Como formatar e reinstalar o Mac OSX sem usar CD ou Drive
175 Comentários
Como formatar e reinstalar o Mac OSX sem usar CD ou Drive
Como formatar e reinstalar o Mac OSX sem usar CD ou Drive

Como formatar e reinstalar o Mac OSX sem usar CD ou Drive

175 Comentários

Embora o Mac OSX seja possivelmente o melhor sistema operacional do mundo, a verdade é que com o passar dos anos é muito provável que a performance do seu Macbook ou iMac não seja a mesma dos primeiros tempos, mesmo usando todo tipo de truques e dicas. O sistema vai-se tornando mais lento, e format o disco e reinstalar o sistema operacional é sempre uma boa opção quando a performance é algo que você realmente valoriza.

Se o seu Mac OSX demora para arrancar, está constantemente travando, crasha por alguma razão, congela, algumas teclas deixam de corresponder às suas funções, ou outro qualquer comportamento estranho, muito possivelmente você está precisando formatar o seu Mac OSX e reinstalar o sistema operacional. Para quem utiliza Macbooks ou iMac de última geração, a drive de CD é algo que já nem sequer existe nesses computadores.

A Apple também já não vende os seus sistemas operacionais em formato de CD, portanto, você precisará reinstalar o sistema sem recorrer ao uso de CD, Drive ou Disco de recuperação. O processo é bem simples e também pode ser usado para fazer downgrade do macOS atual para uma versão anterior.

Passo Nº1 – Faça backups de tudo

Quando digo fazer backups de tudo, não digo para você fazer uma cópia de segurança do Time Machine, porque isso não vai resolver os seus problemas. Ao importar a cópia de segurança, você importará igualmente os bugs do seu sistema e todos os problemas que você já tinha, portanto, desconsidere essa opção. Opte portanto por fazer backups individuais dos seus ficheiros, coloque-os na nuvem ou um disco externo, e limpe basicamente todas as importantes importantes que restam no seu computador, para que possamos apagar o disco e reinstalar tudo do zero.

Uma das coisas recomendadas também, é você fazer uma listinha com todos os aplicativos que você tinha instalados no seu Mac OSX. Vá na pasta “Aplicativos” e escreva num bloco de notas todas as Apps que você tinha instaladas. Isso você não conseguirá guardar de forma alguma, a não ser que tenha consigo os ficheiros de instalação originais, portanto, monte a sua listinha e prepare-se para baixar todos esses softwares novamente.

backups

Passo Nº2 – Reinicie seu computador

Confirme duas ou três vezes que realmente realizou todos os backups necessários do seu sistema operacional. Quando tiver a certeza de que realmente tudo foi guardado, reinicie o seu computador.

Passo Nº3 – CMD + R

Assim que o seu computador arrancar e você visualizar a tela cinzenta de arranque do Mac OSX, pressione as teclas CMD + R durante cerca de 15 segundos. Depois desse período de tempo, solte os seus dedos das teclas e deixe o sistema arranque no modo através do menu de recuperação do Mac OSX.


Recuperação

Passo Nº4 – Limpe o seu disco

O primeiro passo é seleccionar o “Disk Utility” ou “Utilitário de Disco” para limpar todo o conteúdo do seu disco. Seleccione a última opção do menu e entre no utilitário de limpeza do disco, por favor.

No passo seguinte, seleccione o seu disco onde está instalado o seu Mac OSX (por norma chama-se Macintosh HD e aparece na primeira posição desta tela) e navegue nos separadores superiores para seleccionar a opção “Apagar” ou “Erase”.

Apagar Disco

Ao seleccionar o menu “Apagar”, por baixo existe um botão “Apagar” para limpar todo o conteúdo do disco do seu Macbook ou iMac. Apague o disco, sem problemas. Quando terminar, feche a janela onde se encontra para retornar ao menu inicial e iniciar a reinstalação do seu sistema operacional.

Passo Nº 5 – Reinstale o Mac OSX

No passo seguinte, ao regressar à tela inicial, deverá escolher a opção “Reinstalar OS X” ou “Reinstall OS X”. Você deverá estar conetado a uma ligação Wi-Fi para que o seu computador faça download da última versão do sistema operacional da Apple.

Reinstalar Mac OSX

O processo poderá demorar algum tempo, dependendo da qualidade da sua conexão à internet. O sistema irá baixar a última versão do sistema operacional da Apple, e iniciar o processo de instalação desse mesmo sistema operacional no seu computador.

Depois disso, você deverá ter a última versão do Mac OSX instalado de raiz no seu computador e com as definições de fábrica. Tudo isto sem recorrer a um CD, Drive ou Disco de recuperação do sistema. Agora é instalar os aplicativos que você tinha no seu antigo sistema, repor os seus ficheiros mais importantes e retomar o seu trabalho!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

175 Comentários

  1. JOSADARQUE DE AQUINO FERREIRA 24 de junho de 2018 18:59

    Estou comum problema no meu MAC PRO server 2×2,26 Quadre Core Xeon
    Tenho apenas um Usuário, quando inicio tenho acesso ao menu de senha, digito a senha correta, entro mais em dois segundo ele volta ao menu de senha…
    Alguém pode me ajudar?

  2. Ericky 16 de junho de 2019 1:45

    Olá, gostaria de pedir ajuda, comprei meu macbook pro usado sem hd, aí eu comprei um ssd pra colocar so que não tenho o sistema operacional, se eu instalar o ssd é seguir esses passos que foi postando eu consigo reinstalar o osx antigo do macbook?? Desde já obrigado

  3. jose 15 de julho de 2019 12:13

    Tenho um minimac antigo com sistema operacional Lion. Possso fazer upgrade para o sistema mais novo da apple? Como proceder? Vende atualizacao?

  4. josimar 10 de setembro de 2019 10:30

    o meu eu comprei de um amigo apaguei tudo e ele ta pedindo pra entrar com uma conta itunes store ou icloude
    mas não tenho nenhuma conta na apple oq faço

  5. luiz 12 de novembro de 2019 10:40

    MELHOR SISTEMA DO MUNDO??^ UHEUHAHUAEHUAEUHAE

    essa é a maior piada do mundo!!!

    sistema merda, feito pra leigo usar. Tao bosta que usam partes e componentes dos concorrentes.

    vc é um exemplo perfeito de um consumista estupido que compra merda so pq ela ta perfumada.

    esse sistema lixo é tao bom que todas as grandes corporações tem um MAC como servidor né?

    me pergunto quem é o idiota que botou um leigo desse pra escrever essa materia.

    aposto que se diz TI mas na hora que da merda no pczinho, gasta dinheiro com um um tecnico pra concertar.

    • leekengenharia 31 de janeiro de 2020 19:10

      LUIZ não ia responder pois voce foi tão estupido no seu comentario que vou te dizer QUE realmente a maça tem o melhor sistema operacional do mundo servidor não quer dizer nada acho que seu conhecimento e muito minimo até mesmo pelas suas palavras e de quem não tem nem mesmo educação que ver grana pra comprar algo que presta !
      Respeitar a opinião de outras pessoas e o primeiro passo para civilidade !
      otario !!!

  6. Rubbas 2 de abril de 2020 19:43

    Texto muito útil. Parabéns.

Voltar ao topo