As 30 melhores ideias para trabalhar em casa
2 Comentários
As 30 melhores ideias para trabalhar em casa
As 30 melhores ideias para trabalhar em casa

As 30 melhores ideias para trabalhar em casa

2 Comentários

Antes uma alternativa para fazer renda extra após o expediente, trabalhar de casa tem se tornado a principal fonte de renda para muitos. Essa é uma das vantagens mais significativas desse modelo: a liberdade de trabalhar quando e o quanto quiser. Para isso, você precisa conhecer algumas das melhores ideias para trabalhar em casa.

Não economizamos nas alternativas possíveis. Considerando o modelo, juntamos todo tipo de trabalho que pode executar direto da sua casa.

Você pode usá-los tanto para criar um negócio online ou como um modo de ganhar dinheiro extra, de acordo com a sua disponibilidade e as ferramentas que têm à disposição. Por isso, veja conosco algumas das melhores ideias para trabalhar em casa e comece já a se organizar!

1. Criar um blog

Pode parecer antiquado, mas criar um blog ainda é uma das formas mais seguras de ter rendimentos. Mesmo que leve um bom tempo e esforço para os primeiros reais começarem a entrar, depois de conseguir um público razoável, seu blog poderá render de diferentes maneiras.

Além dos banners de anúncios, empresas podem te contratar para criar um publipost especial para recomendar seus serviços. Outro modo de ganhar dinheiro ao criar um blog é pelo marketing de afiliados, que falaremos mais à frente no artigo.

Novamente, não pense que criará um blog e poucos meses depois começará a ganhar dinheiro. Estima-se que blogs comecem a ganhar dinheiro após um ano de atividade.

Ainda assim, valem muito a pena pelo rendimento passivo que eventualmente acabam por oferecer.

criar um blog é ótimo para escritores que querem ganhar dinheiro ao trabalhar em casa


2. Comece uma loja virtual

Outro tipo de site que também pode fazer com que ganhe dinheiro trabalhando em casa é a criação de uma loja virtual. Claro que os ganhos não serão muitos nos primeiros meses, mas um trabalho bem executado permitirá ganhar rendimentos mais rápidos do que o blog. Por isso, é uma das melhores ideias para trabalhar em casa.

Por outro lado, a carga de trabalho exigida para dar conta da demanda de sua loja virtual também será maior, já que dependerá do quanto conseguirá vender a cada mês. O ponto positivo é que hoje não é necessário entender de design ou programação para criar sua própria ecommerce.

Ferramentas como o Zyro permite selecionar e arrastar elementos de seu acervo, facilitando a criação e publicação de seu negócio na internet. Aprenda mais sobre essa plataforma de criação de sites acessando o link.

3. Crie um canal de YouTube

Outra maneira de viver falando sobre os temas que te interessam, ter um canal do YouTube também costuma ser um modo sólido de ganhar dinheiro trabalhando em casa. Mesmo começando com apenas uma câmera de smartphone, você é capaz de gravar vídeos e publicá-lo na maior plataforma de vídeos do mundo.

Além disso, existem diversos canais e até mesmo a plataforma conta com cursos gratuitos para quem deseja se tornar um criador e viver dos rendimentos do YouTube. No entanto, assim como os blogs, exige tempo e esforço para alcançar o status de parceiro da plataforma, o que te permite ganhar dinheiro com anúncios que passam nos vídeos.

Vale mencionar que o canal de YouTube também te possibilita ganhar dinheiro por meio do marketing de afiliados ou criando vídeos patrocinados pelas empresas. Porém, é importante ficar atento às políticas e diretrizes para saber como fazer isso.

4. Crie um podcast

O podcast explodiu de poucos anos para cá. Tanto que até grandes conglomerados de comunicação como a Globo também produzem conteúdo nesse formato.

Como se fosse um programa de conversas na rádio, o podcast permite a você e um grupo de convidados conversar sobre o seu tema favorito.

O formato “bate-papo” é o mais comum em diversos temas, mas nada te impede de criar um podcast apenas com a sua participação, seja evocando um assunto, discorrendo sobre um tema ou até mesmo contando histórias de ficção.

Mais limitado em relação às opções de monetização, o marketing de afiliados ou a inserção de propagandas em meio ao seu programa são opções de monetização para quem quer se profissionalizar como podcaster ou quer renda extra trabalhando em casa.

podcaster

5. Trabalhe com marketing de afiliados

Falamos bastante sobre o marketing de afiliados nas primeiras das melhores ideias para trabalhar em casa. Dizemos isso pois é uma das maneiras mais seguras de ganhar dinheiro, mesmo sem ter criado nada.

Além de usar o marketing de afiliados por meio de conteúdo online – independente da plataforma, como pôde notar – você pode trabalhar diretamente com afiliação em seus perfis nas mídias sociais. Por meio de plataformas especializadas como o Hotmart e o Eduzz, você pode navegar por catálogos de produtos e se cadastrar como afiliado.

Após sua aprovação, você poderá gerar links personalizáveis. Esses links podem ser divulgados onde quiser, como em suas frases para bio do Instagram e até mesmo para amigos e parentes pelo WhatsApp, entre diversas possibilidades.

Cada vez que alguém clica nesse link e compra o produto que está a vender, você recebe uma comissão, podendo transferi-la para sua conta em algum banco digital.

6. Trabalhe com vendas remotas

Já é um profissional de vendas estabelecido e prefere trabalhar diretamente com empresas. Você também pode buscar vagas para vendas remotas. Diversas empresas já permitem que representantes comerciais comecem a trabalhar pela internet, prospectando clientes e vendendo diretamente.

Nesses casos, é interessante já ter experiência prévia em empresas da área, já que dificilmente as empresas contratarão um novato nesse formato de trabalho em casa. Alternativamente, você pode trabalhar com marketing de afiliados e, com bons resultados, pode vir a ser convidado para se tornar um vendedor exclusivo de alguma das empresas com quem trabalha.

7. Trabalhe com atendimento online

Uma alternativa mais comum para trabalhar com empresas mesmo trabalhando em casa é o atendimento online. Essas empresas normalmente são adeptas do uso de chat online e precisam de atendentes humanos para complementar os bots, que nem sempre conseguem cuidar de demandas complexas.

É aí que você entra. Apenas com um computador e um fone de ouvido, pode se candidatar a vagas do tipo, fixando um horário de trabalho, mas fazendo tudo a partir de sua casa. É interessante já ter algum tipo de experiência em atendimento, embora nem todas as empresas façam essa exigência.

Dica: está procurando por uma maneira de colocar atendimento online em seu site, mas sem gastar muito? Então acesse o link e conheça o Jivochat!

atendimento online é uma das melhores ideias para trabalhar em casa para quem está começando

8. Trabalhe como gestor de mídias sociais

Gosta de como as redes sociais funcionam e já se imaginou gerenciando perfis de marcas ou celebridades? Então que tal aprender sobre essas plataformas de maneira mais profissional. Uma das áreas que mais crescem, ser um gestor de mídias sociais é uma das melhores ideias para trabalhar em casa.

Esse profissional se especializa na criação de conteúdo para essas plataformas, além de também adquirir conhecimentos para a criação de anúncios pagos, estudo de público e análise de relatórios. Ou seja, a parte de postar memes é a que menos importa quando falamos em gerenciamento de mídias sociais.

O que quero dizer aqui é: ser um gestor de mídias sociais é uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro trabalhando em casa, mas antes disso é preciso estudar bastante as ferramentas comerciais dessas plataformas.

Entende de mídias sociais e tem empresas ao seu redor que não estão presentes nelas? Então já sabe onde procurar seus primeiros clientes!

9. Trabalhe como redator freelancer

Se tem talento para a escrita, uma das melhores ideias para trabalhar em casa é se tornar um redator freelancer. Uma das profissões na web com um mercado extenso e poucas barreiras de entrada – um computador com bom acesso à internet já bastam para começar -, não faltam plataformas que oferecem clientes nessa área.

Claro que não basta pegar contratos e começar a trabalhar. A escrita para sites, blogs e mídias sociais se difere de outras mídias, então será necessário aprender conceitos como marketing de conteúdo e otimização para mecanismos de busca, popularmente conhecidos como SEO.

10. Trabalhe como editor ou revisor freelancer

O editor ou revisor é o responsável por se assegurar que as informações fornecidas pelo redator estão corretas e bem escritas. Tem habilidades com gramática e ortografia? Então o trabalho de editor ou revisor pode ser ainda melhor para você.

Claro que ser um revisor não o impede também de trabalhar como redator. Isso pode fazer com que aumente suas chances de conseguir novos trabalhos, mas é importante entender que as funções são diferentes. Nem todo mundo que tem talento como revisor também o tem como redator e vice-versa.

Além de dominar regras gramáticas e ortográficas, também é necessário saber sobre SEO e marketing de conteúdo. Assim, poderá saber quando uma peça de conteúdo está bem otimizada.

trabalhe como revisor

11. Trabalhe como tradutor freelancer

Muitos sites, blogs e empresas trabalham para internacionalizar o seu negócio. Seja uma empresa brasileira rumando ao exterior ou uma empresa internacional abrindo filiais aqui, todas elas precisam de tradutores para tornar seus materiais legíveis para seus novos clientes.

É aqui que o tradutor freelancer entra. É ele quem abraçará esse projeto, devendo ajudar o seu cliente a localizar seu material escrito ao país de origem.

Além do domínio dos idiomas que serão usados na tradução, é interessante escolher um nicho e aprender a traduzir os termos técnicos, que nem sempre tem o mesmo significado de sua tradução literal.

Você pode encontrar projetos nessa e nas três funções acima em plataformas como Fiverr, Freelancer.com e Workana, alguns dos melhores sites para ganhar dinheiro na internet.

12. Trabalhe com design ou edição de imagem

Tem experiência em criar imagens ou editar fotos no Photoshop? Dependendo do seu nível de experiência e conhecimento na área, pode trabalhar criando artes para empresas ou influenciadores digitais.

Nas mesmas plataformas citadas anteriormente, é comum encontrar diversos trabalhos nessa área. Além disso, você pode usar seu conhecimento e ferramentas para designers para oferecer seus serviços a empresas locais, uma das maneiras de conseguir suas primeiras oportunidades para trabalhar em casa.

13. Trabalhe com criação e edição de vídeo

Se existem empresas procurando profissionais para editar imagens, certamente existem aquelas que querem alguém para criar vídeos. Já tentou carreira no YouTube, mas descobriu que gostava mais de editar vídeos do que gravá-los?

Então deixe que outra empresa ou influenciador fique a gravar vídeos e se ofereça apenas para fazer a edição!

Não faltam programas acessíveis para editar vídeos, que podem te ajudar a aprender, ao mesmo tempo que presta serviços e ganha dinheiro no processo.

Uma dessas plataformas é o Movavi. Com guias ensinando como usar suas funcionalidades e com ferramentas acessíveis, você será capaz de criar e editar seus vídeos em pouco tempo.

Ou seja, poderá começar a trabalhar de casa com algo que gosta rapidamente.

Clique no link para baixar e começar a usar o Movavi agora mesmo!

ser editor de vídeo é uma das melhores ideias para trabalhar em casa

14. Crie sites para empresas

Não apenas fotos e vídeos, mas você também pode criar sites completos para empresas, especialmente se já tiver formação em web design. As plataformas que dispensam a ajuda desse tipo de profissional são úteis para quem não pode pagar, mas são extremamente limitadas.

Isso significa que quem sabe trabalhar criando sites é capaz de criar uma solução mais personalizada, garantindo qualidade e estilo. Além disso, empresas que precisam de uma solução do tipo costumam ser mais consolidadas, o que é interessante tanto para receber pagamentos regularmente quanto para ganhar mais pelo site que criou.

15. Se torne um assistente virtual

Uma das melhores ideias para trabalhar em casa e também uma das mais rentáveis. Trabalhar como assistente virtual significa auxiliar marcas em tarefas que, embora importantes, consomem bastante tempo.

Isso significa que a assistência virtual esbarra em outras carreiras mostradas nesse artigo. O assistente virtual é responsável por criação e agendamento de conteúdo em mídias sociais, atendimento online em plataformas como WhatsApp, Telegram ou Facebook Messenger e até mesmo gerenciamento de anúncios patrocinados.

Vale lembrar que nem toda empresa solicita isso tudo do assistente virtual, mas são habilidades interessantes a aprender para te ajudar a aumentar seu número de clientes, assim como seus rendimentos.

16. Faça transcrições de áudio

Outro tipo de trabalho com poucas barreiras para a entrada, a transcrição de áudio é bastante solicitada por profissionais que precisam converter entrevistas em áudio para texto.

Seja uma empresa que quer publicar uma entrevista com seu próprio CEO quanto um influenciador digital que teve a oportunidade de entrevistar um ídolo da sua área, a transcrição se resume em receber o arquivo em áudio e organizá-la em texto.

Além de escrever o que foi falado, o profissional de transcrição deverá organizá-lo de maneira que se torne um texto legível e interessante. Ou seja, também é uma alternativa para quem já trabalha como redator, revisor ou editor freelancer.

17. Ensine idiomas online

Com a quarentena, muitas pessoas ficaram com tempo mais livre para se dedicar aos estudos. Uma parcela considerável dela resolveu voltar a tentar aprender idiomas que não conseguiam pela falta de tempo.

Por meio de aplicativos para reuniões em equipe, você pode ensinar idiomas online de maneira particular, sem a necessidade de sair de casa. Se já trabalha ou trabalhava como professor e dava aula em cursos presenciais, pode buscar por ex-alunos para oferecer a oportunidade de ensiná-los diretamente.

Uma de nossas sugestões para as aulas online é o Proficonf, aplicativo de videoconferência que é referência na área. Com ele, é possível compartilhar sua tela com seus alunos, colocar um quadro branco digital para fazer anotações e ilustrar suas explicações, por exemplo.

Clique no link para conhecer o Proficonf!

ensinar

18. Dê aulas online

Não são só os profissionais que te ajudam a aprender inglês que tem espaço na internet. Na verdade, você pode dar aulas online sobre qualquer coisa que tenha conhecimento ou habilidade.

Você pode utilizar as mesmas ferramentas do exemplo acima para transmitir seus ensinamentos. Claro, qualquer material que precise ter à disposição para ensinar também será útil.

Vale mencionar aqui que existem plataformas específicas para professores conseguirem alunos como clientes. Da mesma maneira que o Uber pareia motoristas e passageiros, nessas plataformas você inclui suas habilidades e os alunos interessados podem achar o seu perfil e te contratar.

Caso já trabalhe como professor e tenha diversos ex-alunos, pode tentar emplacar aulas particulares com eles. Por exemplo, alunos que terminaram o Ensino Médio não passaram em provas de vestibular podem te contratar para ensiná-los online sobre a matéria que domina.

19. Crie cursos online

O problema de dar aulas online e ao vivo é que fica dependendo da demanda imediata dos alunos. Caso eles desistam de prosseguir ou um problema financeiro assole a sua vida, você perde essa fonte de renda.

Uma alternativa para ganhar renda extra na internet e criar uma base financeira é criar cursos online. Nele, pode aplicar o mesmo conhecimento que está ensinando nas aulas de maneira gravada e encapsulada.

Seus alunos serão capaz de absorver o conteúdo e aplicá-lo com o curso, mas você pode usar as aulas ao vivo como um diferencial. Afinal de contas, apesar da presença virtual, poderá aplicar outros métodos de ensino e corrigir seus exercícios em tempo real.

Você pode criar e publicar cursos online em diversas plataformas. Confira essa lista com as melhores alternativas!

20. Ensine pessoas a organizarem seu espaço

Com a quarentena provocada pela pandemia, muitas pessoas que costumavam passar maior parte do tempo fora de casa foram obrigadas a não sair. Isso fez com que notassem que suas casas se tornaram ambientes mais caóticos que o ideal.

O problema é que nem todos tem um bom senso de organização e precisam de ajuda para lidar com a bagunça. Apesar da profissão de organizador pessoal já existir, a impossibilidade de estar presente para ajudar na arrumação fez com que a carreira se tornasse remota.

Por meio de aplicativos para se reunir online, o personal organizer pode dar instruções e dicas de arrumação. Ou seja, ensinará bagunceiros a se organizar melhor para deixar sua casa em ordem. E ganhará dinheiro para isso!

personal organizer

21. Organização de finanças

Nem todo mundo precisa de alguém para ajudar a arrumar a bagunça física em seus lares. Alguns precisam controlar o modo como abrem a carteira. Mesmo com a ascenção de estrelas do YouTube que falam sobre organização financeira, algumas pessoas precisam de um acompanhamento mais próximo para alcançar seus objetivos.

Se você é um profissional da área ou tem boa habilidade para organizar suas finanças, existem pessoas dispostas a pagar pelo seu serviço. Como o dinheiro é, na maioria das vezes, lidado digitalmente, pode ajudar seus clientes a se organizarem por conferência.

Um organizador financeiro ajuda seu cliente em tarefas como economizar dinheiro, eliminar contas, limitar gastos e com métodos para conseguir renda extra, entre outras atribuições.

22. Crie uma academia online

Um dos setores mais afetados pela pandemia certamente foram as academias. Como a aglomeração é proibitiva com o coronavírus, muitos tiveram que interromper suas assinaturas em academias para se exercitar em casa.

Embora os aplicativos de exercícios físicos ajudem bastante, nem todos se sentem disciplinados o suficiente para se exercitar regularmente. É aí que sua academia online pode dar certo.

Com um toque pessoal, você pode marcar horários de exercício, ensinando seus clientes como se exercitar corretamente, assim como encorajá-los a continuar se exercitando. Mesmo por videoconferência, é possível oferecer programas de treino e exercícios em casa para ajudar seus alunos.

23. Estilista online

Mesmo que festas e eventos sejam realizados remotamente, isso não significa que deve se vestir de qualquer jeito. Uma das melhores ideias para trabalhar em casa com moda é oferecer seus serviços como estilista online.

Da mesma maneira que o personal trainer para exercícios, você pode ajudar clientes a se vestir melhor por videoconferência, ajudando-os a escolher a melhor combinação disponível no armário.

ser uma estilista online pode ser uma das melhores ideias para trabalhar em casa

24. Design de interiores online

Normalmente, um designer de interiores precisa ver toda a casa para definir como ela ficará organizada e decorada para otimizar seu espaço. Com a impossibilidade das visitas, o jeito é fazer por conferência online.

Mesmo que não seja o ideal, você pode usar ferramentas online para prestar esse serviço. Além disso, você pode aplicar técnicas de marketing digital para conquistar clientes pela internet. Quem sabe em alguns meses esses novos clientes podem te conhecer pessoalmente com uma visita presencial?

25. Crie aplicativos

Quem trabalha com programação provavelmente já sabe que criar aplicativos é uma das melhores ideias para trabalhar em casa.

Necessitando apenas de um computador e ferramentas para programar, você pode desenvolver aplicativos para empresas ou criar uma solução de baixo custo, que pode ser vendida em plataformas como Google Play e App Store.

Se ainda está a aprender programação, pode aproveitar esse momento para tentar criar seus primeiros produtos. Vale mencionar que aplicativos offline não precisam de suporte ou pagar o aluguel de servidores para se manter ativo, sendo alternativas mais fáceis.

Para saber mais como criar aplicativos, conheça o curso Arquiteto Android por meio do link!

26. Teste sites e apps

Não se sente seguro para criar seus próprios aplicativos? Então talvez seja mais útil testar sites e apps para ganhar dinheiro em casa.

Algumas plataformas procuram usuários convencionais para fazer o teste, mas também buscam pessoas com conhecimentos em programação, que podem fazer um controle de qualidade melhor, já que conhece como esses aplicativos funcionam.

Se esse é o seu caso, recomendamos buscar essas plataformas e se cadastrar, informando que conhece de programação. Muitas empresas de software contratam pessoas – e pagam um bom dinheiro para isso! – para testar seus programas e desvendar bugs ou eventuais problemas de segurança.

teste aplicativos para ganhar dinheiro

27. Venda suas fotografias

A área de fotografia também foi seriamente afetada pela Covid-19. Com o adiamento e fechamento de eventos, contratos foram cancelados e novas oportunidades se tornaram difíceis.

Porém, você pode vender fotos que não utilizou para ganhar dinheiro na internet. Diversos bancos de imagens costumam comprar essas fotos frequentemente, independente de como sejam. Ou seja, pode usar sua casa ou elementos dela para tirar fotos e vendê-las por esses bancos.

Outra alternativa é prestar assistência a pessoas que não sabem tirar fotos profissionalmente, usando os apps de reunião para mostrar a elas o que devem fazer para um ensaio perfeito.

Até mesmo programas de televisão estão usando esse recurso para gravar novos programas sem colocar seus artistas em risco, então o ensaio fotográfico remoto também é uma alternativa para fotógrafos.

28. Venda comidas e doces online

Ter um negócio que oferece comida era bastante complicado no passado, especialmente considerando as entregas. Com os apps de delivery, qualquer pessoa pode vender comidas e doces online sem se preocupar em criar uma logística de entrega.

Aplicativos como o iFood ou o Uber Eats são bastante competentes nesse quesito, já que une entregadores em busca de oportunidade e restaurantes que não possuem delivery próprio.

Vale mencionar que pode vender comidas e doces online sem que abra um restaurante, criando um serviço esclusivo de delivery. Ou seja, nada de coordenar um salão cheio de clientes famintos e furiosos!

Só tem de tomar cuidado para não deixá-los com fome em casa, já que pode render más avaliações nos aplicativos de entrega.

29. Escreva um ebook

Se já trabalha escrevendo, então criar um ebook é uma das melhores ideias para trabalhar em casa. Da mesma maneira que recomendamos aos professores que estão dando aula online criar um curso para criar uma base financeira, escrever um ebook pode se tornar uma fonte alternativa.

Dependendo do sucesso do seu livro digital, pode ser que ele acabe se tornando sua base financeira, te permitindo aumentar o preço pelo serviço de escrita e trabalhar no ritmo que preferir.

30. Responda pesquisas online

Mais considerado uma forma de fazer renda extra do que um trabalho em casa, responder pesquisas online pode te garantir um dinheiro interessante, em troca apenas de suas informações como consumidor.

Por outro lado, isso significa que deverá abrir mão de informações que podem ser consideradas sensíveis, como renda mensal ou número de eletrodomésticos que existem em sua casa. Assim, vale considerar se deseja abrir essas informações antes de começar a ganhar dinheiro respondendo pesquisas online.

Como organizar sua jornada de trabalho em casa?

Escolheu uma dessas melhores ideias para trabalhar em casa, mas não sabe como organizar suas tarefas?

Para alcançar esse objetivo, recomendamos o MeisterTask. Esse aplicativo está disponível tanto para computadores quanto celulares.

Por meio dele, você pode criar listas de tarefas, que são exibidas como se fosse um grande quadro branco. Ou seja, você tem a liberdade de organizá-lo como achar melhor. Cada cartão do MeisterTask é uma tarefa, na qual você pode adicionar comentários, imagens e arquivos que podem servir de suporte.

Vale lembrar que pode adicionar convidados para colaborar, caso tenha uma ideia de negócio online que irá aplicar com amigos. O MeisterTask é útil independente de quais dessas melhores ideias para trabalhar em casa tenha escolhido.

Por isso, comece a usar o MeisterTask gratuitamente clicando no link!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. Giane 17 de setembro de 2020 9:54

    Quer trabalhar em casa pela internet?!
    Se torne um afiliado de uma das maiores plataformas de infoprodutos do brasil!
    Só precisa de cesso a internet um celular!
    Não perca mais tempo e mude a sua vida e seja tambem um afiliado e comece a lucrar trabalhando em casa https://bit.ly/queroserafiliado7

  2. No Estilo 19 de setembro de 2020 23:34

    tudo que você precisa aprender para criar seu negócio de Marmitas Fitness
    e ganhar de 2 à 5 mil por mês.

    Acesse: http://bit.ly/fitMarmitasFitness

Voltar ao topo