O que fazer quando o notebook não liga
24 Comentários
O que fazer quando o notebook não liga
O que fazer quando o notebook não liga

O que fazer quando o notebook não liga

24 Comentários

Problemas com computadores sempre acontecem com o uso contínuo ou conforme eles vão ficando mais velhos. Isso acaba sendo ainda mais comum em notebooks, já que seus usuários costumam levá-los para diversos lugares e tendem a ter menos cuidado em seu manuseio ao longo do tempo.

Infelizmente, um dos problemas mais comuns nesses computadores portáteis é que um dia eles simplesmente parecem deixar de funcionar. Em alguns casos, isso é temporário e pode ser revertido.

Na maioria das vezes, este problema está relacionado à fonte de alimentação do notebook, ou mesmo à própria bateria, entretanto, pode ser que este simples passo a passo ajude-o a reviver o seu notebook. Para saber como, basta conferir logo abaixo as nossas dicas do que fazer quando seu notebook não liga.

Leia também: Como fazer streaming do PC para o Android

1. Retire a bateria

Notebook

Antes de ficar desesperado quando o seu notebook não liga, é bom saber que ainda há a possibilidade do problema ser resolvido com algumas medidas básicas. Antes de tudo, será necessário remover as fontes de energia do computador.

Primeiro, retire a bateria com cuidado e deixe-a em um lugar arejado e fora do sol por alguns momentos. A maioria dos notebooks possuem baterias removíveis, mas se não for o caso do seu computador, dê uma pesquisada modelo específico para saber como retirá-la.

2. Retire o cabo

Depois de tirar a bateria, é hora de remover o cabo do do notebook. Isso obviamente vai garantir que o computador não tenha nenhuma fonte de energia, algo extremamente importante para que este método funcione direito.


3. Aperte e segure o botão Power

Depois de tirar a bateria e o cabo do seu notebook, é hora de se certificar que não há energia restante nele. Para fazer isso, você precisará apertar e segurar o botão power por pelo menos 1 minuto.

Algumas pessoas recomendam segurar o botão por até 3 minutos, mas só por precaução. Isso fará com que qualquer resto de energia armazenada seja definitivamente dissipada.

4. Deixe o notebook de lado

Notebook não liga

Agora recomendamos que deixe o notebook de lado por um tempo, pelo menos por 20 minutos. Este passo não é tão necessário quanto os outros que mencionamos aqui, mas dá mais chances de tudo dar certo.

5. Recoloque a bateria e cabo

Depois de fazer tudo isso, recoloque o cabo no notebook (e na tomada, é claro) e a bateria logo em seguida. Se quiser, conecte apenas o cabo no seu computador, já que isso pode aumentar as chances dele voltar a funcionar em certos casos.

6. Tente ligar o notebook

Agora que você já seguiu todos os passos anteriores, chegou a hora de tentar ligar o notebook. Com o cabo conectado, simplesmente aperte o botão power, sem segurá-lo.

Na maioria dos casos, o computador ligará normalmente, mas você pode tentar seguir essas dicas mais algumas vezes se não der certo na primeira tentativa.

Verifique a imagem do notebook

Se o seu notebook estiver ligando mas não der imagem, você poderá identificar luzes de led e ouvir o barulho dos coolers e após alguns minutos poderá até mesmo pressionar a tecla Caps Lock para ver se o led de indicador funciona e se o sistema realmente foi inicializado corretamente e completamente. Entretanto, a tela continuará preta.

Isso pode indicar um problema no monitor, driver de vídeo ou até mesmo no próprio processador gráfico onboard (que faz parte do processador do notebook) ou a placa de vídeo dedicada.

Neste caso, o que você pode fazer primeiro para eliminar esta suspeita é tentar conectar seu notebook em outra fonte de imagem, normalmente através de um cabo HDMI. Ligue-o à outro monitor ou mesmo à televisão e tente apertar a sequência de botões no notebook segurando CTRL e pressionando P duas vezes. Se nada acontecer, tente fazer isso pressionando P três vezes.

Este comando serve para ajudar a imagem do monitor para que ele seja duplicado ou estendido para o outro monitor conectado através do cabo. Se conseguir imagem dessa forma, é possível que a tela de seu notebook esteja com problema e, neste caso, a melhor dica é levá-lo à uma assistência técnica especializada.

Leve o notebook na assistência

Por fim, se você já tentou os passos acima mais de uma vez e mesmo assim não conseguiu resultados, o melhor a se fazer neste casto é levar o notebook à uma assistência técnica especializada para computadores.

Procure um serviço de confiança para que os técnicos não acabem apontando problemas adicionais além do que realmente existe e de preferência peça indicações de alguém que você conheça que tenha certa familiaridade nesta área.

Ocasionalmente o problema pode estar relacionado à algum hardware de seu notebook e não necessariamente à bateria e, nestes casos, nossas dicas realmente não funcionarão para trazer seu notebook “de volta a vida” e você dificilmente conseguirá qualquer progresso tentando qualquer técnica em casa.

Encontre também no AppTuts:

Resolveu o problema do seu notebook?

Deu para resolver o problema do seu notebook com as nossas dicas? Tenha em mente que  em alguns casos a placa mãe pode ter sofrido danos sérios e só uma assistência técnica poderá resolver a situação. Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

24 Comentários

  1. Gesieli 16 de maio de 2020 21:50

    Obrigada! O eu segui os passos certinho e voltou a funcionar!!! 👍🏽

  2. ANA MARIA PALUDO 21 de maio de 2020 9:50

    Muito obrigada!! Deu super certo, meu not voltou a funcionar perfeitamente!

Voltar ao topo