WhatsApp Business: como funciona para pequenas empresas?
Nenhum Comentário
WhatsApp Business: como funciona para pequenas empresas?
WhatsApp Business: como funciona para pequenas empresas?

WhatsApp Business: como funciona para pequenas empresas?

Nenhum Comentário

O WhatsApp Business é uma excelente ferramenta para que você consiga ter um relacionamento melhor e mais direto com seus clientes. Só que muitas vezes se pensa na utilização desse app em empresas maiores, que já têm condições de ter outros meios efetivos de comunicação com os clientes. No caso de empresas pequenas, por exemplo, o uso do WhatsApp Business faz ainda mais sentido.

Caso esteja curioso para saber qual o benefício que empresas pequenas podem tirar do WhatsApp Business, basta acompanhar o nosso guia. Leia mais sobre os detalhes logo abaixo.

Confira também como você pode tirar o online do WhatsApp!

O que é o WhatsApp Business

Antes da gente se aprofundar realmente nos benefícios que uma empresa pequena pode ter com esse app, vale falar sobre o que é o WhatsApp Business. Especialmente para quem ainda não conhece o app tão bem.

Basicamente, dá para dizer que antes desta versão existir, muitas pessoas já usavam o WhatsApp para fins comerciais. O grande problema é que elas tinham que montar um perfil profissional apenas com o que já existia na versão normal do app, que é bem limitado para o que uma empresa precisa.

Fora isso, não existiam recursos realmente úteis e necessários para essas empresas. Isso inclui a possibilidade de programar mensagens, criar respostas automáticas, criar um horário de atendimento, criar etiquetas para diferenciar os clientes, etc.

Então, era preciso usar aplicativos externos que de um jeito ou de outro conseguiam realizar ações deste tipo. Percebendo essa necessidade por parte de seus usuários, os desenvolvedores do WhatsApp finalmente lançaram uma versão profissional do app em 2018.

Esta versão conta com todos esses recursos que mencionamos acima, além de receber atualizações e novas ferramentas ocasionalmente. Bem interessante, não é?!


Então vamos seguir falando de como isso pode trazer vantagens para a sua empresa.

Mas antes, não deixe de conferir nossas dicas das melhores brincadeiras para o WhatsApp.

Vantagens para pequenas empresas

Agora que já conhecemos mais sobre o WhatsApp Business, é hora de focar em como ela pode funcionar para pequenas empresas. Se em companhias maiores o WhatsApp pode ser só mais um meio de comunicação, nas menores pode ser a oportunidade de ganhar a fidelidade do cliente ou de trabalhar de maneira mais eficiente.

E isso pode ocorrer de diversas maneiras, por exemplo:

1. Comunicação direta com o cliente

whatsapp business dicas

Logo de início, não dá para deixar de mencionar a comunicação direta que pode ter com o cliente. Ele pode te mandar mensagens com dúvidas ou pedidos de ajuda a qualquer momento desta forma.

O importante é sempre ter uma resposta pronta, seja ela automática ou dada por um atendente real. Como você pode estabelecer o horário de atendimento em seu perfil comercial do WhatsApp, fica até mais fácil dos clientes entenderem quando alguém não puder responder.

Mas caso haja um motivo para a demora na resposta de um atendente dentro do horário comercial, é bom deixar avisado também. Assim o cliente não se sente desrespeitado e pode ter uma noção de quanto tempo demorará.

Você também pode aproveitar a oportunidade para enviar mensagens se colocando à disposição do cliente. Muita gente esquece de focar na atenção pós-venda, ou seja, não se importam se deu tudo certo com o produto com a entrega depois que o cliente fez a compra.

Caso aproveite e dê essa atenção, você pode ganhar a fidelidade do seu cliente ou garantir vendas futuras.

2. Catálogo de produtos

Um recurso muito bom e não é tão falado no WhatsApp Business é o catálogo de produtos. Você tem a possibilidade de colocar todos os seus produtos por lá de forma bem simples.

Tudo com descrição, foto, preço e disponibilidade. Caso ainda não tenha um site porque trabalha em casa para ganhar dinheiro ou fazer sua renda extra, essa pode ser uma oportunidade de mostrar todos os produtos sem pagar nada.

Isso é ótimo para quem ainda está começando ou tem seus produtos expostos em poucos lugares. Tire total proveito dessa opção, até porque os clientes podem ver o catálogo e fazer o pedido pelo WhatsApp mesmo.

Se tiver mesmo um negócio comandado de casa, confira nosso guia sobre bancos digitais. Assim você terá uma maneira de gerenciar as finanças sem sair de casa.

3. Respostas rápidas

Em muitas situações, você se deparará com clientes que fazem exatamente as mesmas perguntas. Isso é muito comum e não há como eles adivinharem a resposta se não conhecem a sua empresa tão bem.

Isso pode ser relacionado com o horário de atendimento, de entrega, quantos produtos você tem em estoque, se entrega em tal região, etc. Para não perder muito tempo sempre respondendo essas perguntas manualmente, há uma opção útil no app.

O WhatsApp Business tem uma função para respostas rápidas. Você mesmo cria as respostas baseadas nas perguntas mais feitas e deixa tudo pronto com atalhos.

4. Localização para entregas

Em muitas empresas pequenas, você pode ter alguém específico fazendo as entregas para os clientes. Em casos assim, você pode usar o recurso de localização de entregas que o WhatsApp oferece para que os clientes saibam exatamente onde está seu produto.

Isso é melhor do que dar respostas vagas e deixa o cliente bem mais tranquilo. É algo meio parecido com o que vemos em apps como o Uber Eats, por exemplo.

5. Videochamada entre membros da equipe

videochamadas do whatsapp

A última dica de como você pode ter benefícios ao usar o WhatsApp Business em empresas pequenas vale para toda sua equipe. Especialmente em tempos de quarentena, você pode ter arrumar maneiras de se reunir com os funcionários.

Felizmente, nem é preciso sair do WhatsApp para isso. Há um ótimo recurso de videochamada no WhatsApp Business que você pode utilizar. Até oito pessoas podem participar de uma chamada, o que é ótimo.

É claro que se precisar, também dá para fazer essas chamadas com o cliente. Isso vale especialmente em casos de pessoas que fazem um trabalho manual ou sob encomenda e precisam de uma reunião assim com seus clientes.

Gostou do guia?

Conseguiu tirar proveito do nosso guia para aprender mais sobre o WhatsApp Business e como ele pode funcionar em pequenas empresas? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou desta versão do app.

E caso esteja à procura de uma ferramenta para gerenciar seus projetos, confira o MeisterTask. Com ele, você consegue estabelecer tarefas, prazos e muito mais. Para começar a usá-lo de graça, é só acessar o link a seguir!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo