Informações do antivírus para Mac que você precisa saber para se proteger
Informações do antivírus para Mac que você precisa saber para se proteger
Informações do antivírus para Mac que você precisa saber para se proteger

Informações do antivírus para Mac que você precisa saber para se proteger


A segurança do seu computador e de seus dados é muito importante. Por isso, é essencial investir em um bom antivírus, para proteger a sua máquina de quaisquer malwares e ataques cibernéticos, que possam comprometer a sua privacidade e roubar suas informações. 


Os computadores da Apple, por exemplo, já vêm com alguns serviços de segurança no sistema, como avaliação de apps, que checa os aplicativos da Apple Store antes de realizar o download; gatekeeper, confere se existe algum item malicioso em aplicativos antes de instalá-los; proteção na web, bloqueia sites perigosos e links de rastreamento no Safari; e ferramentas antirroubo, permite que as pessoas rastreiem dispositivos Mac e iOS em caso de furto. 

Contudo, ultimamente, os hackers têm desenvolvido malwares específicos para o Mac. Com isso, esses computadores estão cada vez mais vulneráveis a ataques de cibercriminosos.

Portanto, é necessário reforçar essa proteção, com um sistema potente e que seja capaz de detectar todos os tipos de ameaças. Seu Mac não será hackeado com esses antivírus, que servem como uma barreira extra entre seus dados e os cibercriminosos. Além de instalar um bom serviço de segurança na sua máquina, é fundamental saber algumas informações do antivírus para Mac, para se proteger.

Antivírus gratuito para Mac

Para quem deseja preservar o seu computador da Apple sem gastar muito, uma ótima opção são os antivírus gratuitos. Entretanto, é importante ficar atento às especificações de cada produto, porque muitas empresas vendem o serviço como de graça, mas é necessário pagar para ter funcionamento total da plataforma.

De qualquer forma, se não tem dados confidenciais na sua máquina, um antivírus grátis funcionará muito bem. Contudo, se todos os seus documentos, cartões e senhas estão no seu computador, é interessante adquirir um bom antivírus pago, para cuidar dos seus dados pessoais e fornecer mais proteção para o seu Mac.

antivírus para Mac

Mantenha seu Mac seguro

Ao contratar um serviço de antivírus para o seu Mac, é essencial verificar que o programa seja destinado à sua máquina. Os sistemas de proteção para dispositivos Apple são diferentes de um antivírus normal para PC. Isso porque os vírus tradicionais não afetam esses computadores, já que tem como ativo o Windows. Portanto, o ideal é procurar por um produto que reforce a segurança já existente no macOS e combata outros malwares exclusivos dos Macs.

Além de adquirir um bom antivírus, existem algumas maneiras de cuidar da sua máquina, para mantê-la livre de conteúdos maliciosos e indesejados. Uma das formas é usar senhas fortes e atualizá-las constantemente, para dificultar o acesso dos hackers.

Colocar seu nome, data de nascimento e outras informações pessoais de fácil acesso na sua senha não é algo seguro. Isso facilita com que os cibercriminosos entrem em suas contas e roubem seus dados. Uma alternativa eficaz é usar algum app para gerenciar senhas. Esses aplicativos irão te ajudar a criar boas e variadas opções de senhas para seus cadastros, dificultando os ciberataques.

Outra maneira de prevenir seu Mac contra ameaças externas é mantê-lo sempre atualizado. O macOS pode apresentar alguns problemas com o tempo, abrindo espaço para os cibercriminosos se infiltrarem e danificarem as máquinas, roubando os dados dos usuários. As atualizações do sistema são importantes para arrumar essas falhas e impedir o acesso de terceiros.

Além disso, é importante tomar cuidado com os downloads feitos na máquina. Por mais que o sistema de proteção dos Macs possua ferramentas que cuidam da checagem dos apps da Apple Store, outros arquivos ainda podem danificar o seu computador. Portanto, a melhor opção é só baixar itens e acessar links de fontes confiáveis. 

Isso também é relevante na hora de adquirir o seu antivírus. Procure sempre descarregar softwares e serviços do site original, para não ter nenhum problema com malwares e outros vírus indesejados.

Antivírus para Mac

Quando se trata de internet, as pessoas têm diversos equívocos. É importante pesquisar bem para encontrar bons produtos e serviços, checando se todas as ferramentas funcionam bem. Um dos mitos de segurança que precisam ficar no passado é que todos os antivírus são iguais. Eles têm suas divergências e é importante ficar de olho no que esses softwares realmente cobrem, para não deixar sua máquina desprotegida.

Uma das funções mais importantes dos antivírus é proteger o computador de malwares. Essa segurança precisa ser feita em tempo real, para impedir que qualquer aplicativo ou arquivo danoso infecte a máquina e prejudique o usuário. Portanto, é essencial verificar se essa ferramenta do seu sistema desejado funciona corretamente.

Outro ponto relevante na hora de avaliar os antivírus do mercado é a varredura do sistema. Essa função realiza uma busca por todo o computador atrás de ameaças e vírus que possam causar ou já estar debilitando a máquina. Após isso, a ferramenta limpa e elimina todos esses problemas, permitindo o funcionamento pleno do dispositivo Apple.

Além disso, é interessante observar a funcionalidade dos antivírus. O usuário pode verificar se são sistemas fáceis de instalar, com uma interface intuitiva e simplificada. Outra questão importante é do suporte, ao contratar um serviço, sempre é bom checar se a empresa possui uma boa assistência, para caso de dúvidas ou problemas com o produto. 

Os itens adicionais também podem ser um diferencial na hora de escolher o seu antivírus para Mac. Recursos como VPNs (rede privada virtual), limpadores de lixo e proteção contra roubo de identidade são algumas das opções disponíveis nessas plataformas. Elas não são completamente necessárias, mas podem ajudar a reforçar ainda mais a segurança da sua máquina.

Por fim, o custo-benefício pode ser o item que irá definir a sua decisão sobre qual serviço contratar. Como já dito, existe diferença entre antivírus grátis e pago. Os gratuitos costumam fornecer menos ferramentas, podendo deixar usuários na mão – principalmente os que possuem dados confidenciais no computador. Já os pagos oferecem um alto desempenho e recursos completos, ajudando a manter a máquina segura, com um preço justo.

Conclusão

Agora que já sabe tudo o que precisa sobre os antivírus para Mac, o importante é pesquisar qual o sistema operacional que se adequa às suas necessidades. Verifique as ferramentas disponíveis na plataforma, mas também o custo do produto. Assim, com certeza, fará uma boa escolha e conseguirá proteger a sua máquina.


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo