15 Melhores alternativas ao OBS para fazer lives em 2023

  • Por Pedro Bala
  • 28/04/2023 às 11:20 atualizado em (17/10/2023 às 18:01)
  • 15min de leitura

Na hora de escolher aplicativos para fazer lives, utilizar serviços de streaming de vídeo como o OBS, é uma prática comum entre diversos criadores de conteúdo. Afinal, este software é um dos mais fáceis de usar, além de ser bastante confiável. No entanto, também existem alternativas ao OBS para fazer lives.

Entre as alternativas de OBS, podemos destacar as 4 melhores do mercado:

Sabendo da importância de conhecer outras possibilidades de ferramentas para hospedagem de vídeos e para fazer suas transmissões ao vivo, neste artigo você vai conhecer as 15 melhores alternativas ao OBS para fazer lives.

Melhor alternativa ao OBS Studio para fazer transmissão ao vivo

Embora o OBS seja um dos softwares para gravação e transmissão de vídeo em tempo real mais utilizados no mercado, existem muitas alternativas interessantes que são tão boas ou até melhores que o OBS.

Realizar transmissões ao vivo pode ser difícil para algumas pessoas, mas você sabia que elas são muito importantes para conseguir um engajamento maior com seu público? Através de lives, seus seguidores podem fazer perguntas e enviar comentários, tornando a experiência que eles têm com você muito mais pessoal.

Muitos criadores de conteúdo se preocupam em ter notebooks para gamers, cadeiras para gamers, mouses para gamers, mas se esquecem de investir em uma boa ferramenta para fazer transmissões ao vivo. Por esse motivo, criamos esta seleção das 15 melhores opções para fazer lives.

1. Restream

Plataforma Restream Alternativas ao OBS para fazer lives

O Restream é uma plataforma de streaming que consegue promover suas transmissões ao vivo e transmitir conteúdo de maneira impecável. A plataforma armazena seus vídeos na nuvem para que seu trabalho seja mais prático, permitindo que você programe conteúdos para serem lançados posteriormente.

Outro destaque do Restream é que ele te deixa utilizar softwares externos, como o Zoom e o OBS Studio, para que você possa realizar suas lives. Além disso, ela possui um chat integrado para uma conexão melhor com seu público, onde você pode conversar com eles durante suas transmissões.

Com a Restream, você também pode analisar seu desempenho para entender melhor se seus seguidores estão gostando ou não de seus conteúdos e quais são as redes sociais em que você tem uma maior audiência durante suas lives. Por esse motivo ele se torna uma excelente opção para quem trabalha com Youtube gaming.

A plataforma possui uma versão gratuita e dois planos pagos.

2. Be.Live

BeLive

O Be.Live é uma plataforma de streaming que pode ser utilizada diretamente do seu navegador em diversas redes sociais. Ele permite que você agende transmissões ao vivo e faça o download de áudios e vídeos em alta definição. Outra funcionalidade de destaque do programa é que ele possibilita a personalização de conteúdos ao vivo, onde você consegue levar a sua marca para a transmissão.

Para deixar sua live ainda mais interativa, a plataforma possui a inteligência artificial “AI Comment Assistant” que apresenta comentários na tela automaticamente. Com ela, além de poder escolher os melhores comentários, você também consegue destacar os participantes mais ativos de sua transmissão.

O Be.Live também ajuda em seu alcance pós live, pois você pode utilizar o editor da plataforma para editar e cortar partes importantes de sua transmissão para utilizar em suas redes sociais. A empresa autoriza a utilização da plataforma de maneira gratuita durante 14 dias e depois você pode optar por um dos planos pagos.

Com ele também conseguirá fazer capturas de tela e gravar a tela para broadcasts futuros.

3. OneStream

OneStream Alternativas ao OBS para fazer lives

Continuando a nossa lista das melhores alternativas de OBS Studio para fazer lives, está o OneStream e ele não poderia faltar mesmo. Afinal, com essa plataforma, você consegue fazer transmissões ao vivo ou agendar vídeos gravados em até 40 redes sociais ao mesmo tempo. Basta usar alguma destas 10 melhores webcams para transmissões ao vivo para criar seu conteúdo no OneStream.

E se você tem um site e deseja fazer uma live profissional nele para atrair mais público para o seu serviço ou produto, deveria considerar o uso do OneStream. A plataforma tem modelos de página de aterrissagem interativos que certamente irão surpreender a sua audiência.

Outro diferencial do OneStream é que ele possibilita que as suas lives tenham legenda. Dessa forma, você consegue fazer um conteúdo muito mais inclusivo, mesmo que seja ao vivo. Você pode experimentar a plataforma de maneira gratuita, mas ela possui também planos pagos para as suas transmissões.

4. StreamYard

StreamYard Alternativas ao OBS

O StreamYard é um dos softwares mais conhecidos quando o assunto é realização de lives e uma ótima alternativa ao OBS Studio. Seu grande destaque é permitir que suas transmissões ao vivo possam ser realizadas em diversas redes sociais, como Youtube, Facebook e LinkedIn de forma simultânea.

A plataforma conta com uma versão gratuita e outra paga. Se você deseja utilizar o StreamYard sem nenhum investimento, conseguirá convidar até cinco pessoas para dividir a tela com você, além de a logo do software não poder ser removida e ter um limite de 20 horas de lives por mês. Por outro lado, se decidir pagar, poderá convidar até nove pessoas e colocar a logo que desejar em sua live.

E se você está se perguntando se precisa baixar o StreamYard, a resposta é não. A plataforma pode ser utilizada a partir de seu navegador e é bem leve, deixando-a mais fácil de ser consumida que o OBS Studio, tanto para você quanto para seus convidados. Esse fator também facilita o uso da plataforma pelo celular.

Caso pretenda utilizar este programa para dar dar aulas em regime de e-learning, saiba que ele também permite fazer gravação de tela mesmo que não esteja transmitindo, sendo por isso uma excelente alternativa para outros programas de gravação de aulas.

Outros dos seus benefícios ele também funciona muito bem no celular. Basta entrar no navegador e fazer a sua transmissão.

E para facilitar, criamos um passo a passo ensinando como aproveitar o cupom de desconto do Streamyard.

5. Streamlabs

streamlabs Alternativas ao OBS

Podemos descrever o Streamlabs como um software multifuncional de transmissão ao vivo. O aplicativo pode ser baixado tanto para Windows quanto para Mac e ainda possibilita que criadores de conteúdo da área de games transmitam jogos ao vivo em qualquer lugar ou para dispositivos móveis iOS e Android.

Além disso, os convidados do criador de conteúdo contam com a incrível experiência de entrar em sua live, seja no Twitch, YouTube e/ou Facebook, apenas com o link compartilhado com eles. Na versão gratuita do Streamlabs, você terá acesso a centenas de sobreposições para sua transmissão, conseguirá fazer lives de até 30 minutos, mas ainda terá a logo do software aparecendo em seu vídeo.

Já na versão paga, além de poder fazer a personalização da logo, você conseguirá realizar transmissões de até uma hora e terá acesso total a todos os produtos e recursos da plataforma, como análises aprofundadas de seus conteúdos no Streamlabs.

Você sabia que é possível fazer transmissões simultâneas para várias plataformas ao mesmo tempo? Aprenda como live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo.

6. Livestream Studio

c

O Livestream Studio é uma das alternativas de OBS Studio para fazer lives mais versáteis. Ele permite que você conecte qualquer tipo de câmera com fio, além de ter uma composição ao vivo com precisão de quadro, de até 4K, para vários destinos. Com ela você até consegue ter recursos de captura de tela e integração com o Skype para entrevistas remotas.

A plataforma também oferece a possibilidade de adicionar camadas de texto e imagens à sua live. Com ela, você pode distorcer, cortar e editar camadas, ajustar a cor e adicionar bordas e sombras. Como resultado, conseguirá fazer uma transmissão ao vivo profissional, mesmo que seja iniciante nessa área.

Claro que não podemos deixar de mencionar que o Livestream Studio é muito leve. Nesse sentido, você pode utilizá-lo em um simples notebook, pois ele requer pouco poder de processamento para computadores com placas gráficas NVIDIA. Para utilizar a plataforma, você precisa investir em um plano pago.

7. Lightstream

lighstream para lives

Se você gosta de transmitir ao vivo conteúdos relacionados a games, a Lightstream pode ser uma opção bem interessante. Afinal, com ela você consegue personalizar streams de jogos do Xbox, PlayStation e dispositivos móveis para o Twitch sem a necessidade de muitos recursos.

Falando dos sistemas operacionais, o Lightstream é compatível com todos capazes de executar o Chrome versão 57 ou superior. Já os sites compatíveis com a plataforma para realização de transmissões ao vivo são: Twitch, Facebook Live e Youtube.

8. Wirecast

wirecast para transmissoes ao vivo

Em nossa seleção das 15 melhores alternativas ao OBS Studio para fazer lives, não poderia faltar o Wirecast, que é uma das plataformas mais profissionais dessa área. Ele consegue oferecer diversas funcionalidades para transmissões ao vivo, que vão desde ajustes de gráficos até recursos exclusivos de replay.

Além disso, é possível ajustar o brilho, contraste e saturação para todos os seus vídeos e gráficos utilizando o Wirecast. E se você gosta de levar animações 3D para suas transmissões ao vivo para deixá-las mais dinâmicas, com o Wirecast é possível através do Titler Live Express.

O software não é gratuito, mas pode ser atraente para criadores que buscam uma plataforma para criação de transmissões ao vivo que pagam apenas uma vez para ter uma licença vitalícia.

Antes de começar a fazer lives você vai precisar de um bom headset. Para te auxiliar nesta escolha apresentamos uma seleção com os 12 melhores fones de ouvido para streamers.

9. CameraFi Live

camerafi live

O CameraFi Live está presente em nossa lista de melhores alternativas, pois não podíamos deixar de incluir os criadores de conteúdo que não possuem um computador. Se você tem um celular Android e deseja fazer transmissões que envolvem o seu público, você consegue através desse aplicativo que te fará ter uma experiência ainda melhor do que com o próprio OBS.

Ao utilizar o CameraFi Live, você consegue fazer conteúdo ao vivo no YouTube, Facebook e Twitch, sem limite de tempo. E engana-se quem pensa que não dá para fazer uma live profissional apenas com esse app. Isso porque, durante a transmissão ao vivo, você pode adicionar várias sobreposições, como imagens, textos, filtros, vídeos e áudios.

O CameraFi Live possui uma plataforma completa onde você não precisa de um software ou hardware para sua transmissão ao vivo do jogo, porque pode fazer tudo dentro do app mesmo. Caso deseje conhecer a plataforma, você possui sete dias de testes gratuitos e, se gostar, pode optar por um dos dois planos pagos.

10. YouTube Live

youtube para lives

Embora seja focada apenas em transmissões ao vivo para a maior plataforma de compartilhamento de vídeos, o YouTube Live não poderia faltar em nossa lista das 15 melhores alternativas ao software de código aberto. Afinal, ele possui diversos recursos para personalização desse conteúdo.

Ao utilizar o YouTube Live, você consegue adicionar títulos, descrições e hashtags em suas lives. Um outro recurso de destaque é a ferramenta de monetização, onde seus espectadores podem te presentear com valores em dinheiro enquanto você está fazendo suas transmissões.

Outra forma de monetizar com o YouTube Live é utilizando o recurso de criação de anúncios da plataforma tradicional. Você também pode ver seu desempenho de vídeos e entender o que precisa ser melhorado para atrair uma audiência maior. Todas as funcionalidades do YouTube Live são gratuitas.

11. Ecamm Live

O Ecamm Live é uma plataforma para a criação de lives compatível com diversas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e até mesmo a Amazon Live. Além disso, ele oferece suporte para várias câmeras e compartilhamento de tela para que suas transmissões ao vivo fiquem mais dinâmicas e despertem maior atenção da audiência.

Focado em usuários de dispositivos da Apple, com o Ecamm Live, você pode conectar um iPhone ou iPad para compartilhar uma tela e até mesmo usá-lo como câmera. Os efeitos também merecem destaque na análise da plataforma, pois você não só pode adicionar uma tela verde, mas também vídeos.

O Ecamm Live permite que você utilize a plataforma gratuitamente durante 14 dias, aproveitando todos os recursos oferecidos. Logo após, se decidir que é ideal para você, pode optar pelos planos pagos focados em profissionais.

12. Loola TV

A Loola TV é uma plataforma para transmissão de vídeos ao vivo que busca trazer uma experiência profissional, mas ao mesmo tempo fácil de ser vivida pelo criador de conteúdo. Nesse sentido, você não precisa fazer downloads para começar a fazer lives. Tudo o que é necessário é um simples login na Loola TV.

Se você se preocupa com a experiência do seu público e deseja que ele tenha a melhor possível, a Loola TV pode ajudar nessa meta, oferecendo ferramentas de edição de vídeo em tempo real e até mesmo suporte para a integração de convidados remotos.

Além de poder realizar análises de desempenho de seus vídeos ao vivo, você pode adicionar sua marca e efeitos em suas transmissões. Assim como o Restream, a plataforma permite que seus usuários utilizem softwares de streaming externos. A Loola TV possui um plano gratuito e dois pagos.

Você é novo no mundo das transmissões ao vivo? Então conheça estas 21 dicas para iniciantes de como fazer lives de sucesso.

13. Vimeo Live

Seguindo com a nossa seleção das 15 melhores alternativas para fazer lives, apresentamos o Vimeo Live, onde você pode fazer transmissões ao vivo sem anúncios e diretamente do seu computador em diversas redes sociais. Ele também possui uma ferramenta de análise para você saber como está indo o seu conteúdo.

Para melhorar ainda mais a qualidade do seu vídeo transmitido ao vivo e ajudá-lo a se envolver e se conectar mais com a sua audiência, para que ela permaneça em sua live até o final, o Vimeo oferece recursos para que você possa incorporar gráficos e animações em suas transmissões.

Uma menção importante é que o Vimeo Live entrega vídeos de alta definição, algo muito importante para que as pessoas se sintam à vontade assistindo às suas lives. Para exemplificar, a plataforma possui suporte para transmissões em 1080p e 4K. Além de possuir um plano gratuito, a empresa possui opções de planos pagos.

14. Dacast

Dacast é uma plataforma de streaming de vídeo com uma grande variedade de recursos. A empresa oferece um reprodutor de vídeo em HTML5 compatível com qualquer navegador ou dispositivo. O Dacast também oferece uma ferramenta que permite embutir vídeos diretamente dentro de um site.

Com o Dacast é possível configurar diversos preços de streaming pay-per-view em seu conteúdo. Além disso, é possível gerenciar as assinaturas dos seguidores que decidiram assinar seu conteúdo, cobrando uma taxa dos pelo acesso ilimitado aos seus conteúdos de vídeo.

Outro recurso interessante no Dacast é a possibilidade de personalizar o reprodutor de vídeo com um logotipo de uma empresa, utilizando suas cores específicas.

15. Uscreen

Uscreen também é uma plataforma de streaming de vídeo voltada aos criadores de conteúdo e streamers. Ela permite a produção, hospedagem e distribuição de vídeos de maneira independente, proporcionando maior liberdade no gerenciamento e monetização do conteúdo.

O maior diferencial desta plataforma está na possibilidade de criação de um site completo para a assinatura e consumo de vídeos, no mesmo estilo da NetFlix. O conteúdo é exibido em uma biblioteca proporcionando uma excelente experiência de usuário, como nas plataformas de streaming mais populares.

Além disso, o Uscreen permite uma maior conexão com a comunidade online, facilitando a comunicação entre os participantes.

Qual programa substitui o OBS?

Conforme você viu acima, existem diversas opções para escolher na hora de substituir o OBS. Nós aqui no AppTuts testamos e recomendamos estes:

  • Restream
  • BeLive
  • OneStream
  • Streamyard

Utilizando qualquer uma dessas quatro plataformas você terá ferramentas com recursos avançados e fáceis de serem utilizados, inclusive por criadores de conteúdo iniciantes. Veja qual se adequa melhor ao seu nicho e às expectativas que você tem em relação à realização de lives, e mãos à obra.