WhatsApp Empresarial: O que você precisa saber?
Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
WhatsApp Empresarial: O que você precisa saber?
WhatsApp Empresarial: O que você precisa saber?

WhatsApp Empresarial: O que você precisa saber?

Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário

O WhatsApp empresarial surgiu como uma ferramenta para ajudar que já usava o WhatsApp tradicional para ganhar dinheiro em seu negócio. Principalmente para quem utilizava o aplicativo de mensagens para oferecer atendimento online ou até mesmo como um modo de vender mais.

Chamado oficialmente de WhatsApp Business, vamos te mostrar a seguir tudo o que você precisa saber sobre ele. O que ele é, quais as diferenças para o app convencional, como ele funciona e até mesmo se precisa pagar para usá-lo.

Por isso, continue acompanhando nosso artigo e veja se vale a pena migrar do WhatsApp tradicional para o WhatsApp empresarial!

O que é o WhatsApp Empresarial?

Visualmente, ele é igual ao WhatsApp convencional. O objetivo, inclusive, é esse mesmo. Afinal de contas, se o app mudasse demais, provavelmente não conseguiria que empreendedores já acostumados com o app original migrassem para essa versão.

Inclusive, é possível confundir o uso do WhatsApp empresarial com o tradicional, se não ficar atento. Então, qual seria a diferença? As funcionalidades voltadas a ajudar quem tem um negócio e que não estão presentes no WhatsApp original.

Para já baixá-lo e começar a testar suas funcionalidades, confira sua página no Google Play e na App Store.

tela de download do whatsapp empresarial

Qual a diferença do WhatsApp para o Business?

Como falamos acima, as diferenças estão nas funcionalidades que não estão presentes. Essas funções são muito úteis para quem procura fazer renda extra pela internet. Uma das diferenças, inclusive, te ajudará a dar ao seu negócio um ar mais profissional, mesmo que esteja a trabalhar em casa.


Ao usar o app, seus contatos verão que está usando uma conta empresarial, deixando claro que estão tratando com uma empresa. Inclusive pode te livrar de brincadeiras para WhatsApp inconvenientes.

Entre as melhores funções para quem tem um negócio é a possibilidade de criar modelos de respostas rápidas, que te darão mais produtividade no atendimento. Basta definir qual será a mensagem, configurar um código mais rápido de digitar. Toda vez que escrever esse código em uma mensagem, ela se converterá na mensagem completa.

Além disso, também é possível configurar respostas automáticas, que podem ser enviadas a clientes que entrarem em contato fora do horário comercial. Aproveitando a menção, a área de perfil de quem tem o WhatsApp empresarial também é diferente da versão original.

Nele, você pode (e deve) incluir seu endereço, email e horário de atendimento — o que evita ter de tirar o online do WhatsApp, uma função que não existe no Business.  Ao adicionar um endereço, o cliente poderá clicar nele e ver onde fica o seu negócio em um mapa.

Lojas também podem incluir um catálogo, importando-o de sua Fan Page no Facebook. Ou seja, você pode vender diretamente por meio do WhatsApp Business!

perfil e catálogo de empresa

Como funciona o WhatsApp empresarial?

O funcionamento dele não é muito diferente do WhatsApp convencional. As opções de configuração se localizam no mesmo lugar, por exemplo. A tela de conversas é semelhante ao do original, então é certo que não terá dificuldade em navegar pelo WhatsApp Empresarial.

Por outro lado, é importante mencionar que é necessário ter outra linha de telefone para usar essa versão. Quem usa apenas um celular para tudo, por exemplo, talvez tenha de usar dois chips de números diferentes para ter o WhatsApp convencional e o Business no mesmo aparelho.

Alternativamente, não é necessário que a linha vinculada ao WhatsApp Business seja de celular. Números fixos também podem ser cadastrados, contanto que sejam capazes de atender ligações para o procedimento de registro.

Depois de cadastrar o número fixo, basta usar a versão web do WhatsApp empresarial para responder as mensagens no computador.

Quanto custa o WhatsApp Business?

A princípio, o WhatsApp Business não custa nada. Porém, o Facebook — que também é dono do WhatsApp e protagonizou outra polêmica recente sobre a privacidade de seus apps — já revelou que tem planos de monetizá-lo em um futuro próximo.

Por outro lado, não foi revelado como essa monetização vai acontecer. Até o momento, não sabemos se isso acontecerá por meio de anúncios dentro do app, se o WhatsApp empresarial exigirá uma comissão sobre vendas feitas na plataforma ou se até mesmo irá cobrar uma assinatura mensal, como já fazem os aplicativos de chat online para empresas.

Sendo assim, resta apenas aproveitar as funcionalidades enquanto elas são gratuitas, mas ter em mãos uma alternativa que pode ser uma solução melhor.

Uma dessas alternativas é o Jivochat. A plataforma de chat online para negócios é uma das mais completas, além de ter um dos planos mais baratos do mercado. Sua cobrança é feita a partir do número de atendentes que tem disponível. Por exemplo, se você tem um time de atendimento com 20 pessoas, a cobrança é feita para essas 20. Se apenas você irá fazer o atendimento, pagará apenas pelo seu login.

tela de conversa do jivochat

Ou seja, ele cobra de acordo com o tamanho do seu negócio, sem te apresentar exageros que custam dinheiro e a saúde financeira da sua empresa. Além de te permitir incluir um chat dentro do site, você pode integrá-lo à sua página de Facebook.

Não importa onde estiver atendendo, poderá gerar relatórios que facilitarão avaliar como está o seu atendimento. Quer saber mais sobre o Jivochat?

Então clique no link agora mesmo e teste a versão completa do Jivochat GRATUITAMENTE por 14 dias!





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo