Numbers vs Google Planilhas: vantagens e desvantagens

  • Por Pedro Bala
  • 07/03/2023 às 17:58 atualizado em (07/03/2023 às 17:58)
  • 7min de leitura


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Os aplicativos de planilhas são fundamentais para a maioria das pessoas e empresas. Com recursos úteis, estas ferramentas podem economizar muitas horas de trabalho e ajudar na organização de tarefas. No entanto, quando se trata de escolher entre Numbers vs Google Planilhas, é preciso analisar as vantagens e desvantagens de cada um.

As gigantes da tecnologia estão em constante evolução para fornecer melhores serviços e produtos aos seus clientes. Ambas possuem recursos avançados, como gráficos, tabelas dinâmicas e colaboração em tempo real. No entanto, existem algumas diferenças na interface, trabalho com imagens e até mesmo gráficos.

Neste artigo vamos explorar o tema Numbers vs Google Planilhas: vantagens e desvantagens, além de também conhecer as principais diferenças e semelhanças entre o serviço de planilhas desenvolvido pela Apple e o programado pela gigante Google.

Semelhanças entre Numbers e Google Planilhas

Semelhanças entre Numbers e Google Planilhas

O Numbers e o Google Planilhas, também conhecido como Google Sheets, são softwares de planilhas eletrônicas que oferecem centenas de recursos para seus usuários. As ferramentas compartilham muitas semelhanças entre si, visto que possuem objetivos em comum.

Ambas permitem a criação de planilhas com fórmulas, tabelas dinâmicas, gráficos e outras funcionalidades avançadas, conseguindo se destacar com excelência para quem precisa de ferramentas de planilha eletrônica.

Caso você esteja iniciando nesse mundo de criação de planilhas veja esse artigo de como criar planilhas no Google Drive. Certamente será um facilitador para o seu trabalho.

Recursos básicos

As ferramentas possuem recursos básicos, como, por exemplo, formatação de células, linhas e colunas, criação de gráficos, inserção de fórmulas matemáticas, criação de funções e conteúdos dinâmicos.

Estes recursos são os mais utilizados pela maioria dos usuários e não apresentam grandes diferenças entre os dois produtos. Ambos softwares oferecem essas ferramentas de maneira satisfatória para seus clientes.

Integração com a nuvem

Ambos os serviços podem ser acessados via nuvem. O Numbers, apesar de ser originalmente um programa que deve ser baixado, pode ser acessado por meio do Icloud. O Google Sheets, por sua vez, foi projetado especificamente para ser acessado via navegador.

É importante destacar que é possível acessar o Numbers via Icloud inclusive por meio de dispositivos com o sistema Windows. No entanto, é necessário fornecer o ID de algum dispositivo Apple para obter acesso ao serviço.

Compatibilidade de formatos

Ambos os programas possuem compatibilidade com os principais formatos de arquivos de planilha. Ademais, tanto o Google Planilhas, quanto o Numbers possuem suporte para os formatos CSV, XLS e XLSX.

Dessa forma, é possível que usuários utilizando diferentes dispositivos ou sistemas operacionais compartilhem as suas planilhas, ou mesmo trabalhem em conjunto em algum projeto.

Colaboração simultânea

O Google Planilhas e o Numbers permitem que duas ou mais pessoas trabalhem simultaneamente em uma mesma planilha. De fato, um recurso fundamental que facilita muito o trabalho de empresas em projetos colaborativos.

Diferenças entre Numbers e Google Planilhas

Diferenças entre Numbers e Google Planilhas

Apesar de possuírem bastante semelhanças em suas funções básicas, o Google Planilhas e o Numbers possuem algumas diferenças fundamentais que devem ser mencionadas para que você possa fazer uma melhor escolha.

Compatibilidade com dispositivos

O Google Planilhas foi projetado originalmente para ser acessado via navegador. O serviço do Google, no entanto, também pode ser baixado na sua versão mobile em diferentes dispositivos, incluindo em smartphones Android e Apple.

O Numbers foi projetado para ser baixado em sua versão desktop e para smartphones, apesar de também poder ser acessado via Icloud, como mencionado acima. Isso significa que não é possível acessar o Numbers nativamente em smartphones que não sejam da Apple.

É possível acessar o Numbers via navegador em dispositivos Android, ou por meio do Sync for iCloud. Mas como destacado, é necessário ter o código de um dispositivo Apple para ter acesso ao Icloud.

Integração com outros softwares

O Google Planilhas foi projetado para ser integrado com outros serviços da gigante da tecnologia, como o Google Docs, Google Drive e Google Slides. Por conta disso, o serviço é mais recomendado para quem já possui familiaridade com estes demais produtos.

Se você deseja aprender um pouco mais sobre os serviços do Google, aprenda como usar a função Explorar no Google Documentos e Planilhas.

Por sua vez, o Numbers possui uma melhor integração com os produtos desenvolvidos pela Apple, como o Pages e o Keynote. Dessa forma, o Numbers é certamente a melhor opção para quem possui dispositivos da Apple.

Preço de acesso

Continuando o comparativo Numbers vs Google Planilhas, esse último é um software completamente gratuito tanto para uso pessoal, quanto empresarial, e pode ser facilmente acessado em diversos dispositivos, incluindo smartphones e computadores da Apple.

O Numbers também é gratuito, mas é preciso possuir algum dispositivo da Apple para utilizar o serviço, e este pode ser considerado o ‘preço’ para ter acesso ao software, como já é natural de outros programas da bigtech.

Armazenamento de dados

O Google Planilhas armazena as planilhas na nuvem do Google Drive. Sendo assim, os dados podem ser facilmente acessados online. Por outro lado, o Numbers pode armazenar as planilhas tanto localmente, no computador do cliente, ou através do Icloud.

A principal vantagem de se armazenar as planilhas localmente, é a possibilidade de poder criar e editar facilmente o conteúdo sem a necessidade de uma conexão com a internet.

Suporte online

Quando se está usando softwares com tantos recursos, é comum que ocorram dúvidas ou problemas ao utilizar o serviço. Para isso, os usuários recorrem ao suporte ao cliente, fóruns ou tutoriais online.

Neste quesito, o Google Planilhas é muito superior ao Numbers. Afinal, a ferramenta do Google possui um número muito maior de conteúdos e dúvidas online respondidas. Além disso, é muito mais fácil encontrar tutoriais e conteúdos explicativos sobre o Google Planilhas em portigues brasileiro, visto a maior popularidade do serviço no país.

Em resumo, o Google Planilhas e o Numbers são serviços que possuem ferramentas básicas bem semelhantes e se adaptam muito bem a usuários iniciantes. Cabe a você decidir qual software se adapta melhor ao seu dispositivo de acesso e necessidades.

Numbers vs Google Planilhas: vantagens e desvantagens de cada um

Numbers Google Planilhas vantagens e desvantagens

Vantagens do Numbers

  • Facilidade de uso: ele nasceu com o intuito de ser uma plataforma fácil e amigável, permitindo que até mesmo os usuários iniciantes criem planilhas e gráficos com facilidade.
  • Variedade: o Numbers vem com uma variedade de modelos e ferramentas integradas que podem ser usadas para criar rapidamente planilhas personalizadas.

Desvantagens do Numbers

  • Exclusividade da Apple: por só funcionar em sistemas presentes nos dispositivos da Apple. Sem dúvida, isso pode ser um problema se você precisar compartilhar suas planilhas com outras pessoas que não usam os dispositivos da maçã.
  • Limitações: o Numbers também não consegue trabalhar com arquivos de planilha maiores ou mais complexos.

Vantagens do Google Planilhas

  • Acessibilidade: o Google Planilhas pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet. Como resultado, os trabalhos feitos nele podem ser facilmente compartilhados com outras pessoas para colaboração em tempo real.
  • Facilidade de uso: o Google Planilhas é uma ferramenta fácil de usar, independentemente do nível de conhecimento em planilhas. Além disso, ele tem uma interface limpa, intuitiva e organizada.

Desvantagens do Google Planilhas

  • Menos personalizável: a ferramenta é menos personalizável do que outros aplicativos de planilha, com poucas opções de formatação e opções de gráficos. Como resultado, gera uma limitação para usuários que precisam criar planilhas altamente personalizadas ou profissionais.
  • Dependência da internet: por ser uma ferramenta baseada na nuvem, o Google Planilhas precisa estar conectado à internet para acessar suas planilhas.

E se você também busca entender como utilizar os outros documentos do Google, temos aqui um artigo completo sobre como usar o Google Docs.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});