8 problemas comuns do Mac e como resolvê-los
Por Equipe Apptuts
13 Comentários
8 problemas comuns do Mac e como resolvê-los
8 problemas comuns do Mac e como resolvê-los

8 problemas comuns do Mac e como resolvê-los

Por Equipe Apptuts
13 Comentários

Se você tem um Mac sabe que vez ou outra aparecem alguns probleminhas que podem ser uma grande dor de cabeça. Um travamento aqui, um errinho ali, e logo vários outros problemas vão se juntando em uma grande bola de neve se você não corrigi-los assim que aparecem.

A sorte é que o Mac OS é um ótimo sistema, que dá suporte para resolver essas questões do dia a dia de forma rápido e fácil. Aqui embaixo você confere como resolver os problemas mais comuns do seu Mac!

1- Ponteiro do mouse travado

mouse travado mac

Não existe um dono de Mac que já não tenha enfrentado a temível bola de praia do mouse. Toda vez que seu Mac “congela”, o seu cursor do mouse vira essa bolinha de praia simpática, que não para de rodar te impedindo de clicar em outras janelas.

Para cancelar o processo de carregamento e liberar seu computador, tente apertar Cmd+. Se isso não funcionar, mate o processo na mão, apertando Cmd+Option+Esc ou segurando Option.

command option esc

Na pior das hipóteses, é só esperar o Mac terminar de trabalhar e enfim liberar o uso. Este é, sem dúvida, um dos problemas no Mac mais comuns.

2- Aplicativo travado no Mac

fechando um app no mac


Caso um programa que você tentou abrir travou e não termina de carregar de forma alguma, o melhor a se fazer é forçar o fechamento. Para isso é só clicar com o botão direito do mouse (ou com dois dedos no Trackpad) e selecionar Forçar saída / Force quit.

Se você não conseguir acessar o Dockpad, aperte Command + Option + Escape para abrir a janela de gerenciamento e fechar o programa diretamente por lá.

3 – Meu Mac não desliga, e agora?

mac nao desliga

Se seu Mac não desligar assim que você dá o comando, existem alguns passos a se tomar para saber o que está acontecendo. O primeiro de todos é observar se tem algum programa no seu Dockpad “saltando”. Normalmente programas que requerem que você salve os arquivos antes de fechar seguram o desligamento da máquina. Se este for o caso, é só executar os passos ensinados na dica anterior.

Porém, se você aguardou muito tempo e o computador ainda não desligou, seu último recurso é forçar o desligamento, segurando o botão Power por 5 segundos até que a tela fique preta.

Lembre-se que esse último método é só uma medida de emergência e não deve ser usada com frequência.

4- Meu Mac anda lento demais

Como qualquer computador, seu Mac usa a memória física (aquela para guardar seus arquivos pessoais e programas) para melhorar a performance. Quando você lota seu computador de arquivos, o sistema não consegue circular bem, gerando travamentos e queda na velocidade.

A primeira coisa que você tem que fazer é limpar sua lixeira e sua pasta de Downloads.
Normalmente sem esquecemos de esvaziar o lixo e de limpar a pasta para onde vão os arquivos baixados. Várias vezes você vai se deparar com arquivos que você nem vai usar mais e estão lá ocupando espaço.

Além disso nunca esqueça de monitorar os seus programas ativos dentro do monitor de atividades. Abra o Spotlight com o comando Command + Espaço e digite Monitor, selecionando a primeira opção. Lá você verá quais são seus programas mais pesados e também conseguirá fecha-los, economizando memória RAM.

monitor no mac

monitor de atividades mac

5- Tela cinza com texto – problemas com Kernel

tela cinza no mac

Se você viu essa tela quando estava iniciando o seu Mac, não precisa se desesperar. Ela indica que o sistema teve problemas para iniciar e pede para você segurar Power e desligar a máquina.
Normalmente fazendo isso o problema já está resolvido, mas se continuar acontecendo com frequência faça os seguintes passos:

  • Desconecte todos os dispositivos conectados, deixando apenas o Mouse, e ligue a máquina. Se ela funcionar corretamente, o problema está em algum desses dispositivos.
  • Se mesmo assim ela continuar apresentando problema, entre no modo Safe Boot.
    Para fazer isso, desligue seu Mac e ligue novamente, mas dessa vez segurando a tecla Shift até que o logo da Apple apareça na tela. Se seu computador iniciou corretamente, tudo certo. Reinicie a máquina.
  • Se ainda assim seu computador continuar apresentando o erro, você terá que fazer uma limpeza no seu disco rígido. Ligue seu computador segurando Command + R para entrar no modo de Diagnóstico.
    Selecione Utilitário de Disco, seu HD interno e peça para Verificar. Se aparecer algum problema após o processo, clique em Reparar Disco.

Se após todos esses passos seu computador ainda apresentar problemas, pode ser necessário enviar para a assistência técnica autorizada.

6- Meu Wi-Fi não funciona

wifi não funciona mac

Se está com problemas com o Wi-Fi do seu Mac, veja se essas dicas te ajudam:

  1. Desligue seu Wi-Fi pelo painel do Mac e desligue seu roteador.
  2. Ligue tudo novamente e faça o teste. Se mesmo assim não funcionar, pode ser necessário ativar o modo de 5GHz.
  3. Para isso, aperte Command + Espaço e digite Preferências de Rede. Entre na primeira opção.
  4. Clique em Avançado, procure pelas redes em 5GHz e arraste-as para o topo da lista. Teste.

Se mesmo assim não funcionar, o problema deve ser de Hardware, nas peças do seu Mac. Não deix de levá-lo para a Assistência Técnica.

7- Meu Macbook não carrega

meu mac nao carrega

Se quando você coloca seu carregador, seu Mac não dá nenhum sinal de vida, tem alguns passos a se fazer antes de correr para a assistência técnica. Veja se isso funciona:

  1. Para fazer sua bateria ser carregada novamente, teremos que resetar o Controlador de Gestão do Sistema (SMC em inglês).
  2. Desligue o computador.
  3. Conecte o adaptador de alimentação MagSafe ou USB-C a uma fonte de alimentação e ao computador.
  4. Pressione as teclas Shift + Control + Option do lado esquerdo e o botão liga/desliga ao mesmo tempo.
  5. Solte todas as teclas e, em seguida, pressione o botão liga/desliga novamente para ligar o Mac.

Feito isso seu SMC estará devidamente resetado e sua bateria deve voltar ao normal.

8- O Disco de Inicialização está cheio

disco inicialização cheio mac

Para este problema em especial, não há muito o que fazer a não ser:

  • Limpar os arquivos que não tem mais utilidade
  • Comprar outro HD interno OU investir em um HD externo

Para limpar seus dados, um aplicativo que irá ajudar a dizer quais são os arquivos que mais tomam espaço é o Disk Inventory X. Você pode baixar ele aqui.

Qualquer uma dessas opções irá desafogar o seu Mac e fazer com que ele inicie mais rápido e sem problemas. Lembre-se que um HD interno vazio rende mais velocidade e menos erros para o seu Mac.

E aí, conseguiu resolver seus problemas no Mac?

Esquecemos de algo para deixar seu Mac mais fácil e rápido de usar?
Não deixe de falar aqui embaixo nos comentários!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

13 Comentários

  1. patricia 26 de junho de 2017 19:38

    muito boas dicas, eu vou ver porque meu mac est’a lento.

    No meu caso estou com um problema, o meu comand Z não funciona, os outros comand funcionam. Alguém tem uma dica?

  2. Joao junior 16 de julho de 2017 20:26

    Galera, boa noite, tenho um iMac 2008, fui apagar ele no icloud.com e o pc desligou e voltou numa tela branca com uma pasta e um ponto de interrogação piscando e nao sai disso, ja tentei os comandos Schift + option + command +r nada tentei command + R nada nao da nada alem de nada , o que posso fazer ? Se alguem souber me ajude zap 27996169167

  3. vivian 19 de setembro de 2018 11:50

    Meu mac esta travado em uma tela cinza e quando consegue iniciar aparecem algumas listras horizontais na inicialização verdes e uma vez rosa. O que pode ser?

  4. Daniel Oliveira 22 de janeiro de 2019 18:29

    Meu macbook pro 13, está com um problema que não achei solução até hoje, quando retiro ele do carregador ele ficar super lento e travando, mas quando eu coloco novamente ele funciona normalmente, não sei oque pode ser.

  5. Aline 30 de janeiro de 2019 13:12

    Meu iMac esta travando muito devido a um programa chamado Vectorworks para designer e arquitetura e q tem o Reinder junto …
    O que posso fazer para não travar ?

  6. Luciano Said 25 de junho de 2019 0:39

    Então meu iMac liga som está normal mas a tela não sai da tela rosa se alguém puder ajudar indicando técnico em Cuiabá meu whats 65992843952 desde já agradeço

  7. Edson Domenicheli 7 de outubro de 2019 12:47

    Tenho um problema com o reconhecimento de mouses no meu macbook air. Tanto nos mouses externos como no trackpad o cursor demora a aparecer quando o IOS é iniciado. Este problema não ocorria antigamente mas, não consigo associa-lo com nenhuma alteração efetuada.
    Será que poderiam me ajudar?

  8. Sandro 24 de outubro de 2019 12:15

    no meu mac esta aparecendo um globo com um ponto de exclamação dentro?

  9. Ricardo Souza de Almeida 13 de novembro de 2019 16:23

    O meu problema é que o mouse e teclado não inicia junto com o sistema ai fica parado no login e senha…

  10. Ana 1 de março de 2020 11:57

    Oi, o finder do meu mac nao responde nem deixa fazer nada e nem sequer me aparece o ambiente de trabalho…. ja fiz forçar saida e nada…. alguem me pode ajudar ?
    Obrigada

  11. Guido Roewer Junior 27 de março de 2020 13:09

    Ola! Apos instalar o CamTwist todos os programas que usam a webcam se encerram logo apos serem iniciados, inclusive o proprio CamTwist.
    Ja apaguei o programa, mas o comportamento continua o mesmo, Skype, FotoBooth etc se fecham logo apos eu tentar abri-los.
    O que se pode fazer para resolver esse problema?
    Obrigado

  12. JENNIFER 8 de junho de 2020 14:03

    o mouse está travado, a seta está parada na tela e não se move.

  13. Wag 17 de agosto de 2020 10:54

    É impressionante como o chrome ocupa espaço e memória, meu deus…
    Mas eu tava com um problema de superaquecidmento no macbook air e descobri que era a Adobe rodando em segundo plano. Adobe + Chrome = Forno

Voltar ao topo