Criar um aplicativo: Aprenda como em 7 passos
Um Comentário
Criar um aplicativo: Aprenda como em 7 passos
Criar um aplicativo: Aprenda como em 7 passos

Criar um aplicativo: Aprenda como em 7 passos

Um Comentário

Se você quer ter um app próprio, mas não sabe absolutamente nada de programação, não tem problema, já que em sites como a Fábrica de Aplicativos você pode criar um aplicativo grátis com facilidade. Contudo, se você quer criar jogos ou ter acesso a funcionalidades mais avançadas como a de aplicativos para remover fundo de imagens, essa opção não vai funcionar.

Siga lendo abaixo para descobrir tudo sobre esse site excelente e comece a criar o seu aplicativo agora mesmo!

O que é a Fábrica de Aplicativos?

Como mencionado acima, a plataforma que iremos usar é a Fábrica de Aplicativos, provavelmente a mais conhecida no Brasil. Ela permite que os usuários criem Web Apps gratuitos, oferecendo suporte pela comunidade. O seu principal ponto é o fato de que, por meio dele, você não precisa saber nada de programação!

Essa plataforma é uma que está disponível em diversos idiomas e que é usada para a criação de centenas de aplicativos a cada dia. Oferece quatro planos para os usuários: o Grátis, o Essencial, o Pro e o Prime, cada um numa faixa de preço diferente.

Os planos pagos tem descontos no caso de você preferir fazer uma assinatura semestral ou anual, de 18% na semestral e de 27% na anual.

O Grátis evidentemente não tem nenhum custo para você, mas trás muitas limitações: só pode criar Web App e não um aplicativo propriamente dito, com propagandas, apenas 50 páginas na sua conta e 1GB de limite de transferência.

Essencial tem o custo (sem desconto) de R$49,00 por mês, trazendo para você a possibilidade de criar apps para Android sem propagandas. Permite, também, mais de 500 páginas na sua conta, 15GB de transferência gratuita e muito mais.

O plano Pro tem um custo bastante elevado, de R$129,00 por mês (sem o desconto). Nele, você pode criar apps para iOS, 1000 páginas na sua conta, 100GB de limite de transferência, suporte personalizado, formulários completos e mais.


Por fim, o Prime é um plano onde você vai contratar a equipe da Fábrica de Aplicativos para criar o app para você, com consultoria, integrações, design personalizado e todos os benefícios do Pro.

Planos

Como criar um aplicativo na Fábrica de Aplicativos?

Com tudo isso em mente, nós vamos então seguir ao passo a passo de como criar um app. Confira abaixo!

1. Cadastro

Para começar o cadastro, siga até o site oficial da plataforma por meio do link. Nessa página, então, Clique no botão que diz “Começar” para começar o processo. Você será redirecionado à página de cadastro com a conta Google ou com o seu email.

Para completar o cadastro, algumas informações pessoais são necessárias. São elas o seu nome completo e o número de telefone. Você, então, será redirecionado à um guia de criação.

2. Definições do app

Agora, você deverá selecionar a categoria do aplicativo que quer criar, começando com a categoria dele, a partir de várias opções. Defina o tipo do app dentro da categoria (ou deixe para depois).

Definições do app criar um aplicativo

Faça o upload do seu logo, se ele já existir, ou crie um posteriormente. Escolha o nome que o seu app vai ter e prossiga. Agora, escolha como quer criar o aplicativo, se a partir de Temas existentes, se quer usar Layouts para criar o seu próprio app ou se quer transformar um site num app.

Escolha, ainda, qual a cor principal de destaque que o seu aplicativo terá e então poderá prosseguir para a edição mais a fundo dele.

3. Editor principal criar um aplicativo

O editor de aplicativo na Fábrica de Aplicativos conta com quatro seções para você criar exatamente o que deseja. Na tela principal dele, você poderá alterar o nome, a categoria, a área de especialização, a descrição dele e a visualização.

Editor principal criar um aplicativo

4. Conteúdo do app

A segunda aba do editor do aplicativo é a que você vai usar para inserir e personalizar os conteúdos. É uma longa lista de possíveis adições, como álbum de fotos, um catálogo, informações para contato e mais.

Além disso, pode optar por incluir uma série de links para as suas mídias sociais, como o Twitter, o Facebook o LinkedIn e muitas outras opções.

Conteúdo do app criar um aplicativo

5. Editor visual

É aqui que a mágica realmente acontece. No editor visual você poderá alterar a fundo a aparência do aplicativo que vai criar, com várias opções: se quer que o cabeçalho apareça ou não, configuração de modo de exibição, alteração da opacidade, tipo de cor, tamanho dos ícones e mais.

Pode escolher também o tema principal dele, personalizando as cores, incluir imagens para fundo, cabeçalho e abertura, e configurar os ícones do aplicativo.

Editor visual criar um aplicativo

6. Configurações

Essa opção do editor está restrita a usuários que tenham contratado um plano. Nela, você poderá controlar o acesso ao app, pedindo um login ou não, uma personalização do login, qual tipo de publicidade quer incluir na sua aplicação e mais.

Configurações

7. Publicar

Com tudo isso, você vai poder publicar o aplicativo que acabou de criar. Isso vai se dar ao clicar no ícone de Publicar no canto superior direito da tela. Com isso, poderá decidir se quer que ele seja um Web App gratuito ou se você quer aderir ao plano pago para o publicar na loja de apps.

E aí, gostou do nosso guia de como criar um aplicativo?

Deixe nos comentários se já conhecia essa plataforma bastante completa ou se ela foi uma novidade para você. Lembre-se de conferir, também, a nossa lista dos melhores aplicativos para fazer reuniões em equipe, a dos aplicativos para transformar texto em áudio e a dos aplicativos de relacionamento para ter uma inspiração!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Evy 13 de setembro de 2020 21:47

    Crie Aplicativos ANDROID e IOS com Ionic 5 clicando aqui:
    https://bit.ly/32p40l0

Voltar ao topo