O que é e como usar o Google Acadêmico?
Nenhum Comentário
O que é e como usar o Google Acadêmico?
O que é e como usar o Google Acadêmico?

O que é e como usar o Google Acadêmico?

Nenhum Comentário

Se você está fazendo um TCC ou alguma pesquisa mais acadêmica, pode estar tendo certa dificuldade em encontrar informações e artigos apropriados. Uma maneira fácil de os encontrar e aprendendo como usar o Google Acadêmico, a plataforma de buscas do Google para conhecimentos mais técnicos.

Siga lendo aqui e descubra tudo sobre ele, além de como usá-lo para encontrar o que busca!

1. O que é o Google Acadêmico?

A primeira seção de nosso artigo irá abordar tudo o que você precisa saber sobre o Google Acadêmico, para depois então explicarmos como usar ele.

Ele é, de maneira simplificada, um serviço de buscas gratuito oferecido pelo Google, com um funcionamento muito similar ao serviço de buscas padrão da empresa. Contudo, ele tem o foco em indexar textos inteiros e metadados de literaturas acadêmicas que estão disponíveis nos mais variados jornais, e formatos, de qualquer disciplina.

Em 2004, foi lançado em beta. Desde então, evolui a ponto de ser considerado com facilidade o melhor serviço do tipo para buscas acadêmicas, independente de querer encontrar livros, teses, dissertações, resumos, bibliotecas de pré-publicação e artigos científicos, além de uma grande gama de outras coisas.

Mesmo que não disponibilize um número oficial do tamanho de seu banco de dados, pesquisadores estimam que a plataforma agregue por volta de 389 milhões de documentos, artigos, citações e patentes, sendo a maior ferramenta de busca acadêmica.

A coisa mais criticada sobre o Google Acadêmico é a falta de um processo de verificação mais completo dos jornais que inclui, o que acaba por resultar numa inclusão de muitas fontes não-confiáveis e até mesmo predatórias.

O que é como usar o Google Acadêmico


Funcionalidades

Além do óbvio, ser possível realizar buscas no Google Acadêmico, é bom saber o que mais dá para se fazer nele antes de descobrir como usar ele. Abaixo estão listadas as principais funcionalidades e capacidades dessa ferramenta.

  • Realizar pesquisas acerca de informações acadêmicas de qualquer lugar do mundo;
  • Explorar trabalhos e artigos relacionados, além de citações, autores e publicações;
  • Achar o documento completo por meio da biblioteca própria ou da internet;
  • Ficar sempre atualizada sobre qualquer área de pesquisa com facilidade;
  • Receber alertas sempre que alguém citar uma publicação sua por meio da criação de um perfil público;
  • Ranquear os documentos de maneira muito similar a como pesquisadores o fazem, fazendo com que as melhores e mais confiáveis fontes sempre estejam no topo;
  • Criar uma biblioteca própria virtual para que sempre tenha fácil acesso aos artigos mais relevantes para você.

2. Como usar o Google Acadêmico?

Agora que já conhece bastante sobre essa plataforma, iremos te ensinar como usar o Google Acadêmico para que você sempre encontre exatamente o que está atrás.

Como usar?

Para começar a usá-lo, é necessário ir até o site oficial em qualquer dos melhores navegadores de internet ao seguir o link. Vale lembrar que, mesmo que não tenha apps para Android ou iPhone, ele pode ser usado em smartphones pelo navegador. A página que vai se abrir é bastante similar à inicial do Google.

início

O processo de realizar buscas é bastante simples: basta digitar o termo ou a área que quer encontrar. Com isso, receberá todos os resultados com o termo buscado. É possível ainda refinar os resultados e alterar como a plataforma os mostra para você utilizando do menu na esquerda:

  • Filtrar por data: Por padrão, mostrará resultados de qualquer dada, mas é possível selecionar anos ou filtrar um período específico de tempo;
  • Alterar a classificação: Por padrão, ordenará os resultados por relevância, utilizando dos critérios escolhidos pelo Google, mas é possível mostrá-los por data;
  • Alterar o idioma: Por padrão, mostrará resultados em qualquer idioma, mas possível mudar para que mostre apenas resultados em Português, de maneira a não precisar do Google Tradutor para ler;
  • Incluir ou excluir patentes e citações ao marcar as caixinhas.
  • Incluir ou não patentes e citações, ao marcar e desmarcar as caixinhas abaixo.

Busca como usar o Google Acadêmico

Busca avançada

Outra maneira de usar o Google Acadêmico é utilizando da Busca Avançada, para refinar tudo ainda mais, o que pode ser feito no menu de três linhas no canto da tela. Clique nele e em “Pesquisa Avançada” para ver as seguintes opções de busca:

  • Encontrar artigos:
    • Com todas as palavras: Os resultados terão TODOS os termos da busca;
    • Com a frase exata: Os resultados terão a frase buscada, exatamente;
    • Com no mínimo uma das palavras: Os resultados terão no mínimo UMA das palavras buscadas;
    • Sem as palavras: Os resultados NÃO vão ter os termos buscados aqui;
    • Onde minhas palavras ocorrem: Pode definir se quer que os termos da busca estejam em qualquer lugar do resultado ou se quer restringir apenas ao título;
  • Exibir artigos de autoria de: Os resultados serão apenas dos autores cujos nomes foram escritos aqui;
  • Exibir artigos publicados em: Os resultados serão apenas de revistas ou jornais cujos nomes você digitar aqui;
  • Exibir artigos com data entre: Os resultados estarão delimitados entre os dois anos digitados.

Busca avançada

Configurar alertas

O último passo de saber como usar o Google Acadêmico é aprender como configurar alertas. Eles funcionam te mandando avisos sempre que algum termo de busca pré-estabelecido for utilizado, para que você sempre fique em dia. Basta clicar no botão de “Criar Alerta” para isso.

Configurar alertas como usar o Google Acadêmico

O que achou de nossa explicação sobre o que é e como usar o Google Acadêmico?

Diga na seção de comentários se gostou do artigo e se ele te ajudou, dizendo também se gosta da plataforma ou se prefere alguma alternativa. Confira, também, como lidar com o tédio na quarentena e as melhores atividades para fazer em casa e promover o seu bem-estar!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo