Como usar mouse sem fio no iPhone
Como usar mouse sem fio no iPhone
Como usar mouse sem fio no iPhone

Como usar mouse sem fio no iPhone


Agora com o iOS13 será possível conectar e usar mouse COM ou SEM FIO no iPhone e iPad. Sim, isso mesmo. Já é possível usar o mouse no seu iPhone e neste artigo você vai descobrir como. 


E, se você está se perguntando o porquê dessa função, vale a reflexão. Até mesmo a Apple não divulgou fortemente essa nova possibilidade, afinal a base da premissa de Steve Jobs de que o dedo é o principal dispositivo apontador ainda permanece mantida.

Entretanto, a acessibilidade, acima de tudo para pessoas com limitações especiais, é o foco dessa função.

E para saber como ativar essa opção de mouse sem fio no iPhone, acompanhe o passo-a-passo abaixo.

Como usar um mouse no iPhone?

Primeiramente será necessário conectar o mouse ao aparelho e você poderá conectar de duas formas.

Poderá fazer isso através de um dispositivo Bluetooth com fio usando uma porta Lightning ou USB-C. Se o dispositivo for USB-A, você precisará usar um adaptador. 

O antigo conector para máquina fotográfica era utilizado somente para transferir dados, porém agora você conseguirá utilizá-lo como um adaptador e conectar um HD externo, um pendrive e até um mouse com o auxílio desse dongle.

adaptador conector mouse para iphone

Entretanto, ao conectar o adaptador no seu iPhone ainda não será possível ver na tela o cursor do mouse. Primeiramente será preciso ativar o mouse.

Veja como fazer isso, abaixo.

1. Ativando o mouse via USB

Para ativar o seu mouse via Bluetooth será preciso entrar nas configurações do seu iPhone, conforme a sequência abaixo:

  • Ligue o seu mouse;
  • Conecte o adaptador no iPhone;
  • Vá até Ajustes;
  • Selecione Acessibilidade;
  • Rolando a tela para baixo até o menu Física e Motora e selecione a opção Toque;
  • Ative a opção AssistiveTouch. Quando ele é ativado, o ponteiro e o botão do AssistiveTouch aparecerão na sua tela.  Porém você não verá um cursor padrão, em formato de seta. O cursor do mouse tem o formato circular para parecer com um toque dos seus dedos. 

2. Ativando o mouse via Bluetooth

Caso seu dispositivo seja Bluetooth, ative o bluetooth do seu mouse até que ele entre em modo de conexão ou pareamento.

No iPhone, vá até Ajustes e Bluetooth, que o seu mouse provavelmente aparecerá na lista para o pareamento. Emparelhe os dispositivos e volte aos Ajustes do iPhone e repita o processo informado acima:

  • Selecione Acessibilidade 
  • Rolando a tela para baixo até o menu Física e Motora e selecione a opção Toque;
  • Ative a opção AssistiveTouch. Quando ele é ativado, o ponteiro e o botão do AssistiveTouch aparecerão na sua tela.  Porém você não verá um cursor padrão, em formato de seta. O cursor do mouse tem o formato circular para parecer com um toque dos seus dedos, assim como mostra a imagem abaixo.

usando mouse no iphone

DICA: Antes de mais nada, se você por acaso estiver incomodado com o botão redondo do AssistiveTouch, é possível ajustar a opacidade do botão. Basta rolar um pouco pra baixo, na mesma tela de ativação do AssistiveTouch, e selecionar “Opacidade quando ocioso” e diminuir para ficar quase invisível.

Configurando o Mouse ativo

Após ativar o mouse no AssistiveTouch você vai ver a bolinha do cursor aparecendo na sua tela. Esse cursor tem uma cor padrão, que pode ser personalizada, assim como as funções dos botões do mouse.

Para personalizá-las e facilitar o seu uso: 

  • Acesse o menu Dispositivos apontadores no mesmo menu do AssistiveTouch.
  • Ali, clicando em Dispositivos, e depois USB Mouse, você poderá realizar as configurações
  • Na tela que aparece, clique em cada botão e ajuste as funções conforme suas necessidades e preferências.

Por padrão temos:

#Botão1 – se refere ao botão esquerdo do mouse, e que vem com a opção de Um toque, ou seja, como se vc tocasse com seu dedo na tela do iPhone

#Botão2 – corresponde ao botão direito do mouse, definido para abrir o menu do AssistiveTouch que é prático para controle do home.

#Botão3 – corresponde ao botão do meio do seu mouse e vai pra tela de inicio do seu iPhone. 

Personalizando o seu mouse

Agora seguimos para a personalização do uso do seu mouse.

Estilo do Cursor

Ainda no menu Dispositivos Apontadores, na função “Estilo de cursor” você poderá modificar o tamanho e as cores do ponteiro.

Aumentar o tamanho do ponteiro pode ser muito interessante caso você precise de maior precisão no momento dos seus cliques, desenhos, etc. Para isto, basta arrastar a barra para a direita ou esquerda e escolher o tamanho ideal do seu ponteiro do mouse.

Cor

Agora, sobre a alteração da cor do ponteiro, vale ressaltar que o que muda é a cor externa e a bolinha central do círculo do cursor. Ela fica ativa quando você utiliza os botões, clicando e o mantendo ativo.

No menu Cor você pode alterar a cor, de acordo com sua preferência, entre cinza, branco, verde, laranja, azul, vermelho e amarelo.

Outro ajuste que pode ser personalizado é a configuração da capacidade de arrastar itens sem pressionar um botão no dispositivo de entrada.

Ações de arrastar

Para ativar a função selecione “Bloquear Ação de Arrastar“. Assim, você poderá manter pressionada a tecla de entrada até que o item esteja pronto para ser arrastado e, em seguida, movido para outro local sem que você precise continuar pressionando o botão. Ao clicar novamente, o item com a ação de arrastar bloqueada é solto.

Zoom

Se você usar o Zoom com o AssistiveTouch, poderá alterar como a área ampliada responde à localização do cursor. Basta acessar Ajustes > Acessibilidade > Zoom e selecionar “Movimento do Zoom”. Você verá estas opções ao ativar “Movimento do Zoom”:

  • Contínuo: quando ampliada, a tela move continuamente com o cursor.
  • Centralizado: quando ampliada, a imagem na tela move quando o cursor está no centro da tela ou perto dele.
  • Bordas: da mesma forma, quando ampliada, a imagem na tela move o cursor quando o cursor atinge uma borda. 

Movimento

Com as opções de Espera, você pode realizar ações com o cursor sem pressionar fisicamente os botões. O controle de Espera tem ajustes para “Tolerância de Movimento” e o período de tempo antes de uma ação de seleção ser realizada. Sendo assim, quando a Espera está ativada, o teclado na tela é exibido o tempo todo.

Enfim, o mouse no iPhone funciona como se você estivesse utilizando seu dedo e rolando a tela. Além disso, com a tela desligada também é possível acessar o seu iPhone com o mouse, desbloqueando e acessando suas informações.

Pronto para usar o mouse sem fio no iPhone?

E, mesmo que você não vá utilizar essa ferramenta, saber que a opção existe, saber que é possível utilizar desta forma pode ser útil em algum momento. 

Então compartilhe esse conteúdo com quem possa se beneficiar dele e aproveite para conhecer mais sobre:


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo