12 Formas de ganhar dinheiro com lives (Garantido)

  • Por Pedro Bala
  • 12/05/2023 às 14:42 atualizado em (26/09/2023 às 14:08)
  • 19min de leitura

Certamente, uma das maneiras mais fáceis de ganhar proximidade com sua audiência é através de lives. Afinal, com as transmissões ao vivo, seus seguidores podem ter contato e tirar dúvidas diretamente com você. No entanto, você sabia que ao optar por esse tipo de conteúdo, existem formas de ganhar dinheiro com lives?

Isso mesmo. Existem muitas maneiras de monetizar fazendo transmissões ao vivo. Algumas delas são:

  • Live Shopping;
  • Patrocínios;
  • Live privada para membros;
  • Entrevista paga através de lives.

Mas essas são apenas algumas formas de monetizar seu trabalho on-line e ter uma fonte lucrativa de renda com transmissões ao vivo. Nesse artigo, vamos apresentar 12 formas de ganhar dinheiro com lives para que você possa aprender novas maneiras de monetização que possivelmente ainda não havia pensado.

Como ganhar dinheiro fazendo lives?

Existem diversas formas de ganhar dinheiro fazendo transmissões ao vivo. Algumas são mais simples, outras podem requerer um pouco mais de esforço, porém, todas podem dar resultado a curto ou médio prazo. Se você já usa softwares ou plataformas para fazer live, o próximo passo é descobrir como potencializar a monetização do seu conteúdo de maneira criativa e estratégica.

Porém, se você ainda não escolheu um software, precisará dar primeiro esse passo. Entre as melhores plataformas que já testamos, podemos recomendar:

Você também vai querer conhecer esses 12 melhores aplicativos para fazer lives no Android ou iPhone.

As transmissões ao vivo estão disponíveis para criadores de conteúdo há muito tempo, mas ganharam força mesmo logo após a pandemia da COVID-19. Como as pessoas não podiam mais sair de casa, elas passaram a demandar mais conteúdo na internet, então, ganhar dinheiro com lives passou a ser algo comum para criadores de conteúdo.

Por essa razão, aproveitar as oportunidades que essa modalidade oferece pode ser uma excelente forma de você ganhar dinheiro vendendo um produto ou falando de um patrocinador. Com isso em mente, vamos para nossa seleção de 12 formas de ganhar dinheiro com lives.

lives ganhar dinheiro

1. Live Shopping

Abrindo nossa lista de formas de ganhar dinheiro com lives está o Live Shopping. Essa é uma das formas mais utilizadas pelas grandes marcas e também por grandes influenciadores. Através dessa modalidade, você combina as transmissões ao vivo com o comércio eletrônico.

Com o Live Shopping, os possíveis compradores do seu produto podem ter um envolvimento mais interativo com você, que pode aproveitar a oportunidade para mostrar na prática como o produto que pretende vender funciona, eliminando assim as dúvidas que as pessoas podem ter sobre ele.

Sabe quem se dá muito bem com o Live Shopping? A Virgínia Fonseca, uma das maiores criadoras de conteúdo do Brasil e dona da marca Wepink. Em abril de 2023 a influenciadora declarou que em apenas 13 horas de live, conseguiu faturar R$22 milhões com seus produtos. Essa transmissão repercutiu tanto que também foi mencionada em nossa lista de 40 estatísticas sobre lives.

Apesar de estarmos falando de uma pessoa com dezenas de milhões de seguidores apenas no Instagram e de muitas horas de live, você pode usar essa estratégia para vender diferentes tipos de produtos, tudo isso colocando metas de valores que se adaptem à sua realidade.

Ahhh, e lembre-se de que fazendo uma live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo, você pode potencializar o seus lucros com a transmissão ao vivo.

2. Donativos de fãs

Para fazer lives e ganhar doações de seus fãs, em primeiro lugar, você precisa cativá-los. Por isso, invista em criar conteúdos de qualidade para que nas transmissões ao vivo que realizar, seja no YouTube, Instagram ou Tiktok, você consiga receber essas doações.

Durante suas lives, busque agregar valor à sua audiência também. Separe as principais dúvidas que ela já expressou em outros conteúdos e responda-as na live. Além disso, você pode oferecer algum incentivo para seus fãs realizarem doações para você, como acesso a um grupo privado no Telegram ou no WhatsApp, onde você fará conteúdos exclusivos.

Também não tenha vergonha de deixar claro como a ajuda de seus seguidores é importante para o seu trabalho. Afinal, quando o criador de conteúdo ganha dinheiro com isso, o incentivo e o tempo disponibilizado para continuar é maior, resultando em mais conteúdo sendo criado. 

Também precisamos destacar que não vale fazer uma live apenas para conseguir doações. Seja consistente e planeje fazer mais transmissões ao vivo durante o mês, para que tenha resultados ainda melhores.

Leia também: Jogos que dão dinheiro de verdade: Os 18 melhores

3. Lives privadas para membros

Com as lives privadas para membros, você consegue mostrar grande autoridade sobre seu conteúdo ou produto oferecido. Para que as pessoas se sintam confiantes e confortáveis em consumir o que está oferecendo, é necessário que você crie conteúdos que agreguem valor na vida de seus seguidores de forma gratuita, para que eles saibam que nas transmissões exclusivas irão obter muito mais benefícios.

Existem diversas plataformas onde você pode realizar lives privadas. Alguns exemplos são o Patreon, YouTube Memberships, Zoom e Google Meet. Se você não quiser aparecer nessas lives e deixar que sua audiência escute apenas sua voz, o Telegram pode ser uma excelente escolha. No entanto, tenha em mente que as pessoas estão pagando. Por isso, é importante saber o que agrada mais ao seu público.

Ao definir os valores, pense em algo que seja razoável para ambos os lados. Isso significa que o preço cobrado por esta live deve ser interessante tanto para a sua audiência quanto para você, que vai precisar se dedicar para criar um conteúdo diferenciado que não é encontrado em outros lugares de forma gratuita. 

Aqui deixamos uma dica que pode agregar ainda mais valor às suas lives privadas: tenha uma comunidade. Criar um grupo com os membros de suas transmissões ao vivo pode ser muito bom para que você tire dúvidas deles e discuta conteúdos que eles gostariam de ver, algo que ajuda muito no direcionamento da live.

4. Anúncios de produtos e serviços

Seguindo a nossa lista de como ganhar dinheiro com lives estão os anúncios. Se você já tem muitos seguidores nas redes sociais, essa pode ser uma excelente forma de monetizar através de transmissões ao vivo. Porém, ao escolher a plataforma para se aventurar nessa modalidade, você precisa saber quais são os requisitos que ela exige antes. 

Apesar de ser uma forma interessante de ganhar uma renda, você deve se atentar a frequência com que os anúncios vão aparecer em suas lives. Afinal, não pode deixar seus seguidores entediados e sem vontade de ver seu conteúdo pela quantidade de propagandas. Se isso acontecer, você vai perder audiência e sem audiência não tem como arrumar anunciantes. Se você for um gamer, por exemplo, pode deixar os anúncios aparecerem apenas depois que você terminar uma partida.

Optando por utilizar esse recurso, você também pode exibir um ou mais de seus patrocinadores na live. Isso pode agregar mais valor a ela. Agora, se você tem um link de afiliado, que tal utilizar esse momento de anúncio para divulgá-lo? Pode ser uma alternativa de conseguir aquela renda extra muito melhor do que ficar fazendo spam por aí. Se você conseguir oferecer algum código de desconto em sua live, pode aumentar a chance de venda, pense nisso.

Contudo, busque sempre escolher anúncios que tenham a ver com o tema da sua live. Se você estiver falando de jogos, dificilmente vai conseguir vender um produto que ensina uma pessoa a cozinhar melhor. Por isso, seja estratégico na hora de colocar seus anúncios. Com um conteúdo de qualidade e seguidores engajados, você pode conseguir um bom resultado com anúncios em suas transmissões ao vivo.

Vale ressaltar que, para atrair anunciantes, suas lives não podem ter falhas técnicas causadas por um sinal de internet ruim. Portanto, pesquise antes qual o mínimo de internet para fazer uma live.

5. Patrocínios

Para ganhar dinheiro com lives através de patrocínio, você precisa saber quais são as marcas que conversam com seus conteúdos. Logo depois, é hora de pensar em uma estratégia para chamar a atenção dessas marcas para que elas enxerguem você. Uma opção é identificar quais problemas a marca pode ter para chegar até seus clientes e aumentar suas vendas, se apresentando como uma solução para isso.

Depois disso, faça um mídia kit e entre em contato com as marcas que você estudou, seja por e-mail ou até mesmo redes sociais. Além de mostrar seus números de audiência, não esqueça de caprichar na hora de falar sobre você e sobre os conteúdos que oferece. As marcas precisam criar identificação com você para terem certeza que conseguirá conversar com o público delas.

Quando você conseguir esse patrocínio, chegará a hora de colocar a mão na massa. Sendo assim, na hora de fazer sua transmissão ao vivo, divulgue a marca de maneira natural. Naturalmente que sua audiência vai saber que você está sendo pago para falar sobre aquele produto, mas não há necessidade de fazer isso de maneira engessada. Busque ser criativo para que as pessoas assistam sua publicidade até o final.

Se você ainda não tem experiência com divulgações criativas, existem alguns criadores de conteúdo que conseguem fazer isso muito bem, como, por exemplo, as tiktokers Jessica Diniz e Lara Santana. Busque um estilo que agrade a sua audiência e faça conteúdo único em suas lives com patrocínios para que tenha ótimos resultados e consiga atrair mais marcas interessadas em fazer divulgações com você.

6. Infoproduto

Infoproduto

Se você conseguiu criar um curso de qualidade e que tem demanda no mercado, vendê-lo através de transmissões ao vivo pode ser uma excelente forma de ganhar dinheiro com lives. Use essa modalidade de conteúdo para explicar o que seus espectadores irão encontrar no material que irá adquirir e como ele pode agregar valor à vida, à carreira ou ao negócio deles.

Uma boa estratégia para isso é criar posts chamando para a live. Dessa forma, você poderá coletar dúvidas e objeções para resolvê-las ao vivo e ainda entender quem entre seus seguidores tem mais interesse no curso. Como resultado, você conseguirá criar um material mais adaptável ao seu público-alvo, aumentando as chances de venda.

Sabemos que é sempre bom que as lives sejam autênticas. No entanto, isso não quer dizer que você não possa fazer um roteiro para ela. Isso é muito necessário para não esquecer de falar coisas extremamente importantes para a venda do seu curso. Nesse sentido, tenha bem estruturado como ele pode agregar mais valor do que outros da mesma modalidade.

Pense em como criar senso de urgência sem ser sensacionalista ou enganar sua audiência. Seja transparente com a venda do curso e, durante a live, ofereça algum benefício, como desconto ou até mesmo um material adicional exclusivo para quem adquirir o curso durante a transmissão. Não deixe de lado os recursos visuais, pois eles também são muito importantes para tornar seu conteúdo mais atraente.

7. Afiliados

Já demos aqui uma pincelada em como monetizar com afiliados, mas agora vamos falar mais sobre esse tema. Para conseguir explorar bem esse universo, você precisa ter um programa de afiliados que tenha relevância e que converse com sua audiência. Afinal, não adianta nada você ter a possibilidade de ganhar uma comissão boa com a venda e não conseguir vender porque seus seguidores não estão interessados neste produto.

Ao escolher o produto, busque ter um link de afiliado diferenciado para sua audiência. Dessa maneira, você conseguirá medir o quanto conseguiu vender com a transmissão ao vivo. Além disso, você pode contar com a ajuda de seu próprio público no conteúdo da live. Incentive que eles façam perguntas que o ajudem a mostrar sua autoridade e a fazer com que mais vendas sejam realizadas.

Você também não pode deixar de pensar em quem vai assistir sua live depois. Geralmente, os criadores de conteúdo deixam suas lives salvas para que as pessoas possam ver posteriormente. Para que mesmo gravada a sua transmissão ainda lhe gere lucros, deixe claro que irá deixar o link especial na descrição ou nos comentários fixados do vídeo. Se estiver em redes sociais que não disponibilizam acesso dessa maneira, como é o caso do Instagram, avise que o link estará na bio.

Ainda falando do processo pós-live, verifique como foram suas conversões. Se elas não tiverem sido boas, não desista. Busque repensar em uma forma de melhorar sua estratégia de vendas. Estude a concorrência e veja o que está dando certo para eles e descubra como adaptar isso para seu público e também para sua linguagem. Mais uma vez, reforçamos a importância de ser autêntico para vender mais.

A Amazon é um dos maiores ecommerces do mundo e oferece um excelente programa de afiliados, onde você pode se cadastrar e anunciar produtos em suas lives. Saiba como fazer parte do Amazon Afiliados para ganhar dinheiro.

8. Mentorias

Mentorias

Esse termo está cada vez mais popular, e por que não utilizar a mentoria para ganhar dinheiro com lives? Seja individual ou coletiva, ser mentor em determinado assunto pode ser bem lucrativo. Ao conseguir ajudar uma pessoa com esse conteúdo exclusivo, ela pode te indicar para outras e isso te ajuda a ter uma renda extra muito boa. Por isso, invista em um bom planejamento de tempo e conteúdo.

Faça conteúdos que sejam exclusivos e valiosos. Ao contrário das lives privadas, você pode cobrar um valor maior pela mentoria, mas para isso precisa oferecer conteúdo que realmente traga valor para a vida das pessoas. Não deixe sua audiência sair da sua mentoria acreditando que o que você falou é mais do mesmo e que ela pode encontrar o seu serviço de graça na internet.

Durante a sua live de mentoria, você vai precisar manter a atenção da sua audiência, assim como em qualquer conteúdo. Então faça um roteiro bem estruturado e uma apresentação chamativa. Não esqueça que precisa deixar seus mentorandos satisfeitos. Por isso, encontre o equilíbrio entre o conteúdo que precisa passar e as dúvidas que precisa tirar da sua audiência.

Com isso em mente, capriche na divulgação da mentoria. Realize lives para falar que está abrindo vagas, busque parcerias com outros criadores de conteúdo para divulgar o seu e não deixe de criar o senso de urgência. Faça uma pesquisa de mercado para conseguir um marketing perfeito que converse diretamente com seu público-alvo.

Você já tem todos os equipamentos necessários para fazer uma live? Nós reunimos neste artigo as 10 coisas que precisa comprar em setup barato para fazer live.

9. Entreviste pessoas sendo pago por isso

Existem muitas marcas que preferem mostrar o rosto das pessoas que fazem os serviços acontecer, como seus diretores e sócios. Isso porque dessa maneira elas conseguem fazer com que seus produtos alcancem uma audiência muito maior através da identificação. No entanto, elas sabem que para que seu produto alcance mais pessoas é necessário encontrar uma boa audiência, e influenciadores podem ser muito importantes nessa jornada.

E é aí que você pode conseguir uma renda extra. Deixe claro que seu perfil está disponível para entrevistar CEOs de empresas, pessoas com cargos de diretoria ou gerência e até mesmo colaboradores que trabalham para que o produto da marca chegue com qualidade nas mãos dos clientes. Se você tem habilidades para entrevistas, essa pode ser uma excelente escolha para monetizar e ainda entregar conteúdo de qualidade para sua audiência.

E se você conseguir agregar ainda mais valor à sua live, convidando pessoas relevantes para seu nicho que não costumam dar entrevistas, por exemplo, pode optar por privar essa live e cobrar ingresso para que as pessoas a vejam, mas sempre focando em um valor que seja justo para você e acessível para seus seguidores. Afinal, não adianta nada colocar um preço elevado que ninguém pode pagar.

Sempre que for fazer uma live com entrevista paga, faça uma boa divulgação antes para que as pessoas saibam que ela irá acontecer. Faça essa comunicação em horários diferentes para que consiga alcançar mais pessoas e ter sucesso em sua entrevista. Além disso, salve os números da live para que possa apresentá-los para mais pessoas ou marcas que desejam comprar esse serviço de você.

10. Participação em eventos

Existe também a possibilidade de você ir a um evento e fazer uma transmissão ao vivo por lá, sendo recompensado por isso. Existem pessoas que pagariam por esse conteúdo, pois gostariam de estar em um evento, mas não vão devido à logística ou deslocamento, que pode ser bem mais caro do que assisti-lo em casa.

Mas não são apenas pessoas físicas que podem pagar por isso. Empresas podem estar dispostas a investir para que você faça uma live divulgando o evento e mostrando como ele está. Embora muitas pessoas possam fazer isso de forma orgânica, pagar um criador de conteúdo traz uma grande visibilidade e, além disso, a marca consegue materiais audiovisuais de maior qualidade.

Você também pode fechar uma parceria com uma marca para representá-la em determinado evento, divulgar o trabalho dela por lá e ainda colocar um plus de que fará uma live na rede social da empresa. Isso pode fazer com que ela alcance um público maior e ainda ganhe mais seguidores, a partir de pessoas que estão interessadas em saber o que está acontecendo no evento, principalmente se for um de grande notoriedade.

Não esqueça da regra básica de caprichar na divulgação para que as pessoas saibam da existência dessa transmissão ao vivo. Quanto maior for sua audiência, melhor e mais fácil será conseguir outro patrocínio para uma live em um evento, pois você terá números e casos para mostrar como sua divulgação pode ser interessante.

11. Super Chat

Super chat

Você já ouviu falar sobre o Super Chat do YouTube? É uma ferramenta incrível que aumenta a interação entre os criadores de conteúdo e seus inscritos. E adivinhe só: além de proporcionar uma interação mais próxima, também é uma forma de monetização.

Quando você fizer uma live, os seguidores têm a opção de comprar “Super Chats” para destacar suas mensagens, ou seja, com uma pequena doação, é possível fazer com que o comentário de um determinado espectador permaneça visível por mais tempo durante a live. O valor doado vai aparecer junto ao comentário.

Além disso, o Super Chat permite adicionar cores vibrantes aos comentários, tornando-os ainda mais chamativos durante a live. Vale lembrar que, dos valores doados através do Super Chat, o criador de conteúdo recebe 70%, enquanto o YouTube fica com os 30% restantes. Então, quando quiser usar essa estratégia do Super Chat, lembre-se dessa divisão.

A grande vantagem do Super Chat do YouTube é a oportunidade que oferece aos seus espectadores de te apoiar. Em troca da doação, o comentário deles ganham destaque e com isso eles tem uma chance maior de ser notado por você durante a transmissão ao vivo.

Não se esqueça de que para fazer lives você vai precisar de um bom headset. Conheça os 12 melhores fones de ouvido para streamers e lives.

12. Venda de NFTs

Fechando a nossa lista de como ganhar dinheiro com lives, tem a venda de NFTs. Essa é uma opção moderna para monetizar suas lives. Hoje virou moda a venda de Tokens Não Fungíveis, ou NFTs, de artistas e influenciadores, e pode ser uma excelente maneira de incrementar sua monetização.

NFTs são ativos digitais únicos que utilizam a tecnologia blockchain para confirmar sua autenticidade e singularidade. Na prática, você pode criar uma coleção de NFTs com suas melhores imagens ou artes digitais e vender para sua audiência durante as lives.

Outra maneira criativa de usar NFTs é transformar momentos memoráveis de suas lives em ativos digitais. Se algo inesperado, engraçado ou marcante acontece durante a transmissão, esse momento poderia ser eternizado e vendido como um NFT. Isso cria uma oportunidade para seus seguidores possuírem um pedaço da história do seu canal.

NFTs também podem ser usados para proporcionar acesso exclusivo a experiências ou benefícios. Por exemplo, você pode criar NFTs que concedem aos compradores uma sessão de live privada, acesso antecipado a novos conteúdos ou até mesmo a chance de opinar sobre o conteúdo da sua próxima live.

Aprendeu como ganhar dinheiro com lives?

Agora você tem conhecimento suficiente para conseguir ganhar dinheiro com lives. Monetize seu conhecimento agregando mais valor para sua audiência. Foque em engajar seus seguidores para que suas campanhas sejam lucrativas. Apesar do sucesso de uma live monetizada não ser imediato em muitos casos, com constância, uma boa estratégia e definição de um público-alvo, você pode conseguir bons resultados.