Adobe Reader
O padrão de arquivos PDF (Portable Document Format) foi criado em 1993 pela Adobe para representar documentos da mesma maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Quando criado, o arquivo PDF podia conter apenas textos, mas hoje em sua 10ª versão pode conter texto, gráficos, imagens e até vídeos, além de proporcionar outros tipos de interação como o preenchimento de formulários.
O PDF é um padrão aberto, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste padrão. Apesar de existir dezenas de aplicativos que leiam e gerem PDF, o mais conhecido e 100% compatível com todos seus recursos é o fornecido pela Adobe, sendo o mesmo dividido em dois aplicativos, o Adobe Acrobat, capaz de ler e criar o padrão, porém pago e a versão Adobe Reader que é destinada a leitura e hoje se torna um aplicativo essencial para qualquer computador.
As capacidades do programa vão além de exibir or arquivos no padrão PDF, é possível marcar textos e fazer anotações como se estivesse em um papel, porém tais funções podem vir desabilitadas no documento, bem como sua possibilidade de impressão, mas é raro encontrar documentos assim.
O Adobe Reader possui versões para os mais diferentes sistemas operacionais e para o windows mantém versões diferentes para o Windows XP e para o Windows Vista / 7, porém ambas podem ser obtidas no link abaixo. Existem versões em diversos idiomas, entre eles o Português.
Ao entrar para fazer o download, o sistema já identifica seu sistema operacional e oferece a opção correta para download. No download é oferecido o McAfee Security Scan Plus; no caso do usuário já possuir um antivirus em seu computador, recomendo desmarcar esta opção.
Como Funciona
Ao ser instalado no computador, o Adobe Reader já vincula automaticamente os arquivos .PDF para serem abertos com ele.
Sua interface é muito simples como pode se ver abaixo:
O Adobe Reader executa por padrão as seguintes opções em sua barra principal:
- Conversão de arquivo de PDF para Word ou Excel. É um serviço pago
- Conversão de arquivos para PDF. Também pago
- Salvar arquivo
- Imprimir
- Enviar arquivo por email ou através do serviço AdobeSendNow
- Página anterior e próxima
- Aumentar e diminuir o zoom
- Ajustar o Zoom na largura do documento
- Exibir uma página inteira
- Adicionar uma observação no documento
- Realça texto. Funciona como uma caneta marca-texto.
- Modo de leitura. Exibe apenas o texto, sem a barra de ferramentas
Conclusão / Opinião
O Adobe Reader é o leitor de PDF mais avançado que existe, afinal, é feito pela empresa dona do padrão de arquivo. É um instalador grande, mas que compensa pelos recursos apresentados. Existe versão para Windows XP, Vista e 7, alem de outros sistemas operacionais. Disponível em diversos idiomas, entre eles Português.