G e poder enviar vídeos no WhatsApp pela rede móvel, vá nas “Configurações”, em “Uso de Dados”, clique no menu de três pontinhos no canto superior direito, siga para “Redes celulares” e, na opção “Modo de Rede” você poderá escolher o modo automático ou se deseja usar exclusivamente alguma das redes.

3g android

Agora, se estiver utilizando um iPhone ou um iPad, vá em “Ajustes”, em “Celular” e em “Opções de Dados Celulares” e clique em “Ativar LTE”. Se sua operadora for compatível com VoLTE, ou seja, Voice over LTE, transmissão de voz pela rede 4G, você verá as seguintes opções:

  • Inativo: desativa o LTE
  • Voz e Dados: permite o uso de dados celulares e ligações de voz por LTE
  • Apenas Dados: permite o uso de dados celulares, mas não possibilita ligações de voz por LTE

Escolha a que preferir e estará conectado à rede 4G (ou LTE). Se a sua operadora não for compatível com essa tecnologia, você verá as seguintes opções:

  • LTE ou 4G: permite o uso de dados celulares pela rede LTE ou 4G, quando disponível.
  • 3G: permite o uso de dados celulares pela rede 3G, quando disponível.
  • 2G: permite o uso de dados celulares pela rede 2G, quando disponível.

Novamente, escolha a que preferir para se conectar à rede.

3g ios enviar vídeos no WhatsApp

Data e Hora

Caso o horário ou a data de seu smartphone esteja errado, é impossível enviar mensagens de texto, imagens, publicar status ou enviar vídeos no WhatsApp. Portando, certifique-se de que está configurado corretamente; caso não saiba como, siga lendo essa seção.

Para configurar o horário em smartphones Android, abra o app “Configurações”, vá em “Definir data & hora” e selecione a opção “Data e hora automáticas”.

Caso utilize um dispositivo iOS, como o iPhone ou iPad, abra o app “Ajustes”, clique em “Geral” e depois vá em “Data e Hora”. Por fim, selecione “Automaticamente” para que o horário seja definido de maneira automática.

Se nenhuma dessas dicas te ajudou, outra opção é diminuir o tamanho dos vídeos, os comprimindo para conseguir enviar utilizando menos dados e escapando das restrições dos aplicativos. Selecionamos algumas das melhores opções de aplicativos para fazer isso.

Data e Hora

1. InShot

O InShot é um dos melhores aplicativos de edição de vídeos e fotos, com várias funcionalidades e opções de nível profissional, que garantem resultados excelentes. Além disso, também pode utilizar ele para diminuir o tamanho de seus vídeos, caso esteja tendo dificuldades ao enviar vídeos no WhatsApp.

Algumas das funções que oferece são recortes, rotações, adições de sons e músicas, adição de filtros, textos em vídeos e stickers, com mais de 1000 opções. Veja mais na Play Store ou na App Store.

Inshot enviar vídeos no WhatsApp

2. VideoShow

O VideoShow é outra excelente opção para quem está tendo problemas ao enviar vídeos no WhatsApp. Ele permite não só a compressão de vídeos como também cortes e edições profissionais, para criar as melhores postagens para ganhar seguidores nas redes sociais.

Com ele, pode criar filmes, vídeos, apresentações de slides e muito mais, tudo de maneira gratuita e sem marca d’água. Conta com mais de 50 temas para criação rápida de vídeos, podendo escolher dentre várias músicas de fundo e mais de 30 filtros visuais. Baixe para Android ou para iOS.

3. VivaVideo

O VivaVideo é uma das opções com mais usos e mais bem qualificadas nas lojas de aplicativos, sendo um dos melhores apps para editar vídeos de maneira completa. Conta com funções como cortes, junção de vídeos, mesclagem, acelerar e desacelerar reprodução, adicionar música ao vídeo e muito mais.

Com ele, também é possível adicionar músicas às suas edições e com facilidade comprimir os vídeos, diminuindo seu tamanho para que consiga enviar facilmente. Caso queira baixar, siga até a Play Store ou até a App Store.

VivaVideo

4. Compacta Vídeo

Esse aplicativo tem como função única reduzir o tamanho de arquivos de vídeo, para facilitar enviar vídeos no WhatsApp e também para poupar sua rede de dados. Com ele, é muito fácil compartilhar em redes sociais como Facebook, TikTok ou até mesmo no Instagram.

Ele conta com uma interface extremamente simples, realizando a compactação de maneira bastante rápida. Além disso, ele suporta um grande número de formatos de vídeo, é extremamente organizado e permite também a remoção do áudio, essencialmente criando um GIF. Ele é exclusivo para Android pela Play Store.

5. Compressão de Vídeo

A última das opções para quem deseja comprimir e enviar vídeos no WhatsApp. Tudo isso de maneira rápida, simples e elegante, por meio de uma interface muito amigável.

Com o Compressão de Vídeo você pode comprimir vídeos em lote, álbuns inteiros, pré-visualizar o resultado e escolher o quando você deseja que sejam comprimidos.  Permite exportação em até Full HD, ou 1080p. É exclusivo para iOS e está disponível para baixar pela App Store.

Compressão de vídeo enviar vídeos no WhatsApp

E aí, o que achou das nossas dicas de como enviar vídeos no WhatsApp?

Deixe nos comentários a sua opinião sobre os truques que incluímos aqui, dizendo também se conseguiu resolver o seu problema ou se ainda está tentando achar alguma solução.





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo