Google Acadêmico – Guia Completo 2020
Nenhum Comentário
Google Acadêmico – Guia Completo 2020
Google Acadêmico – Guia Completo 2020

Google Acadêmico – Guia Completo 2020

Nenhum Comentário

Quando se está fazendo um TCC ou simplesmente precisa de informações confiáveis acerca de algum tema, muitos recorrem ao Google. Contudo, ele tem uma ferramenta especializada para isso, o Google Acadêmico, e aqui iremos te ensinar como encontrar os melhores artigos lá!

Leia o nosso guia para saber tudo sobre a plataforma, como a usar e como encontrar exatamente o que está procurando.

Se você precisa saber mais sobre algum tema e quer informações mais técnicas, se está fazendo um TCC e quer referências ou para vários outros propósitos, utilizar do Google Acadêmico pode ser realmente a melhor opção.

Confira o nosso guia completo e descubra tudo que tem para saber sobre ele, além de como o utilizar!

1. O que é o Google Acadêmico?

O Google Acadêmico é um serviço de buscas completamente gratuito, oferecido pelo Google. Ele indexa textos inteiros e metadados de literaturas acadêmicas que vem dos mais variados jornais, em muitos formatos e sobre qualquer disciplina.

Foi lançado em 2004 em beta e, no período de 16 anos desde então, passou a ser um serviço extremamente bom e completo por meio do qual é possível encontrar artigos científicos, livros, teses, resumos, dissertações, bibliotecas de pré-publicações e muito mais.

Não existe um número oficial acerca do tamanho do banco de dados do Google Acadêmico, mas pesquisadores estimam que tenha por volta de 389 milhões de documentos, artigos, citações e patentes, fazendo dela o maior serviço de pesquisas acadêmicas do mundo.

A única coisa realmente criticada sobre ele é a falta de um processo de verificação realmente eficaz dos jornais que aparecem nos resultados, o que acaba por resultar na possibilidade de encontrar fontes não-confiáveis ou até predatórias.


O que é Google Acadêmico

Funcionalidades

Além de poder encontrar os melhores artigos no Google Acadêmico, é possível utilizar de uma das várias outras funções oferecidas por ele para vários outros fins.

  • Encontre informações acadêmicas em qualquer idioma desejado, com origem de qualquer país em um único lugar;
  • Explore trabalhos relacionados ao que está lendo, citações, autores e publicações;
  • Tenha fácil acesso a documentos completos por meio de sua biblioteca virtual;
  • Receba atualizações frequentes sobre as últimas novidades de áreas de pesquisa que você tenha interesse;
  • Saiba quem está citando as suas publicações por meio de seu perfil público;
  • Veja os documentos ranqueados assim como eles estariam se tivessem sido ordenados por pesquisadores, com as melhores fontes sempre no topo;
  • Tenha uma biblioteca virtual própria onde poderá armazenar e encontrar os artigos que mais te interessam quase como um Google Drive para literaturas acadêmicas.

2. Como encontrar os melhores artigos no Google Acadêmico?

Tendo esses conhecimentos prévios sobre o Google Acadêmico e sabendo por que realmente vale a pena usá-lo, nós vamos te ensinar a usar ele para encontrar o melhor resultado para sua busca.

Como usar?

O primeiro passo em saber como usar o Google Acadêmico é ir ao site oficial da plataforma por meio do link em qualquer um dos melhores navegadores de internet, seja em seu computador ou em seu smartphone Android e em seu iPhone.

tela inicial Google Acadêmico

Irá se deparar com uma interface bastante familiar, similar à página inicial da busca do Google. Para pesquisar, é necessário apenas que você digite o termo desejado. Com isso, você irá receber todos os resultados que o Google conseguir encontrar. Existe também a possibilidade de filtrar para mudar os resultados e como eles são mostrados:

  • Filtrar por data: Os resultados poderão ser de qualquer data, por padrão. É possível mudar isso ao selecionar algum ano específico ou digitar um período;
  • Alterar a classificação: A ordenação dos resultados é por relevância, por padrão. Caso prefira, pode também pedir para que eles sejam te mostrados por data, de mais recente para mais velho;
  • Alterar o idioma: Os resultados poderão ser em qualquer idioma, por padrão. Caso queira garantir que vai os entender sem precisar usar do Google Tradutor, pode delimitar os resultados para apenas o Português;
  • É possível, também, incluir ou excluir patentes e citações, marcando ou desmarcando as caixas.

filtros

Busca avançada

É realmente recomendado que você utilize da busca avançada do Google Acadêmico para melhor refinar os resultados e encontrar exatamente o que está buscando. Ative ela abrindo o menu representado por três linhas no canto da tela e depois clicando em “Pesquisa Avançada”.

Busca avançada

Existem as seguintes opções de refinamento de busca por meio da “Pesquisa Avançada”:

  • Encontrar artigos:
    • Com todas as palavras: Por meio dessa opção, todos os resultados irão ter TODAS as palavras escritas;
    • Com a frase exata: Por meio dessa opção, os resultados irão ter obrigatoriamente a FRASE EXATA que escreveu, sem qualquer alteração;
    • Com no mínimo uma das palavras: Por meio dessa opção, os resultados terão ao menos UMA das palavras buscadas, sem necessariamente conter todas;
    • Sem as palavras: Por meio dessa opção, as palavras escritas aqui serão EXCLUÍDAS dos resultados;
    • Onde minhas palavras ocorrem: Por meio dessa opção, você pode determinar se deseja que os termos buscados estejam presentes obrigatoriamente apenas no título ou se podem estar em qualquer lugar da página, seja título ou corpo.
  • Exibir artigos de autoria de: Por meio dessa opção, a busca irá retornar apenas resultados de autoria das pessoas com o nome aqui;
  • Exibir artigos publicados em: Por meio dessa opção, a busca irá retornar apenas resultados que tenham sido publicados nas revistas e jornais que pesquisou aqui;
  • Exibir artigos com data entre: Por fim, por meio dessa opção a busca irá retornar apenas resultados que tenham sido publicados entre os dois anos digitados.

Minha biblioteca

Quando encontra os artigos que estava buscando no Google Acadêmico, pode os adicionar à sua biblioteca para ter fácil acesso caso não os termine, ou simplesmente os queira revisar. Basta clicar no ícone de estrela abaixo deles para fazer isso. Acesse a sua biblioteca clicando em “Minha Biblioteca”, logo abaixo da sua conta.

minha biblioteca Google Acadêmico

Configurar alertas

Também é possível configurar alertas por meio do Google Acadêmico, para que sempre que novidades acerca de algum tema forem lançadas, você saiba.

alertas Google Acadêmico

Isso pode ser feito por meio do botão de “Criar Alerta” no lado esquerdo da tela. Depois, terá que configurá-lo, decidindo quais termos vai incluir, por que endereço de email que receber os alertas e quantos resultados quer por notificação.

O que achou do guia completo sobre o Google Acadêmico?

Diga o que achou sobre essa excelente ferramenta do Google e o que achou do nosso guia. Não se esqueça de conferir, também, tudo sobre o Google Maps e o Google Agenda, além de ver as melhores atividades para fazer em casa e promover o seu bem-estar na quarentena.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo