Como integrar Funil de Marketing pelo CRM?
Nenhum Comentário
Como integrar Funil de Marketing pelo CRM?
Como integrar Funil de Marketing pelo CRM?

Como integrar Funil de Marketing pelo CRM?

Nenhum Comentário

Essencial para qualquer negócio, o funil de marketing te permite visualizar quantos prospectos estão em cada fase do seu processo de vendas. Por isso, é essencial saber como integrar funil de marketing pelo CRM.

Afinal de contas, esse sistema será o responsável por manter as informações dos seus clientes guardadas, assim como quaisquer tarefas associadas a eles. Logo, nada mais natural do que ter seu funil de marketing no CRM da sua empresa.

Está buscando por informações sobre CRM e funil de marketing, mas ainda se sente meio perdido em meio a essas nomenclaturas? Sem problemas!

Nos próximos parágrafos, vamos te explicar o que é o funil de marketing e por que é tão importante que ele esteja presente no CRM da sua empresa.

No fim, vamos utilizar um CRM chamado PipeDrive para ensiná-lo como integrar funil de marketing com CRM de maneira prática.

Caso esteja apenas procurando um CRM ou queira executar o passo a passo ao mesmo tempo que lê o artigo, acesse o link e se inscreva mesmo para 30 dias de testes GRÁTIS da plataforma!

O que é Funil de Marketing?

A primeira coisa que precisa conhecer é o conceito de funil de marketing, um dos mais difundidos nessa área. Representando por um gráfico em forma de funil, ele é útil para ter uma visão geral de qual estágio da venda os seus prospectos então.

Com essa visão, você consegue identificar gargalos no seu processo. Ou seja, onde os prospectos costumam ficar parados no funil. Assim, é possível desenvolver ofertas ou conteúdos que façam com que sigam para a próxima parte do funil, ajudando a converter mais em seu negócio.


Normalmente, os funis de marketing são compostos de três estágios. São eles:

  • Topo: ainda não é um contato e não te conhece ainda. Nesse estágio, você cria estratégias para atrair novos contatos.
  • Meio: já conhece o seu negócio, mas ainda não é um cliente. Deve ser atraído para o próximo estágio por meio de conteúdos que o façam se aprofundar ou por meio de ofertas.
  • Fundo: tem um relacionamento com a sua empresa e está a poucos passos de comprar de você. Normalmente, precisa apenas de uma oferta para fechar negócio.

funil de marketing

Por que seu Funil de Marketing precisa estar em um CRM?

O motivo é simples: o funil de marketing é parte importante na avaliação dos seus relacionamentos com clientes. Por meio dele, você poderá saber como está a relação com qualquer um de seus clientes.

Além disso, ele te dará uma visão geral caso seus prospectos estejam com dificuldades de passar para os estágios mais fundos do funil.

Ou seja, terá maior clareza sobre em qual estágio da sua relação com seus clientes você está e o que deve fazer para fechar mais negócios.

Saber como integrar funil de marketing pelo CRM é fundamental para o seu setor de vendas, principalmente quando falamos em vendas online.

Como integrar Funil de Marketing pelo CRM?

Como existem diversos tipos de CRM, cada um com suas particularidades, precisamos escolher um para esse trecho do tutorial.

Para isso, escolhemos o PipeDrive, um CRM de vendas e marketing que te possibilita integrar funil de marketing nele.

Pelos primeiros 30 dias, você pode usar o PipeDrive GRATUITAMENTE. Por isso, clique no link e faça seu cadastro para começar.

Após fazer o seu registro, você será levado à tela inicial do PipeDrive. Faça os primeiros tutoriais do site, principalmente o de importação de contatos. O PipeDrive permite importar dados de uma planilha Excel ou até mesmo de outros sistemas que já tenha usado.

Como criar o esqueleto do seu funil de marketing?

Para criar o funil de marketing e integrar seus contatos nele, não precisa ir muito longe: basta editar a sua pipeline. Porém, vale notar uma pequena diferença do funil que mostramos acima do pipeline do PipeDrive: ele está disponível em formato horizontal.

Nesse caso, o topo do funil começa à esquerda da tela, com os outros dois à direita. Para entender melhor, acompanhe os seguintes passos.

– Clique no ícone de caneta ao lado de Pipeline.

pipeline

– Retire as duas listas à direita da tela passando o mouse sobre elas e escolhendo Delete Stage.

apague o estágio sobressalente

– Agora, troque os nomes. Para não ficar confuso ao chamar cada lista de Topo, Meio e Fundo, utilize os nomes VisitantesLeads e Oportunidades. Basta clicar na barra abaixo de Name e dar o nome.

dê nome aos estágios do funil de marketing no CRM

– Você tem o esqueleto do seu funil de marketing pronto. A primeira parte de como integrar funil de marketing com CRM está pronta.

Como incluir contatos no funil

Agora, vamos colocar um contato nele. Clique em +Deal para começar o processo de como integrar funil de marketing no CRM.

adicione um "deal"

Insira as informações do contato. Em Pipeline stage, mostre em qual das fases criadas anteriormente o contato se encontra. Clique em Save ao terminar.

adicione o contato no funil de marketing

Pronto, agora o contato aparecerá no estágio de funil que programou.

Se quiser marcar uma reunião ou apresentar uma oferta a esse contato, clique no pequeno ícone amarelo ao lado para agendar uma tarefa relacionada a ele. Nesses tempos de coronavírus, pode dar um bom uso ao seu aplicativo de reunião em equipe favorito para também falar com clientes.

fim

A partir daqui, basta inserir os outros contatos da sua empresa nos respectivos estágios do funil de marketing.

Se tiver importado dados de outro CRM ou planilha Excel, o nome do contato aparecerá assim que escrever as primeiras letras do seu nome naquele formulário, facilitando o acesso.

Conseguiu aprender a fazer a integração?

Uma das melhores maneiras de avaliar e melhorar sua relação com clientes e vendas certamente é o funil de marketing. Sem ele, é bem mais difícil acompanhar seu relacionamento com a clientela, o que pode resultar em perda de vendas.

Achou interessante a maneira como integramos o funil de marketing ao longo do artigo? Que tal começar a fazer por conta própria? Basta se cadastrar no PipeDrive e aproveitar seus 30 dias de testes GRÁTIS!

Clique no link para começar agora mesmo!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo