Como usar o WhatsApp comercial no seu marketing?
Nenhum Comentário
Como usar o WhatsApp comercial no seu marketing?
Como usar o WhatsApp comercial no seu marketing?

Como usar o WhatsApp comercial no seu marketing?

Nenhum Comentário

Não há dúvidas de que o WhatsApp é um dos apps de mensagens mais importantes e populares no mundo. Só que atualmente ele não é usado apenas para conversar com seus amigos e familiares, podendo também ser uma boa estratégia de marketing para a sua empresa. Foi pensando nisso que seus desenvolvedores criaram a versão Business do app. Desta forma, você pode usar o WhatsApp comercial para manter contato com os seus clientes e melhorar seu relacionamento com eles de várias maneiras.

Isso é ótimo tanto para empresas grandes como para quem quer trabalhar em casa para ganhar uma renda extra. Afinal, quase todo mundo usa essa plataforma, tornando seus clientes bem mais acessíveis na hora de manter o contato. Caso esteja curioso para saber como usar o WhatsApp comercial e como ele pode ser eficiente, basta conferir nossas dicas logo abaixo!

O que é o WhatsApp comercial?

whatsapp business

Antes de tudo, é bom nos aprofundarmos mais sobre o que é o WhatsApp comercial. Basicamente, ele foi criado com o foco em empresas que querem usar o app de maneira totalmente profissional e sem ter que linkar seus perfis pessoais em assuntos de trabalho.

Como ele é um app totalmente separado do WhatsApp convencional, você precisa baixá-lo em seu smartphone para usá-lo. Assim como o app normal, essa versão está disponível para Android e iPhone.

Felizmente, o app de uso profissional é extremamente parecido como o original. Isso já dá toda a vantagem para o usuário que não tem que aprender a usar o aplicativo do zero ou se acostumar com diversas funções novas.

Basicamente, ele conta apenas com alguns recursos que já víamos em apps externos antigamente. Ele te deixa programar respostas automáticas, estabelecer um horário certinho de atendimento, etc.

Fora isso, você pode personalizar todo o perfil para ter a imagem oficial da sua marca. Isso ajuda especialmente quem tem uma empresa menor e quer encontrar maneiras mais eficazes de de relacionar com o cliente e ganhar dinheiro com novas vendas.


Afinal, você pode responder dúvidas, entrar em contato com clientes que procuram produtos específicos, etc. Mas isso tudo veremos com mais detalhes nas dicas de como você pode usar o WhatsApp comercial no seu marketing logo abaixo.

Dicas para usar o WhatsApp comercial no seu marketing

Agora que já sabemos mais sobre o app em si, vamos falar de como usar o WhatsApp comercial da maneira eficaz e certa. Afinal, você não quer apenas responder dúvidas ou ficar enchendo seus clientes de mensagens de promoções, não é?

1. Não envie mensagens indesejadas

dicas para usar o whatsapp na empresa

A primeira dica para quem quer usar o WhatsApp comercial é que você nunca deve enviar mensagens indesejadas. Não é porque você tem o contato de um cliente no WhatsApp que deve enviar diversas mensagens toda hora.

É muito importante saber se o cliente deseja receber mensagens por ali antes de qualquer coisa. Você pode descobrir isso ao falar com o cliente ou deixar uma mensagem programada perguntando se ele deseja receber algo.

Também é necessário respeitar se o cliente mudar de ideia depois de ter concordado em receber mensagens via WhatsApp.

2. Crie mensagens programadas

Qualquer canal comercial que envolve conversas com o cliente acaba precisando de mensagens programadas. Isso porque o cliente pode enviar uma mensagem em um momento que não há ninguém para atendê-lo ou porque a situação pode ser resolvida com uma mensagem simples.

Digamos que o cliente tenha optado por receber notificações sobre o envio de um produto que comprou na sua empresa. Você pode só programar a mensagem para enviar essas informações para o cliente em vez de ter um funcionário fazendo isso manualmente.

Isso economiza tempo dos seus funcionários e traz mensagens diretas e uniformes para todos os clientes. É claro que isso não funciona para todas as situações, mas muitos contatos podem ser resolvidos assim.

3. Crie um horário de atendimento

Uma das primeiras etapas que deve se preocupar é a criação de um horário de atendimento por WhatsApp. Isso pode ser estabelecido em seu site oficial e no perfil do seu WhatsApp comercial para que o cliente esteja ciente.

Desta forma, você aproveita até o recurso de mensagens programadas. Afinal, elas podem ser usadas para tirar dúvidas simples dos clientes ou para informá-los de quando poderão ter um retorno dos funcionários no horário apropriado.

4. Sempre responda dúvidas dos clientes

Conforme mencionamos, haverá situações em que as mensagens programadas não serão a maneira ideal de se comunicar com seus clientes. Isso acontece mais quando eles possuem dúvidas mais complexas que só um funcionário pode responder.

Nunca ignore essas dúvidas, mesmo que elas sejam bem simples. É importante manter esse contato e fazer o cliente ter a certeza de que sempre pode falar com a sua empresa quando precisar.

Se perceber que vai demorar para conseguir dar uma resposta a todos os clientes, os avise. Isso é bem melhor do que deixar eles esperando sem que saibam que haverá uma resposta eventualmente.

5. Trate os clientes de forma mais pessoal

usar o whatsapp comercial etapas

Essa pode ser uma dica óbvia, mas ainda vale falar sobre o assunto para quem não costuma usar canais como redes sociais para falar com os clientes. O melhor é que você sempre trate eles de forma mais pessoal.

Chame os clientes pelo primeiro nome, evite uma conversa muito formal  e tente manter um fluxo de conversa mais natural. É claro que não precisa forçar uma interação  super descontraída.

Só fale com eles como se estivesse conversando pessoalmente. Isso pode deixar os clientes mais confortáveis, afinal, vale lembrar que o WhatsApp ainda é um app de conversas bem casual.

6. Planeje o tipo de conteúdo que enviará

Caso queira usar o WhatsApp comercial para enviar algum conteúdo específico, é bom planejar o tipo desse conteúdo com antecedência. Isso evita que o seu canal oficial do WhatsApp fique muito confuso para os seus clientes.

Por exemplo, pode ser quer queira usar o perfil para divulgar novidades, para exibir promoções, para oferecer oportunidades personalizadas e muito mais. Você até pode fazer múltiplas coisas diferentes, mas é preferível que elas estejam relacionadas.

7. Estabeleça o tipo de atendimento o app fornecerá

Caso você deseje usar o WhatsApp comercial mais para um tipo de atendimento em vez de enviar algum conteúdo, também é bom fazer um planejamento. Seu perfil servirá para responder dúvidas, para atendimento geral ou para confirmar vendas?

Essas são só alguns exemplos de como você pode usar o WhatsApp comercial de modo mais planejado. Desta forma fica até mais fácil de estabelecer que tipo de contato esse perfil fornecerá aos clientes.

Assim, os clientes também saberão o que esperar do canal e não entrarão em contato pelos motivos errados.

8. Não perca o contato após a venda

Muitas pessoas cometem o erro de só se comunicar com o cliente até o momento que a venda é concretizada. Isso acaba sendo um desperdício do que é conhecido como “pós-venda”.

Esse conceito é usado para descrever o contato estabelecido depois que a venda já foi realizada. Seja para saber se o cliente está satisfeito com o produto/serviço adquirido, se ele tem dúvidas, se gostaria de adquirir outros itens, etc.

Isso cria uma sensação de que a sua empresa se importa com o cliente e estabelece um relacionamento muito melhor com ele. Também traz melhores chances do cliente voltar a fazer negócio com a sua empresa.

Só é necessário aceitar o feedback do cliente e resolver qualquer problema que ele tenha com o produto ou serviço que adquiriu. Senão, o contato fica parecendo bem mais superficial.

9. Escolha as pessoas certas para lidar com este canal

Caso esteja pensando em ter pessoas respondendo às mensagens em vez de ter só respostas automáticas, é preciso pensar bem em quem quer deixar encarregado disso. Afinal, lembre que essas pessoas estarão representando a sua empresa diretamente com os clientes.

O funcionário escolhido deve saber lidar com pessoas, mesmo em situações desagradáveis. Afinal, um cliente pode ter algum problema sério ou estar impaciente com uma dúvida.

Caso o funcionário responda de forma mal educada, o cliente colocará a culpa só na empresa e não na pessoa que a respondeu individualmente. O melhor é que treine a pessoa e tenha uma conversa sobre o que é permitido ou não nas conversas com os clientes.

10. Envie mensagens personalizadas

whatsapp no marketing

Uma das melhores dicas para quem quer usar o WhatsApp comercial é preparar e enviar mensagens personalizadas aos seus clientes. Quem usa algum sistema de CRM, pode usar os dados que possui sobre o cliente para isso.

Seja para saber que tipos de produtos o interessam mais ou para oferecer promoções em itens que eles estavam de olho. Caso ainda não tenha um sistema de CRM, aconselhamos conferir nosso guia sobre como funciona o CRM de marketing.

Outra ferramenta que pode te ajudar bastante a se organizar melhor na sua empresa e em seus projetos é o MeisterTask. Você pode conferir mais da ferramenta e começar a usá-la gratuitamente ao acessar o link!

Gostou das sugestões?

Deu para aproveitar o nosso guia para saber como usar o WhatsApp Comercial para ajudar no seu marketing? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das dicas e confira nosso guia sobre bancos digitais para saber como gerenciar as finanças sem sair de casa.

E se quiser aproveitar para ler algo mais descontraído, não deixe de conferir nossa lista de brincadeiras para WhatsApp ou o guia que ensina como tirar o online do WhatsApp.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo