O que é o Email Marketing? [Guia Completo]
Nenhum Comentário
O que é o Email Marketing? [Guia Completo]
O que é o Email Marketing? [Guia Completo]

O que é o Email Marketing? [Guia Completo]

Nenhum Comentário

Quem tem seu próprio negócio certamente já ouviu falar de como o email marketing é importante. O problema é que ainda há muita gente que não sabe exatamente o que é o tal de email marketing e como usá-lo de forma apropriada para o seu segmento. Felizmente, o conceito é rápido de entender e há até ferramentas, como a SendingBlue, que podem te ajudar mais com isso.

Para que você não tenha mais dúvidas, nós organizamos um guia rápido e bem completo para que você entenda mais desta estratégia de marketing. Então, se quiser saber o que é o email marketing, é só conferir nosso guia logo abaixo!

O que é email marketing?

estratégias de marketing

Da maneira mais resumida possível, podemos dizer que o email marketing é uma estratégia que envolve o envio de emails para seus clientes. Lógico que a utilização dessa estratégia é muito mais profunda que isso e precisa ser bem pensada antes de ser colocada em prática.

O consenso é que esta estratégia precisa fazer parte de uma campanha de marketing e não algo feito de forma aleatória. Você realmente deve ter algo a dizer com esses emails em vez de só jogar informação inútil aos destinatários.

Senão, você corre até o risco de irritar seus clientes com os emails em vez de mantê-los interessados. Dizemos isso porque o email marketing é uma excelente forma de criar e manter um bom relacionamento com seus clientes.

Por isso, você precisa ter noção de quando e como implementar a estratégia de forma funcional. É preciso saber se os clientes querem receber esses emails, se eles vão se beneficiar com a informação dada e se isso está os atraindo em vez de os afastando.

Utilização do email marketing

Agora que sabemos o que é o email marketing no geral, podemos falar mais sobre sua utilização. O ideal, conforme mencionamos antes, é que o email marketing faça parte da sua campanha geral de publicidade.


Fazendo parte de um esquema maior, fica mais fácil de saber como esses emails devem ser construídos. Afinal, você terá informações sobre o perfil dos seus clientes, incluindo faixa etária, gênero, poder aquisitivo, etc.

Você pode até usar o CRM de marketing para juntar mais dados sobre o histórico de compras dos clientes para isso. Assim, dá para saber quais produtos eles podem preferir, o que faz esses clientes voltarem para adquirir mais produtos, etc.

Só que uma coisa fundamental é saber se os clientes sequer querem receber esses emails. A recomendação geral é sempre dar a opção para o cliente decidir se quer ou não receber mensagens em seu email cadastrado.

Também é necessário oferecer a opção para deixar de receber os emails a qualquer momento. A última coisa que você quer é um cliente que sente que seus emails são um spam que não consegue se livrar.

Uma boa notícia é que você nem precisa realizar o envio de forma manual. Afinal, há excelentes ferramentas como o MailChimp e o GetResponse que podem automatizar essa tarefa e te ajudar a gerenciar tudo.

Conteúdo dos emails

o que é email marketing dicas

Outro fator que você deve pensar muito bem é o conteúdo dos emails enviados. Não se engane achando que email marketing se resume a mensagens oferecendo promoções de produtos a clientes.

Este é apenas um dos muitos tipos de emails que você pode e deve enviar para quem estiver na sua lista de cadastro. Alguns dos tipos de emails mais usados por empresas são:

  • Ofertas e promoções de produtos gerais
  • Aviso de produtos que estão disponíveis novamente (quando solicitado pelo cliente)
  • Newsletter
  • Confirmação de compra
  • Rastreio de produto comprado

É claro que há muitos outros tipos, mas esses são alguns dos mais comuns e eficientes. Todos oferecem algo que pode ser do interesse do cliente e servem um propósito útil no geral.

Seja para avisar sobre algo que o cliente possa ter interesse, para informar de novidades importantes ou simplesmente para falar sobre um produto que o cliente já adquiriu. Isso tudo ajuda a melhorar o relacionamento com esse cliente e mantê-lo interessado.

Por isso recomendamos não encher a caixa de mensagens dos clientes com conteúdo irrelevante. Senão, é bem capaz deles acharem que todas os seus emails serão assim e passar a ignorá-los.

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar as nossas dicas para aprender mais sobre o que é email marketing? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das dicas sobre o assunto.

Caso esteja procurando por uma boa plataforma para gerenciar e lidar com o email marketing e outros aspectos da sua empresa, não deixe de conferir o Leadlovers ao acessar o link.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo