Mac’s com chips M1 não vão rodar Windows 11: saiba o motivo
Mac’s com chips M1 não vão rodar Windows 11: saiba o motivo
Mac’s com chips M1 não vão rodar Windows 11: saiba o motivo

Mac’s com chips M1 não vão rodar Windows 11: saiba o motivo


Se você está acostumado a instalar Windows em Mac’s (chips intel) através de boot camp e quer instalar o Windows 11 em Mac M1, há algumas coisas que você precisa saber.


O novo sistema operacional da Microsoft tem algumas restrições, que podem tornar essa instalação impossível.

Mas já existem soluções e nesse artigo vamos te falar tudo o que precisa saber.

Veja também: 15 novidades do Windows 11 que você precisa saber

 

windows intel

 

O Windows 11 oferece muitos aprimoramentos, com uma interface bem projetada e novas funções e estamos realmente impressionados com ele.


Mas para os usuários de Mac com chip M1 que desejam usar o Windows 11, as notícias não são muito boas. Até o Windows 10, era relativamente fácil instalar o Windows em um Mac , seja via Boot Camp ou usando um software de virtualização como Parallels ou VMware.

De acordo com os requisitos de sistema definidos pela Microsoft, não só é necessário um computador relativamente novo, ele precisa oferecer um módulo de segurança chamado TPM, que os Macs não têm de forma nativa.

A Microsoft também requer uma placa gráfica com DirectX 12 e somente as soluções de virtualização como o Parallels (versão 17) suportam.

Não são apenas os usuários de Mac que ficam de fora: os altos requisitos do sistema também têm surpreendido os novos usuários do Windows, já que quase todos os computadores Windows com CPU anterior a 2017 não são compatíveis com o Windows 11, incluindo alguns modelos da Microsoft como o Surface Pro 4 e Surface Studio 2.

Mas você é um usuário do Mac, então o que acontece você esperava poder executar o Windows 11 no seu Mac?

No momento, muito ainda não está claro. Mesmo os fabricantes de software de virtualização como o Parallels não foram capazes de esclarecer o assunto em suas declarações iniciais.

A seguir, estão algumas perguntas e respostas para os problemas relacionados à execução do Windows 11 em um Mac.

 

Módulo TPM

TPM (também conhecido como Trusted Platform Module) é um chip de segurança, semelhante ao chip de segurança T2 da Apple, que garante criptografia e logins seguros.

Com CPUs mais novas, este chip de segurança já está integrado e, em alguns dispositivos mais antigos, ou placas-mãe sem TPM, ele pode ser adaptado.

As placas-mãe da Asus, por exemplo, podem ser facilmente atualizadas com um TPM all-on. Outros PCs podem ativar um módulo TPM inativo via BIOS ou UEFI (também TPM, fTPM ou PTT).

 

Os Mac’s têm um módulo TPM?

Com as CPUs Intel mais novas em alguns Macs, o chip está realmente integrado, mas está inativo. No momento, não há como ativar essa função no Mac. Ao contrário de muitos computadores Windows onde é possível ativá-lo. Teoricamente, isso pode mudar no futuro, mas com a Apple eliminando os processadores Intel, as perspectivas não são boas.

 

Quais são os requisitos de sistema para o Windows 11?

 

Processador 1 GHz (gigahertz) ou mais rápido com 2 ou mais núcleos em um processador de 64 bits compatível ou SoC (System on a Chip).
RAM 4 GB (gigabytes).
Armazenamento Dispositivo com armazenamento de 64 GB ou mais Observação: Veja abaixo em “Mais informações sobre espaço de armazenamento para manter o Windows 11 atualizado” para obter mais detalhes.
Firmware do sistrema UEFI, compatível com Inicialização Segura. Confira aqui para obter informações sobre como o computador pode conseguir atender a esse requisito.
TPM TPM (Trusted Platform Module) versão 2.0. Confira aqui para obter instruções sobre como o computador pode ser habilitado para atender a esse requisito.
Placa gráfica Compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0.
Tela Tela de alta definição (720p) com mais de 9 polegadas na diagonal, 8 bits por canal de cor.

 

virtualização intel

 

Virtualização do Windows 11 nos Mac’s com chip Intel

No Parallels 17 isso já é possível, mas espera-se que seja possível fazer a vitualização no VMware e Virtual Box para em Macs Intel. Acontece que um módulo TPM pode ser replicado em software e para VMware isso é chamado de vTPM, enquanto com Parallels você só pode ativar o TPM nas versões Pro.

 

Virtualização do Windows 11 nos Mac’s com chip M1

Haverá uma versão ARM do Windows 11 e espera-se que a versão ARM do Windows seja executada em Macs M1. O Parallels já pode executar o ARM Windows beta, e você pode emular o Windows x86 em um Mac M1 com emulador de código aberto e virtualizador Qemu (com baixo desempenho).

Quanto à replicação dos módulos TPM exigidos pelo Windows 11 em M1 Macs, a Parallels diz: “O uso de módulos TPM em máquinas virtuais Parallels Desktop rodando em um computador Mac com chip Apple M1 será introduzido em atualizações futuras”.

Observe que os requisitos específicos de hardware da versão ARM do Windows 11 ainda não são conhecidos.

 

O Windows 11 funcionará no Boot Camp?

Infelizmente, o Boot Camp está ausente nos Mac’s com chips M1. Portanto, má instalação via Boot Camp só será possível com os Macs mais antigos que, vão permanecer executando o Boot Camp.

 

Por que a Microsoft e a Apple não garantem a compatibilidade?

Não há declarações da Apple ou da Microsoft sobre compatibilidade. Oferecer suporte é complexo e oferece poucos benefícios para ambas as empresas. Por exemplo, um usuário de Mac com um sistema Windows não compra mais na App Store da Apple, mas na Microsoft App Store. A Microsoft também se beneficia pouco com a capacidade de executar o Windows em um Mac.

 

O que acontecerá com o Windows 10?

O Windows 11 é o sucessor oficial do Windows 10. De acordo com a Microsoft, o Windows 10 ainda terá suporte com atualizações até 2025. No entanto, o Windows 10 provavelmente permanecerá em uso por muito mais tempo em PCs antigos. De acordo com a Statcounter, mesmo o Windows 7, que não é mais compatível com atualizações, ainda tem cerca de 15,5% do mercado.

Veja também: Intel anuncia headset de realidade virtual chamado Project Alloy

O Windows 11 foi lançado no dia 5 de outubro e já está disponível para donwload.

 

O que achou das mudanças do Windows 11?

Deu para aproveitar o nosso guia para entender mais sobre as mudanças do Windows 11 em Mac com chip M1?

Então, não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou de todas essas mudanças.


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo