Como carregar o iPhone corretamente e manter a saúde da bateria
Como carregar o iPhone corretamente e manter a saúde da bateria
Como carregar o iPhone corretamente e manter a saúde da bateria

Como carregar o iPhone corretamente e manter a saúde da bateria


Se você tem um iPhone ou pensou em comprar um, certamente já ouviu críticas sobre a sua bateria. Mas, será que o problema está realmente na qualidade ou a forma como carregamos o celular pode influenciar na durabilidade da bateria? Neste artigo, vamos te mostrar como carregar seu iPhone corretamente.


Na tentativa de aumentarmos a vida útil das baterias, é muito comum buscarmos dicas e informações que nos ajudem a diminuir o consumo aproveitando ao máximo o desempenho do celular. Apesar disso, é importante tomar cuidado com alguns mitos que podem te levar ao erro e até mesmo promover um efeito indesejado.

Do que é feita a bateria do iPhone?

As baterias do iPhone são feitas de íon de lítio. O lítio é considerado um elemento altamente reativo, o que significa que ele armazena uma grande quantidade de energia em um material pequeno e leve. Outra característica desse material é que que seu uso a longo prazo não gera a tão temida “bateria viciada”. Com isso, é possível carregar o celular apenas parcialmente, desmistificando a ideia de que seria necessário esperar a bateria estar a 100% para utilizá-lo.

Apesar disso, é importante lembrar que esse tipo de bateria apresenta dois estágios de carregamento: a primeira fase é a de carga rápida que compreende à fase inicial (cerca de 70% a 80% da carga total do aparelho). Já a segunda fase é quando a bateria carrega a mais de 80%. Esse é o período mais lento, porém, a bateria tem um aumento da sua autonomia, uma vez que existe uma maior dificuldade para os íons se desprenderem do lítio.

Como carregar o iPhone corretamente?

Mesmo sabendo que os aparelhos que possuem baterias de íon de lítio possuem duas fases de carregamento e que a bateria acima de 80% tem uma autonomia maior, não existe uma regra específica para carregar o seu iPhone. Basta conectar o cabo de alimentação e carregá-lo pelo tempo que puder e o aparelho funcionará sem causar danos à bateria.

Contudo, é importante ter em mente que toda bateria tem uma vida útil, que é o seu tempo total de duração. Essa vida útil é diminuída durante todo o período de uso do iPhone e depende de alguns elementos como, por exemplo, o número de ciclos de carga do aparelho. Sendo assim, não existe uma maneira exata de carregar o iPhone corretamente, mas, para te ajudar a preservar a saúde da sua bateria e otimizar o desempenho do dispositivo, selecionamos 5 dicas valiosas.

1. Use cabos e adaptadores originais para carregar o iPhone corretamente

Dependendo da forma como manuseamos o carregador, pode ser que o cabo acabe sendo danificado e perca a sua função. Nesses momentos, o primeiro impulso é o de economizar comprando um cabo de menor custo, mas que não seja original.

Essa tentativa de economia pode promover o efeito contrário, uma vez que esses dispositivos não são fabricados ou homologados pela Apple e não seguem os seus padrões de qualidade. Por isso, muitas vezes, esses cabos não não são compatíveis com o aparelho, podendo danificá-lo, além de comprometer a saúde da bateria.

Também é válido conferir se o adaptador de alimentação é compatível, especialmente, quando ele for de terceiros. Cada adaptador possui a compatibilidade exata de energia com o modelo do aparelho para o qual foi projetado. Conectar seu cabo em uma outra caixa pode prejudicar o seu carregador, sendo assim, a melhor maneira de carregar o iPhone corretamente é utilizando um carregador original

Carregadores originais para carregar iPhone corretamente

2. Habilite o Modo de Pouca Energia

O modo de pouca energia te ajuda a otimizar o desempenho da bateria em momentos em que você não consiga carregar o iPhone corretamente. Nesse modo, o aparelho reduz o consumo em tarefas essenciais como ligações, envio e recebimento de e-mails, entre outras.

Para ativá-lo”, basta ir em “Ajustes”, selecionar a opção “Bateria” e habilitar o “Modo Pouca Energia.

Vale lembrar que o iPhone desativa esse modo automaticamente quando o celular está com a bateria acima de 80%.

Habilitando o modo de economia da bateria

3. Verifique a saúde da bateria

Ainda na aba “Bateria” dos Ajustes do iPhone, você consegue acessar as informações sobre a saúde da sua bateria, além de verificar a atividade do celular nas últimas 24 horas ou nos últimos 10 dias.

Verificar essa atividade do celular é importante porque te possibilita ter algum controle sobre o seu uso, uma vez que, você consegue visualizar até que nível de carregamento do dispositivo na última vez e os aplicativos que mais consomem bateria, por exemplo.

Explorando os ajustes de bateria para carregar o iPhone corretamente

E clicando em “Saúde da bateria”, você tem informações sobre a vida útil da sua bateria, além de orientações para trocá-la com um Fornecedor de Serviços Autorizado da Apple caso precise.

Verificando a saúde da bateria do iPhone

Outra opção recomendada é a de ativar o “carregamento otimizado”. Por ele, você consegue retardar o envelhecimento da bateria e carregar o iPhone menos vezes.

Ativando o carregamento otimizado do iPhone

4. Evite expor o iPhone a locais muito quentes

Mesmo carregando o iPhone corretamente, o aparelho pode apresentar um pequeno aumento de temperatura quando está conectado ao cabo de alimentação. Isso não é preocupante porque o aparelho é testado para respeitar os limites de calor de acordo com as normas de segurança. Apesar disso, é importante evitar a exposição do celular ao sol ou a lugares de altas temperaturas, principalmente, durante o carregamento. Isso pode danificar o aparelho e diminuir a vida útil da bateria.

Escolha locais arejados e com sombra para carregar o iPhone corretamente. Também é importante evitar o uso enquanto o celular está conectado ao cabo de alimentação.

5. Otimize as configurações do iPhone

Alguns ajustes parecem básicos, mas podem ser muito úteis para o aumento do desempenho da bateria.

A primeira sugestão ajuste é a diminuição do brilho da tela. Para isso, vá até os “Ajustes”, selecione a opção “Tela e Brilho” e regule a luminosidade do seu aparelho. Você também pode ativar a opção “Automática”, para que o próprio iPhone faça a regulação da luminosidade.

Carregando o iPhone corretamente: ajustes de luminosidade

Por fim, tente habilitar o compartilhamento da localização dos seus aplicativos preferidos apenas durante o seu uso para evitar o consumo desnecessário de bateria.

Gostou de saber como carregar seu iPhone corretamente?

Se você gostou das dicas para otimizar o desempenho da bateria do seu iPhone e aumentar sua vida útil, salve o artigo para consultar sempre que quiser e compartilhe com os amigos que precisam de uma bateria extra.


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo