Signal vs Telegram vs WhatsApp: qual é o mais seguro?
Signal vs Telegram vs WhatsApp: qual é o mais seguro?
Signal vs Telegram vs WhatsApp: qual é o mais seguro?

Signal vs Telegram vs WhatsApp: qual é o mais seguro?


O WhatsApp permanece como um dos aplicativos de mensagens mais usados do mundo, mas já tem concorrentes cada vez mais fortes. Só se todos os seus amigos e familiares utilizam o WhatsApp, por qual motivo você deveria considerar apps como o Telegram e o Signal, por exemplo? Bom, certamente para manter a sua segurança e privacidade.


Quase 7 anos após comprar o WhatsApp, Mark Zuckerberg forçará os usuários a terem seus dados compartilhados com o Facebook. O CEO tinha tido anteriormente que isso nunca aconteceria, mas voltou atrás em 2016, mesmo dando a opção dos usuários selecionarem que não queriam o compartilhamento.

Agora, esse compartilhamento finalmente será obrigatório e um das condições para que você continue usando o WhatsApp. Considerando o fiasco com a segurança das informações dos usuários do Facebook que aconteceu há poucos anos, é de se imaginar que nem todo mundo queira participar disso.

É aí que apps mais seguros como o Signal e o Telegram se tornam mais atrativos e você pode conferir suas práticas de segurança e privacidade logo abaixo para decidir qual a melhor opção para seu uso!

O que é o Signal?

celular com tela de carregamento do signal aberta

Vamos começar falando com o aplicativo mais novo entre aqueles que mencionamos, já que você pode nem conhecer o Signal ainda. Embora tenha sido criado ainda em 2014, o app só recebeu um lançamento estável entre o final de 2020 e o começo de 2021 no Android, iOS e computadores PC e Mac na versão desktop.

Esse é sem dúvidas o aplicativo mais recomendado para quem quer total segurança e privacidade. Ele conta com criptografia de ponta-a-ponta para todas as conversas e mantém as chaves de criptografia nos smartphones e computadores dos usuários para evitar uma possível falsificação.

Fora isso, usuários podem se verificar via códigos com números ou por um código QR. Isso significa que o Signal não guarda ou armazena praticamente nenhum dado seu se você não quiser.


Isso inclui suas informações, seus contatos, seu histórico, suas conversas, sua localização, seu nome de perfil, seus grupos etc. O app nem faz backup dos dados que você tem no app se você não quiser.

É claro que há a opção de backup, mas você tem que escolher fazer isso. Também é possível receber mensagens seladas de pessoas que não tem em sua lista de contatos ou quem não compartilhou seu perfil do app.

Ainda é possível esconder seu endereço de IP e há muitas opções de como as mensagens pode se auto destruir depois de um tempo. Como dá para perceber, esse é o app que você usa se quer um controle robusto dos seus dados e privacidade.

De resto, ele funciona como um app de mensagens normal. Como é relativamente novo em relação a outros, é de se esperar que alguns recursos comuns do Telegram e WhatsApp não estejam lá, mas é questão de tempo para muitos serem implementados.

O Signal está disponível no Android e no iPhone.

O que é o Telegram?

tela de celular mostrando a página do telegram em loja de apps

Em seguida, vamos falar do Telegram, que parece ser um bom meio termo entre o que o Signal e o WhatsApp oferecem. Ele também conta com criptografia de ponta-a-ponta, mas não é algo que vem ativo por padrão.

O padrão é que você use o sistema de chats da nuvem, o que faz com que suas conversas fiquem nos servidores do Telegram. Isso também significa que tudo tem um backup na nuvem e o Telegram pode ter acesso a suas mensagens.

Felizmente, você pode escolher usar a versão criptografa facilmente para ter mais segurança. Eles também oferecem a opção de chats secretos, no qual ninguém pode tirar prints e as mensagens podem ter um tempo certo para sua autodestruição.

Fora do chat secreto, também é possível criar mensagens que se destroem sozinhas nos chats normais. Além disso, você sempre tem controle das suas mensagens, podendo apagá-las para sempre a qualquer momento e sem limite de tempo após o envio.

Eles também oferecem a possibilidade de bloquear o app com senha ou impressão digital. Basicamente, dá para perceber que eles tem opções de privacidade, mas não tão robustas como o Signal. Isso pode não ser um problema para quem só quer um meio termo, como mencionamos.

Fora isso, dá para dizer que o Telegram oferece recursos muito impressionantes para um app de mensagens. Até porque eles contam mais opções do que o WhatsApp, que geralmente demora para apresentar recursos novos.

Vale mencionar que você também pode usar o Telegram no Android, iOS, no Windows, no Mac e até mesmo na sua versão web em navegadores.

Como eles são melhores que o WhatsApp?

mão feminina segurando celular mostrando o whatsapp para navegadores na tela

Por fim, é claro que também vamos falar mais do WhatsApp, que está perdendo alguns usuários desde o anúncio do Facebook. Na verdade, ele perdeu o posto de app de mensagens mais baixado da Google Play Store para o Signal recentemente após o anúncio.

Isso não necessariamente vai se manter, mas é impressionante que um número tão expressivo de usuários tenha tomado medidas para se proteger mais. Como os outros, eles também contam com criptografia de ponta-a-ponta.

Isso vale para suas mensagens, arquivos enviados, ligações, vídeos e áudios, por exemplo. Você não pode criar mensagens que se auto destroem ainda, mas pode apagá-las manualmente.

O app até está testando um novo recurso que faz as mensagens se apagarem após 7 dias, mas não se sabe quando isso chegará aos usuários. Fora isso, ele oferece maneiras de bloquear o app com senha ou impressão digital.

O grande problema é que o compartilhamento de dados obrigatório com o Facebook deixará seus dados bem mais expostos. É claro que fica a seu critério saber se isso te impede de querer usar o app ou não.

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar as dicas para aprender mais sobre as medidas de segurança e privacidade do WhatsApp, Signal e Telegram? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou do nosso guia.

Também aproveite para nos dizer qual app achou mais interessante e qual planeja usar ou continuar usando!


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo