O que é o WhatsApp empresarial? Tudo o que precisa saber

  • Por Luciano Larrossa
  • 26/01/2021 às 12:31 atualizado em (26/01/2021 às 12:31)
  • 7min de leitura

Você sabe o que é o WhatsApp empresarial? Resumindo a história, nada mais é que uma versão do próprio WhatsApp, mas voltada para negócios.

Mas não ache que estamos falando do WhatsApp GB, uma versão alternativa do aplicativo de mensagens mais famoso do mundo que pode fazer com que perca os seus dados. O WhatsApp Business, como a versão empresarial é chamada, foi criada pelo próprio Facebook, que é quem gerencia o WhatsApp.

Ele se parece muito com o aplicativo convencional e o objetivo é justamente esse: ajudar empreendedores que buscam ganhar dinheiro em um negócio próprio. Só que sem obrigá-los a aprender a usar um novo aplicativo do zero, já que o WhatsApp empresarial possui interface igual ao do aplicativo principal.

Por outro lado, ele tem algumas funcionalidades que vão ajudar especificamente quem tem um negócio online e precisa de produtividade ao atender online. Por isso, veja a seguir o que é o WhatsApp empresarial, suas principais diferenças e vantagens em relação ao WhatsApp padrão e como começar a usá-lo!

Qual é a diferença entre o WhatsApp e o WhatsApp empresarial?

Enquanto você pode usar o WhatsApp convencional para atender online, para entrar em contato com amigos e familiares e compartilhar brincadeiras de WhatsApp, a versão business é exclusiva para quem está a trabalhar em um negócio próprio.

Tanto que não é possível tirar o online do WhatsApp nessa versão, por exemplo. Caso sua empresa esteja fora da hora de funcionamento, você pode programar mensagens automáticas avisando isso e mostrando aos seus clientes quando começa o atendimento.

Essa é uma das funcionalidades que marcam a diferença entre os apps, mesmo que eles sejam bem parecidos visualmente. Enquanto o WhatsApp convencional pode ser usado para qualquer coisa, o WhatsApp empresarial é focado na parte de negócios.

telas mostrando o que é o WhatsApp empresarial

Quais são as vantagens do WhatsApp Business?

Além de algumas funcionalidades que vamos citar a seguir, podemos dizer que a principal vantagem de saber o que é o WhatsApp empresarial e usá-lo é separar as mensagens pessoais das profissionais. Atire a primeira pedra quem nunca respondeu uma mensagem de trabalho para logo em seguida procrastinar um pouco trocando mensagens com amigos.

Outra vantagem dessa versão do WhatsApp é que você pode incluir informações do seu negócio na tela de perfil. Onde normalmente cabe apenas o seu nome, uma foto e uma frase de impacto, no Business você deve colocar seu email, formas de contato e até mesmo o endereço da sua loja física, caso tenha uma. É possível também indicar um horário de funcionamento.

Nesta área de endereço, inclusive, você pode deixar um link para abrir o Google Maps, indicando a aquele cliente como ele pode chegar em sua loja.

Essas não são as únicas vantagens. Além de programar mensagens automáticas para quando seu negócio estiver fora do horário de atendimento, você pode criar modelos de respostas rápidas, assim como já acontece no Instagram Direct. Ao fazer isso, pode agilizar respostas longas digitando apenas algumas letras, como se fossem um código.

Um “olá”, por exemplo, pode virar “Bom dia e bem-vindo ao Mercadinho de Filipe, em que posso ajudar?”. As respostas rápidas são uma das melhores vantagens para quem resolveu explorar e descobrir o que é o WhatsApp empresarial.

respostas rápidas do whatsapp business

Outra vantagem que merece menção é a possibilidade de incluir seu catálogo de itens na plataforma. Dessa maneira, seus clientes podem ver o que você tem disponível em estoque e encomendar direto pelo aplicativo.

O WhatsApp chegou a possibilitar pagamentos por meio do app, mas a falta de um esquema de segurança apropriado fez com que a plataforma deixasse de oferecer o serviço. Ainda assim, isso significa que, em um futuro próximo, possa receber pagamentos pelo WhatsApp por meio de um banco digital, por exemplo.

Vale mencionar que nesse modelo de WhatsApp também é possível atender a ligações, não apenas responder mensagens de texto.

Como funciona o WhatsApp Business?

Em termos práticos, ele funciona de modo muito parecido ao WhatsApp convencional. Tanto que é quase impossível distingui-los à primeira vista.

telas de conversa do aplicativo

Apenas após incluir etiquetas — que permite categorizar as conversas e facilita a organização — é que o WhatsApp empresarial começa a ficar diferente do convencional. Ainda assim, existem algumas regrinhas a cumprir.

A primeira delas é que você não pode ter um WhatsApp comum e um WhatsApp Business na mesma linha de telefone. Isso significa que será necessário ter outro chip em seu aparelho.

Alternativamente, o WhatsApp empresarial permite que registra um número fixo. Porém. ele precisa estar ativo para que você possa atendê-lo e receber o código de segurança no momento do cadastro.

Caso opte por registrar seu telefone fixo, você poderá responder às mensagens de texto a partir do computador, seja baixando o aplicativo para Windows ou acessando o WhatsApp Web. Ainda assim, é perfeitamente possível cadastrar um número fixo na versão empresarial e responder às mensagens no celular.

Como passar o WhatsApp para a conta comercial?

Se você quer deixar de usar o WhatsApp convencional para começar a usar a conta business no seu aparelho, não existe um meio de transferir. Você terá de desfazer sua conta no WhatsApp convencional, desvinculando o seu número e liberando-o para a versão empresarial.

Porém, um lembrete: você perderá todas as suas conversas quando desfazer sua conta. Por isso, certifique-se de fazer backup do WhatsApp antes de prosseguir!

Então, você poderá baixar o WhatsApp Business no seu Android ou iPhone. Depois, basta cadastrar o seu número normalmente, já que ele estará liberado para essa versão. Porém, vale lembrar de novo que, após fazer o registro, terá de arrumar outro número caso queira voltar a usar o WhatsApp convencional.

O que achou do WhatsApp empresarial?

O que achou dessa versão? Preferiu ela ao WhatsApp convencional ou acha que a edição padrão já atende ao que você precisa? Vale mencionar que, por ora, não há nenhuma cobrança para usar o WhatsApp Business!

Se você está procurando uma solução mais holística para atender online em seu negócio, o WhatsApp empresarial pode não ser para você. Especialmente para quem precisa realizar atendimento direto no site, ou também atende pelo Facebook Messenger, por exemplo.

Nesse caso, a solução talvez seja investir em uma plataforma de chat online. Nossa sugestão é que use o Jivochat!

De baixo custo, você paga mais à medida que a sua empresa vai crescendo e você contrata novos atendentes. Ainda assim, vale lembrar que até mesmo a conta para uma pessoa libera todas as funcionalidades do Jivochat.

Com a plataforma, você pode ter um centro de atendimento integrado, já que ele permite atender tanto os visitantes do seu site quanto pessoas que chegam à sua Fan Page do Facebook. Além disso, o Jivochat também permite incluir formulários para captar emails de visitantes que pediram atendimento e te permite gerar relatórios de performance.

Assim, você consegue avaliar como o seu atendimento está afetando o negócio. Outro detalhe importante é que todas as conversas são transcritas e ficam disponíveis para acessar a qualquer momento.

Quer saber se o Jivochat pode ajudar o atendimento online do seu negócio? Então acesse o link e se cadastre agora mesmo para testá-lo por 14 dias GRÁTIS!