7 coisas a fazer se seu MacBook foi roubado
Nenhum Comentário
7 coisas a fazer se seu MacBook foi roubado
7 coisas a fazer se seu MacBook foi roubado

7 coisas a fazer se seu MacBook foi roubado

Nenhum Comentário

Nos dias de hoje, é cada vez mais comum levar seu notebook para fora de casa. Seja para a escola, trabalho ou uma simples área de lazer, o computador portátil pode ser bem útil para diversas tarefas remotas. O problema é que isso torna esses dispositivos em um alvo bem fácil para possíveis roubos, ainda mais quando se trata de um modelo mais caro, como um Mac. Felizmente, se um MacBook foi roubado, há algumas medidas que podem ser tomadas para tentar reavê-lo ou, ao menos, proteger seus dados e arquivos.

Caso esteja curioso para saber exatamente o que você pode fazer se seu MacBook foi roubado, basta conferir nossas dicas. Veja tudo em detalhes logo abaixo!

1. Use o app “Buscar”

macbook foi roubado dicas

Antes de qualquer coisa, você deve tentar usar um dos recursos mais úteis dos dispositivos da Apple. O aplicativo “Buscar” permite que você localize qualquer aparelho da empresa via GPS.

Você pode fazer isso em um computador, através do link a seguir, ou através de outro dispositivo da Apple. Isso vale para qualquer iPhone, iPad ou iPod Touch mais moderno

O processo todo é muito simples, bastando usar o mesmo ID Apple que utiliza em seu MacBook. O app mostrará com bastante precisão o local onde seu MacBook roubado se encontra.

2. Faça ele reproduzir um som

Outro recurso muito útil que pode ser encontrado no app “Buscar” é a possibilidade de emitir um som. Desta forma, se estiver próximo do MacBook, é bem mais fácil de encontrá-lo a partir deste som em questão.

Também é uma tática interessante para chamar a atenção de outras pessoas que estiverem próximas ao MacBook roubado. É claro que não aconselhamos que vá atrás do computador sozinho, já que a ajuda de um policial é bem mais segura.


3. Bloqueie o MacBook

Ainda no aplicativo “Buscar”, temos a opção de bloquear o MacBook. Basicamente, você vai marcar o dispositivo como perdido e ele será bloqueado com um código especial que só você terá acesso.

Desta forma, ninguém poderá usar o MacBook que foi roubado. Por si só, isso já inutiliza bastante o Mac e deixa seus arquivos e dados bem mais seguros que antes.

Vale mencionar que você pode escrever uma mensagem personalizada. Ela aparecerá na tela do MacBook bloqueado para qualquer um que tentar utilizá-lo.

4. Remova o Mac de suas redes sociais

mac redes sociais

Se seu MacBook foi roubado, é melhor considerar tomar medidas de segurança em relação às suas redes sociais também. Neste caso, sugerimos que encerre qualquer sessão que tenha criado nelas com o seu Mac.

Basta entrar na rede social em questão e procurar a opção de sessões ativas. Lá, você deve encontrar uma sessão feita com o MacBook, o que quer dizer que qualquer que consiga usar o computador pode entrar no seu perfil desta rede facilmente.

Encerre a sessão em tudo o que lembrar, impedindo que alguém entre no seu perfil sem inserir seu nome de usuário e senha. Esse processo pode ser meio demorado, mas vale a pena.

Isso impede que a pessoa tenha acesso a seus dados, informações e seus contatos. Como deve imaginar, é uma das melhores maneiras de evitar possíveis golpes.

5. Mude as senhas

Se quiser ainda mais segurança, sugerimos que também mude suas senhas. Isso vale para tudo o que já tiver usado e inserido no Macbook que foi roubado.

Pode ser um site de compras, seu perfil no Facebook ou mesmo um aplicativo em especial. No geral, é preciso reiniciar a sessão depois que uma nova senha é definida, o que significa que o ladrão também não terá fácil acesso a suas contas.

6. Apague o Mac

Infelizmente, também precisamos pensar nas piores situações. Caso não consiga resgatar o MacBook que foi roubado, pode ser uma boa ideia pensar em apagar seus dados.

A boa notícia é que isso pode ser feito de maneira totalmente remota. Ou seja, é possível realizar o processo mesmo à distância e sem saber onde o Macbook está no momento.

Isso pode ser feito com ajuda do app “Buscar”. A opção pode ser acessada em qualquer computador através do link a seguir ou em um dispositivo da Apple.

É bom lembrar que após esse procedimento, você não poderá tentar localizar o MacBook novamente. Por isso, é bom ter um backup a ser restaurado sempre.

7. Reporte o roubo

macbook foi roubado reportar

Independente de ter que bloquear, apagar ou tentar localizar o aparelho, é importante reportar que o MacBook foi roubado. Esta é uma das melhores maneiras de tentar reaver o computador, especialmente com segurança.

Fora isso, também é um passo mais do que necessário caso precise contactar sua seguradora. Atualmente, é cada vez mais comum colocar dispositivos tão caros como um Mac no seguro, então é algo que deve considerar.

De qualquer forma, com a polícia notificada e a possibilidade de rastrear o MacBook, as chances de trazê-lo de volta para casa já aumentam bastante.

Já sabe o que fazer se o MacBook foi roubado?

Deu para aproveitar as nossas dicas para saber o que fazer se o seu MacBook foi roubado? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das sugestões e se há algo mais que gostaria de ter visto na lista.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo