Como garantir o sucesso no lançamento de NFT
Como garantir o sucesso no lançamento de NFT
Como garantir o sucesso no lançamento de NFT

Como garantir o sucesso no lançamento de NFT


Nesse artigo, você vai descobrir as principais etapas necessárias para garantir o sucesso no seu lançamento de NFT.


Se você decidiu entrar no espaço NFT, mas agora está com dúvidas quanto as etapas do processo, fique com a gente até o final.

Mas, se você chegou aqui por acaso, aproveite e conheça mais sobre essa onda gigante, que muitos já estão surfando.

Um fato, é que no “novo normal” quem quer gerir um negócio de sucesso pode não ter muita opção, se não a de evoluir. A Web3 de várias formas, já está sendo implantada e as NFTs, são uma delas.

Entenda toda essa inovação na internet


inovação na internet web3

Tudo começou com a Web 1.0

Para os anos 90 foi considerado um avanço tecnológico gigante! Era uma comunicação estática, sem interatividade com o leitor, sem opção para inclusão de novidades em um site por exemplo.

Quem poderia naquela época pensar na expansão que a world wide web alcançaria?

Assim chegamos à Web 2.0

Essa evolução chega nos anos 2000, fazendo uso da inteligência coletiva, com base no desenvolvimento de uma rede de informações e agora usuário não somente usufrui, mas também contribui. Aqui nascem os Blogs, o Orkut e o Facebook. Vale lembrar que a web 2.0, também trouxe muitos benefícios na educação.

É a fase em que estamos e como bem sabemos, as pessoas estão fazendo bem mais que apenas consumir conteúdo, elas estão criando conteúdo. 

Transição para Web 3.0

Ela é a próxima fase da evolução na internet e representa uma mudança de paradigma, pois é construída sobre os conceitos de descentralização (maior atuação de controle dos usuários sobre seus próprios dados).

Ou seja, os criadores de conteúdo terão e conseguirão monetizar o seu próprio conteúdo. Assim, deixarão de usar a plataforma de outra pessoa para possuir sua presença online e assumir o controle dela.

Empresas e criadores de conteúdo, podem aproveitar o potencial das NFTs para construir uma comunidade mais leal do que nunca.

Isso porque, os NFTs concedem propriedade aos membros da comunidade. Com isso, essas pessoas estarão muito mais engajadas em divulgar essa empresa ou criador de conteúdo.

Se você está em busca de sucesso é hora de considerar NFTs para o seu negócio


sucesso no Lançamento de NFT

O primeiro benefício imediato para sua empresa ou conteúdo, é que os NFTs comprovam a autoria. Quando você lança um ativo digital, qualquer que seja, desde que tenha um NFT associado, prova sua autenticidade.

Isso torna muito menos provável que sua comunidade seja vítima de golpes ou falsificações.

Além disso, NTFs são transparentes e instantâneas. O contrato inteligente codificado no token não pode ser editado ou alterado, ou seja, a empresa recebe o retorno sempre que o mesmo é vendido. 

Os NFTs também podem ser usados para acesso. Por exemplo, se você vender acesso a uma associação, comunidade ou evento, associando um NFT ao ponto de acesso, irá proporcionar ao seu público uma experiência muito mais tranquila, automática e instantânea.

Esse uso também se aplica a um conteúdo para o qual normalmente você venderia ingressos digitais online.

Seu público, também fica protegido de cambistas e revendedores em potencial e como o NFT comprova autoria, você pode ficar tranquilo quanto a possibilidade de alguém acessar sua associação ou evento com uma falsificação.

O Melhor Momento é Agora: Por Onde Começar?

Esse é o momento em que muitas empresas e criadores de conteúdo estão descobrindo que é possível usar NFTs, para ampliar e melhorar seu envolvimento com a comunidade.

Muito importante dizer que a comunidade é a chave para o sucesso em um lançamento NFT.

Isso porque, NFTs estão causando um enorme impacto no mundo dos negócios e com um nível de entusiasmo gigantesco, como nos primeiros dias de Facebook. 

Para que você possa garantir o sucesso em seu lançamento NFT, algo primordial é que haja uma sinergia entre o fundador e sua comunidade. 

Você como fundador, precisa elaborar um roteiro que contenha uma lista de ambições bem definidas nas diferentes fases do seu projeto NFT, bem como, é importante estabelecer os marcos a serem atingidos.

Sua comunidade deve estar ciente do que irá receber e o que acontecerá quando baterem determinados marcos.

É nesse momento que a harmonia entre fundador e comunidade se faz essencial, porque sua comunidade precisa estar totalmente interessada e envolvida em apoiar seu roteiro, dentro dos prazos estabelecidos. 

Roteiro alinhado com o relacionamento que você tem com sua comunidade? Então é a hora de seguir o processo para planejar seu lançamento NFT com sucesso.

Defina as Metas para o Seu Lançamento NFT

Metas para o Seu Lançamento NFT

O primeiro passo no planejamento de um lançamento de NFT, é decidir quais são os resultados que você deseja alcançar.

Algumas empresas, estão tendo como objetivo principal por exemplo, se prepararem para o Metaverso.

Mas, não importa se você é uma empresa ou um criador de conteúdo, se pretende usar NFTs para captação de recursos ou fornecer algo de muita utilidade e valor ao seu público. 

O que de fato importa, é que quaisquer que sejam os resultados que você esteja buscando, eles sejam definidos claramente, para que você e sua comunidade tenham ampla visão de onde irão chegar com o projeto.

Essa clareza também vai ajudar você a desenvolver estratégias de incentivo à sua comunidade em manter suas NFTs, como fornecer airdrops periódicos ou conceder acesso a NFTs de cunhagem em uma coleção futura, por exemplo.

Se a compensação por manter os NFTs for satisfatória o suficiente e se a comunidade que os detém for engajada e que impulsione seu negócio, as pessoas desejarão seus tokens pela chance de obter algumas dessas recompensas futuras.

Quanto ao valor de um NFT, é determinado por quantas pessoas desejam comprar o projeto NFT, bem como quantas pessoas estão optando por manter seus tokens.

E, é claro, à medida que a demanda aumenta, também aumenta o valor da comunidade e o NFT associado a ela.

Decida o Tipo de Arte a ser Criada para o seu Projeto NFT

Arte a ser Criada para o seu Projeto NFT

Nesse próximo passo, é hora de decidir o tipo de arte que você vai criar para o seu projeto, a arte que irá representar sua utilidade e seu roteiro.

Fotos de perfil PHP? Arte 3D? Desenhos? Sons?

O mais importante é que a arte escolhida atraia as pessoas certas, aquelas que você deseja que se juntem à sua comunidade.

Dependendo do tamanho da sua coleção, você pode precisar da ajuda de um designer, o qual poderá introduzir variedade em suas imagens criando camadas de transparência, chamadas de traços.

É preciso decidir quantos traços você terá  e o que tornaria um design mais ou menos raro que outro.

Uma vez que você define a visão artística de seu projeto, é preciso encontrar um artista para desenvolver essas diferentes camadas ou traços.

Conforme as coisas começam a acontecer e as NFTs começam a ser cunhadas, é possível definir exatamente o quão raros são seus traços.

Pode ser que em toda uma coleção, apenas 10 tenham uma característica específica, ou que cada NFT seja único. Quanto mais raro um NFT, mais alto o valor. 

A estratégia de como e quando você libera a arte para visualização, também pode ser um grande diferencial na hora de garantir o sucesso do seu lançamento NFT. 

Alguns projetos liberam a arte imediatamente para que sua comunidade possa ver algumas características que estarão disponíveis assim que puderem cunhar seus tokens. 

Entretanto, outros projetos muito bem sucedidos não liberaram nenhuma exibição da sua arte, até o início do processo de cunhagem; assim, os compradores poderiam ver a arte somente depois de cunhar seu NFT.

Aqui não há certo ou errado, apenas a questão da necessidade em conhecer e entender  seu público, para que você possa jogar de acordo com suas expectativas.

Projete um roteiro realista de longo prazo para seu projeto NFT

Para lançar um projeto dentro do espaço NFT, você precisa ter um roteiro que mostra para onde você está indo e dê ao seu público a garantia de que você está comprometido com o sucesso a longo prazo de sua comunidade e seu projeto.

Basicamente, um roteiro é o que estabelece o mapa daquilo que as pessoas podem esperar receber futuramente por fazerem parte da comunidade. 

Você pode prometer uma oferta em determinados marcos, um token de lista de permissões no próximo lançamento ou um acesso especial a uma experiência premium, por exemplo.

Faça com que seu público não sinta-se apenas como assinante, mas como proprietário parcial da comunidade. Dessa forma o nível de envolvimento no sucesso da comunidade, é muito maior.

Sempre que você atingir uma nova referência em seu roteiro, comemore isso com a comunidade, eles ficarão entusiasmados por fazer parte da conquista desses marcos e vão querer continuar propagando isso em suas redes de contatos.

Ver as diferentes fases do seu roteiro se tornando realidade é emocionante, não apenas para você como criador da NFT, mas também para a comunidade que compra o seu projeto.

Monte sua equipe

Uma vez que você tem os objetivos de seu projeto bem definidos e criou um roteiro para chegar aonde quer, você precisa de uma equipe capaz de executar seus planos.

Cabe a você dirigir a visão estratégica, afinal, é sua reputação em jogo. Por isso, como fundador, você precisa comunicar sua visão de projeto de forma que as pessoas fiquem muito animadas . Sua liderança é fundamental.

Lembre-se que você definiu que tipo de arte quer usar em seu projeto, então, precisa de um artista que possa criá-la e dar vida ao seu projeto.

Quem sabe em sua comunidade exista alguém apto a aproveitar a oportunidade de fazer parte da sua equipe.

Na parte de desenvolvimento técnico, você precisa de pessoas que entendam contratos inteligentes e codificação e que possam ajudar no desenvolvimento de um site para seu projeto NFT.

Influenciadores com experiência em marketing, irão ajudar a promover seu projeto. Serão eles que darão o up inicial no desenvolvimento da sua comunidade.

Conforme sua comunidade for crescendo, você vai precisar de um gerente de comunidade, moderadores e assim por diante, a fim de manter a comunidade envolvida.

Execute o seu plano

Por último, mas não menos importante, é hora de executar seu roteiro no lançamento de seu projeto NFT.

De nada adianta você lançar um projeto NFT com as melhores intenções, se não executar o que prometeu, lembre-se que você depende de uma comunidade engajada e isso só irá acontecer se ela confiar em você.

Pode até ser que você precise adiar um lançamento para conseguir entregar o valor prometido, mas se você for aberto e transparente, sua franqueza vai manter a comunidade do seu lado, lhe dando todo o apoio necessário.

Com certeza, é bem melhor alterar os planos com transparência e honestidade, do que se ater a uma data de lançamento, não importa o que aconteça, sem conseguir entregar o valor prometido e sem divulgar informações para sua comunidade.

Isso com certeza, quebraria a confiança e afundaria seu projeto. Então, melhor não arriscar.

Pronto para garantir o sucesso no seu lançamento de NFT?

Se esse artigo foi útil para você, compartilhe  e ajude outras pessoas.

Aproveite e leia também:

 


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo