Instagram libera figurinha “use a sua” que permite criar correntes
Instagram libera figurinha “use a sua” que permite criar correntes
Instagram libera figurinha “use a sua” que permite criar correntes

Instagram libera figurinha “use a sua” que permite criar correntes


O Instagram libera a figurinha “Use a sua”, uma novidade que vai ajudar os usuários na criação de desafios e correntes.


Um recurso com essa característica já era pedido por alguns usuários há um tempo, principalmente para conseguirem criar desafios.

Basicamente, a funcionalidade permite que os usuários respondam os stories de outros usuários com seus próprios stories e dêem continuidade a uma corrente.

A figurinha está sendo liberada para os usuários todos os usuários.

Confira nesse artigo como funciona o recurso que pode ajudar muito os criadores de conteúdo da rede social.

 

Leia também: 10 adesivos do Instagram que melhoram o engajamento dos Stories

 


Como funciona a figurinha “Use a sua”

Para acessar o recurso, basta tirar fazer uma foto normalmente para usar como stories e selecionar a ferramenta de figurinhas na barra de navegação superior;

instagram figurinha

 

Nessa parte, selecione a figurinha “Use a sua” para escrever seu desafio ou sua corrente no adesivo;

instagram figurinha

Como alternativa, você pode tocar no ícone de dados para criar desafios de forma aleatória, assim como em outros recursos dos stories do Instagram;

Para participar do desafio, seus seguidores precisam tocar em “Responder”, tirar uma foto e assim poderão posicionar a figurinha onde quiser;

Embora o objetivo do recurso tenha a intenção de fazer com que os usuários colaborem entre si, ele também pode ser uma forma de descobrir mais pessoas para seguir.

Quando clicar no adesivo na história de alguém, você poderá ver todos que participaram do desafio e visualizar suas histórias.

 

O lançamento desta figurinha acontece ao mesmo tempo que o Instagram disponibiliza o recurso figurinha de link nos stories e inicialmente limitou o recurso a empresas e criadores de conteúdo.

A disponibilidade global desses novas figurinhas visa dar aos usuários maneiras de colaborar e compartilhar interesses, à medida que o Instagram continua competindo de forma intensa com outras redes sociais.

 

Rivalidade com o TikTok

Ao que parece, o recurso é um semelhante ao “dueto” do TikTok, no entanto, a “use a sua” é um pouco diferente, pois você consegue ver as postagens de outros participantes na cadeia em um só lugar, enquanto o TikTok não exibe todos os vídeos que foram postados do conteúdo original.

O Instagram há um tempo tem lançado vários recursos que fazem um apelo claro a concorrência do TikTok, então não é nenhuma surpresa ver que a Rede Social está, mais uma vez, com essa prática.

Ao mesmo tempo, soa um pouco exagerado e essa repetição para tentar se adequar tendências de uso, parece que está indo longe demais.

O TikTok está tendo um grande engajamento e o Instagram quer se conectar a isso sempre que puder, a fim de evitar que os usuários migrem de seu aplicativo e usem funções semelhantes, a exemplo da nova figurinha.

 

Inovação do Instagram

O fato é que, com essa prática o Instagram e o Facebook demonstram que não são muito bons em ter ideias novas e originais para suas plataformas.

O que pode ser um obstáculo no seu esforço para reconquistar o público mais jovem e o CEO do Meta (antigo Facebook), Mark Zuckerberg, já notou que isso tornará o atendimento a jovens adultos uma prioridade em seus produtos, em vez de otimizar para usuários mais velhos.

Com o anúncio de plataformas como Horizon Worlds, fica claro a necessidade do Meta reter a atenção dos jovens dentro das suas plataformas..

A empresa sabe que precisa manter o engajamento com grupos de usuários mais jovens, para aumentar as chances de aceitação de suas futuras ofertas, alinhadas ao metaverso.

Os dados mostram que está perdendo nessa frente, com o uso do Facebook entre pessoas com menos de 24 anos diminuindo em relação ao década passada.

Uma questão importante nesse sentido é que o Facebook simplesmente carece de inteligência cultural e de compreensão a que o público mais jovem se comporta e é por isso que plaformas como o TikTok é regularmente capaz de desencadear e liderar novas tendências, assim como já vem acontecendo a um tempo

O Instagram já teve muita presença cultural, e linha de comunicação direta com as comunidades online criativas, mas desde que o Facebook (atualmente Meta) assumiu isso foi se perdendo.

O Facebook teve muito sucesso em “clonar” recursos do Snapchat e do TikTok, em graus variados, com o Stories sendo o vencedor principal, enquanto o Reels também foi um sucesso para o Instagram, mesmo que o uso ainda esteja muito atrás do TikTok.

Mas essas ações não estão ajudando o Meta a vencer na “concorrência cultural” de forma geral, portanto, não é mais visto como inovador porque perdeu o timing e o motivo principal é a replicação constante dos seus concorrentes.

 

Mudança de público

A Rede Social de Zuckerberg se tornou muito bom em trazer esses recursos para usuários menos experientes no mundo da internet que não são ativos nesses outros aplicativos mais recentes.

Mas para aqueles que estão sempre nas novas tendências, ou seja, os mais jovens acham as replicações do Facebook obsoleta e de fora do timing.

É comum usuários mais velhos começarem a usar recursos que os mais jovens já conhecem, e compartilharem para os mais jovens com um ar de novidade.

Isso está completamente ligado à abordagem de como o Instagram que está ligada a replicações, que em resumo o deixa um passo para trás, tirando o aspecto de líder que tinha.

O resultado é a perca da credibilidade e engajamento massivo do público mais jovem, mas que pode funcionar em um sentido mais amplo e trazer variedade para o engajamento no aplicativo através dessas tendências de uso originadas de outros aplicativos. 

A menos que o Instagram mude as coisas e comece a criar e liderar algumas dessas tendências principais, pode encontrar grande dificuldade para reconquistar a juventude.

 

Gostou de saber sobre a nova figurinha do Instagram?

Conseguiu acompanhar nosso artigo sobre a figurinha “Use a sua”? Então deixe um comentário dizendo o que achou ou se ficou com alguma dúvida.

 


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo