19 melhores aplicativos da década para smartphones
Nenhum Comentário
19 melhores aplicativos da década para smartphones
19 melhores aplicativos da década para smartphones

19 melhores aplicativos da década para smartphones

Nenhum Comentário

Jogos sempre foram um dos tipos de apps mais importantes para celulares. Tanto é que são comparados de maneira separada aos aplicativos da década para smartphones, como pode ver nesse artigo.

Por isso, chegou a vez de saber quais foram os apps mais baixados e também os mais rentáveis que foram lançados durante os anos 2010. Dizer que as mídias sociais e aplicativos de mensagem dominaram a lista chega a ser redundante. Por outro lado, não faltaram surpresas reservadas na lista de melhores aplicativos da década para smartphones.

Por isso, nos acompanhe pelos próximos parágrafos e saiba quais foram os apps que definiram a era dos smartphones de 2010 até hoje!

1. Facebook

O campeão incontestável da década é o Facebook. Mesmo que novos e inovadores aplicativos e mídias sociais sejam lançados, a plataforma de Mark Zuckerberg ainda é a rede social mais usada no mundo.

melhores-aplicativos-decada-facebook

Vale mencionar que esse é apenas o app principal, sem contar sua versão Lite. Antes apenas uma rede para unir amigos, hoje o Facebook é a mais sólida plataforma de anúncios e a mais versátil quando falamos em produção de conteúdo.

Você pode compartilhar posts em texto, imagens, galerias, além dos vídeos, transmissões ao vivo e até mesmo as Facebook Stories, que funcionam de maneira parecida ao que já vemos no Instagram. Existe um grande potencial para ganhar dinheiro com o Facebook, como mostramos nesse artigo.

Saiba tudo sobre o Facebook nesse guia completo com 47 dicas sobre a rede social mais utilizada no planeta!


2. Facebook Messenger

Vamos começar com um spoiler: os apps pertencentes ao Facebook dominam as quatro primeiras posições desse artigo. Se o aplicativo da rede social está no primeiro lugar, seu mensageiro corre logo atrás.

O Facebook Messenger é o aplicativo de conversa mais baixado no mundo. Apesar de o WhatsApp ser o queridinho de países como Brasil e Índia, o Messenger do Facebook é mais usado nos próprios Estados Unidos e em outras nações.

Além das funcionalidades e possibilidade de fazer chamadas em áudio ou vídeo, o Messenger também tem sua própria plataforma de Stories. O uso dos chatbots tornou a ferramenta popular com empresas que já tinham uma Fan Page no Facebook, ampliando sua utilização consideravelmente.

Baixe o Facebook Messenger no seu Android ou iPhone.

3. WhatsApp

O segundo maior aplicativo de conversas também é o terceiro mais baixado durante a década, de acordo com o App Annie, que revelou a lista de aplicativos da década.

Como falamos anteriormente, o app é a opção preferida em muitos países, mesmo que, em geral, perca para o mensageiro do Facebook. Porém, a disputa está “em casa”, já que o WhatsApp faz parte do grupo Facebook.

Apesar de não contar com chatbots, muitos empreendedores usam o mensageiro para atender online e fazer vendas. A popularidade entre empresários foi tanta que uma alternativa para negócios foi criada: o WhatsApp Business.

Porém, vale lembrar que o WhatsApp Business não foi considerado na contagem dos melhores aplicativos da década.

Faça download do WhatsApp no Android ou iPhone e não esqueça de ver nossa lista completa com dicas e truques do WhatsApp!

whatsapp

4. Instagram

Fechando a parte da lista de melhores aplicativos da década ocupada pelos apps pertencentes ao Facebook, temos o Instagram!

O Insta faz parte do seleto grupo de apps que superaram um bilhão de usuários, mesmo que ainda esteja muito atrás do Face. Isso acontece por conta da sua crescente popularidade, especialmente após o lançamento do Instagram Stories em 2016.

Além das Stories, hoje o Instagram é perfeito para qualquer ideia de post que tenha. Você pode publicar imagens e vídeos com até um minuto de duração no seu feed, junto às hashtags que aumentam seu alcance na plataforma.

Você também pode fazer transmissões ao vivo ou até mesmo publicar vídeos maiores por meio do IGTV, que concorre diretamente com o YouTube, outro app que você também verá nessa lista.

Quer saber tudo sobre o Instagram? Então veja agora nossa guia completo de estratégias para ganhar seguidores no Instagram!

5. Snapchat

O criador do formato Stories já passou por épocas de bonança, mas também por períodos obscuros, onde quase deixou de existir. Porém, sua popularidade com o público jovem permanece intacta, o que o garante fidelidade e uma excelente base de usuários.

Além disso, o Snapchat nunca deixou de estar à frente quando o assunto é a invenção de novos filtros e máscaras. Em 2019, os filtros que nos tornavam bebês ou uma pessoa de idade fizeram bastante sucesso. Por conta disso, o Snapchat nunca deixou a lista de apps mais baixados e assim firmou seu nome como um dos melhores aplicativos da década para smartphones.

Ficou com saudades? Então reative seu Snapchat no Android ou iPhone!

6. Skype

O Skype sempre foi conhecido por permitir a realização de videoconferências sem a necessidade de pagar. Usado extensivamente em empresas para reuniões com equipes remotas ou até para entrevistas de emprego, o app foi comprado pela Microsoft em 2011.

A partir daí, ele se adaptou às tendências dessa década e passou a poder ser usado também nos smartphones. A adesão foi imediata e o aplicativo de mensagens e chamadas permanece como uma alternativa sólida para reuniões e videoconferências gratuitas.

Baixe o Skype no seu Android ou iPhone!

7. TikTok

Apesar de ter aparecido na metade final da década, o app antes conhecido como Musical.ly tomou o mundo de assalto. Desenvolvido na China como uma alternativa ao Instagram Stories, o aplicativo permitiu aos seus usuários postar vídeos com dublagens de suas músicas favoritas.

melhores-aplicativos-decada-tiktok

Assim como o Snapchat, o TikTok teve adesão meteórica do público jovem e é o que atrai mais engajamento atualmente. Além disso, não parece que o app irá desaparecer tão cedo. Apesar de seu sucesso parecer meteórico, o aplicativo já é bem-sucedido há alguns anos no mercado. Por isso, ele figura na lista de melhores aplicativos da década.

Se você tem uma empresa e está procurando uma mídia social para investir, recomendamos bastante que veja nossas dicas de TikTok para empresas e comece a fazer marketing na plataforma!

8. UC Browser

O navegador do AliBaba Group, que controla o AliExpress, é o browser mobile mais baixado da década. Vale mencionar que Google Chrome e o Safari da Apple acabam ficando de fora por já virem instalados nos smartphones Android e iPhone, respectivamente.

Por que, então, o UC Browser se tornou a alternativa mais usada a essas opções?

Isso se deve à possibilidade de bloquear anúncios indesejados, além de sua simplicidade e ferramentas mais robustas para gerenciar downloads pelo aplicativo. Ele também traz atalhos fáceis para acessar seus favoritos, traz modo noturno e ainda mantém suporte ao Flash Player, que vem sendo substituído pelo padrão HTML5.

Quer saber mais sobre o browser? Faça download dele no Android ou iPhone!

9. YouTube

A maior plataforma de vídeos não poderia ficar de fora, embora seja notável que, mesmo disponível desde o início da década, perdeu posições para plataformas recentes como o TikTok.

O YouTube permanece o melhor lugar para assistir conteúdo em vídeos, sejam eles para entretenimento ou educação. Por outro lado, a plataforma nunca foi além disso e só recentemente incluiu um tipo de conteúdo semelhante aos Stories.

Ou seja, a própria falta de inovação e a aparição de outras plataformas acabou por jogar o YouTube para o nono lugar entre os melhores aplicativos da década, embora seja uma previsão certa dizer que ele continuará a ser relevante por muitos anos.

Aqui no AppTuts, já demos diversas dicas para gravar vídeos na plataforma. Não deixe de ver também nosso guia de como ganhar dinheiro no YouTube!

10. Twitter

Outra das redes sociais mais influentes no mundo, o Twitter também marcou década por se manter como uma plataforma de alto engajamento, principalmente na esfera política.

twitter

Além disso, ela ainda é bastante usada por fãs de games e cultura pop. Ao longo de sua existência, a plataforma era reconhecida por permitir usar apenas 140 caracteres. A mudança do limite para 280 caracteres e a introdução dos posts pagos foram duas das principais novidades sobre a plataforma.

Aprenda mais sobre o Twitter acessando esse artigo!

11. Netflix

Apesar de não ser um dos mais baixados, a Netflix se consagrou como o aplicativo mais rentável para smartphones. Por isso, sua presença na lista de aplicativos da década é imprescindível.

Inovando a maneira como consumimos séries e filmes, o modelo de assinatura da Netflix e sua compatibilidade com quase todo tipo de dispositivo que se conecta à internet fizeram com que ele se tornasse o principal serviço de streaming da década.

Mesmo perdendo usuários para rivais como o Amazon Prime Video ou HBO Go, a Netflix ainda se mantém no topo. Não apenas entre os aplicativos de sua categoria, mas entre todos os apps, com exceção dos jogos mobile.

É usuário do serviço? Então veja agora nossas recomendações de séries para maratonar em 2020!

12. Tinder

Assim como a Netflix revolucionou a maneira como consumimos filmes e séries, o Tinder inovou os datados “sites de namoro”. Colocando de lado os extensos questionários sobre personalidade, o aplicativo para relacionamentos tornou encontrar a alma gêmea algo mais simples.

Basta colocar algumas fotos, adicionar uma descrição chamativa e definir suas preferências de gênero, distância e idade. A partir daqui, basta ver os perfis e deslizar para a esquerda se não gostar. Se alguém despertar seu interesse, basta deslizar para a direita. Se a pessoa também tiver deslizado seu perfil para a direita, vocês podem começar a conversar.

Atualmente, algumas funcionalidades avançadas como o uso dos superlikes – ferramenta paga que notifica quem você deu like, o colocando como prioridade na lista – tornaram o app o segundo mais rentável, perdendo apenas para a Netflix.

Quer saber mais sobre o Tinder? Então veja esse guia com as melhores dicas para se dar bem no app!

melhores-aplicativos-decada-tinder

13. Pandora Music

Disponível apenas nos Estados Unidos, o Pandora Music é mais popular que o Spotify na terra do tio Sam. Por conta disso, também é mais rentável que o rival sueco. Já o mencionamos em nossas listas com apps para ouvir música online.

O Pandora Music permite aos seus usuários criar playlists com suas músicas favoritas e acompanhar os episódios dos podcasts de diversos assuntos disponíveis na plataforma. Apesar de contar com cadastro grátis, a base de usuários pagos do Pandora Music o tornou o app de músicas mais rentável do mundo.

14. Tencent Video

A Tencent é um dos maiores grupos de empresas no mundo, abraçando mídia, vídeos e games de todos os tipos. Sua plataforma de vídeos mobiles, a Tencent Video, é o quarto entre os aplicativos da década de maior rentabilidade, superando o próprio YouTube.

Apesar de disponível para celulares, ele está apenas em mandarim, impossibilitando o uso de quem não conhece o idioma. Mesmo com uma base de usuários limitados pelo idioma e abaixo do YouTube entre os aplicativos mais baixados, a rentabilidade do Tencent Video o “comprou” um lugar na lista de aplicativos da década.

15. LINE

Apesar de desconhecido no Brasil, o LINE é o app de mensagens mais rentável do mercado por permitir transações financeiras por ele. Porém, é importante lembrar que a funcionalidade não está disponível em todos os países, inclusive o Brasil.

Ainda assim, seu uso em países onde a prática é autorizada o tornaram incrivelmente rentável, mesmo que não seja um dos apps mais baixados do mundo. A plataforma mistura mensagens, chamadas e redes sociais em apenas um local, contando até mesmo com uma ferramenta para publicar e trocar Stories com amigos e contatos.

O LINE está disponível tanto no Android quanto no iPhone.

16. iQIYI

Desenvolvido pela famigerada Baidu, o iQIYI é um serviço de streaming semelhante à Netflix, mas especializado em filmes e séries asiáticas. Apesar de não estar em português, suas obras trazem legendas em inglês, facilitando o acesso e assinatura de usuários ocidentais que são fãs dos dramas japoneses, chineses e vietnamitas, entre outros.

Além disso, ele é uma ótima forma de aliar diversão com a atividade de aprender idiomas, queira você dominar o inglês ou treinar seus ouvidos para idiomas da Ásia.

O iQIYI está disponível na Google Play ou na App Store.

17. Spotify

Mesmo perdendo para o Pandora Music, o Spotify não tem o que reclamar, já que também é um dos aplicativos da década que marcaram os anos 2010. Ajudando a revolucionar a maneira como consumimos música e nos livrando da obrigatoriedade de baixar músicas, o Spotify possui um dos maiores acervos de canções e podcasts.

Mesmo também oferecendo a possibilidade de ouvir esse acervo gratuitamente, a remoção dos anúncios e funcionalidades extras como poder pular músicas sem limitação são bem convincentes na hora de convencer seus usuários a se tornarem assinantes.

spotify

Contas mais baratas para estudantes e planos família também são algumas das estratégias que tornaram o Spotify um dos aplicativos da década.

Quer saber mais sobre o app? Então veja esse guia completo com dicas do Spotify que precisa conhecer agora!

18. HBO Now

Não foi apenas a Netflix que entrou na lista de aplicativos da década por conta de sua rentabilidade. O HBO Go também é um dos serviços de streaming mais rentáveis da década. Não há como negar a influência de séries como Game of Thrones – também a mais comentada na internet -, Westworld e a recém-lançada Chernobyl nessa rentabilidade.

Por conta dessas obras, a plataforma se tornou uma das mais visadas por fãs de séries e filmes, o que a tornou uma das principais opções entre os serviços disponíveis. Para saber mais sobre o HBO Go, veja nosso comparativo entre ele e o Amazon Prime Video!

19. Kwai

Fechando a lista dos aplicativos da década, temos o Kwai. Uma plataforma que te ajuda a criar vídeos para o WhatsApp Status, ele rapidamente entrou na lista dos apps por oferecer efeitos especiais de filmes aos seus assinantes premium.

Ele facilita bastante a tarefa de se tornar um influenciador digital, facilitando a criação de conteúdo original e bem produzida. Queira você fazer sucesso no Instagram, Snapchat ou TikTok, o Kwai pode ser um grande aliado nessa jornada.

Baixe o app no seu Android ou iPhone.

Quais são os aplicativos da década para você?

Agora que você já sabe quais foram os apps que marcaram a década que está no fim, que tal você participar dessa brincadeira?

Conte para a gente: quais foram os aplicativos da década para você? Quais mais utilizaram ou jogaram? Comente conosco!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo