Notion Gratuito ou Pago: Saiba qual plano é o mais adequado para você
Notion Gratuito ou Pago: Saiba qual plano é o mais adequado para você
Notion Gratuito ou Pago: Saiba qual plano é o mais adequado para você

Notion Gratuito ou Pago: Saiba qual plano é o mais adequado para você


Já ouviu falar em Notion? Aplicativo criado para gerenciamento de tarefas, organização pessoal e em equipes, ele surgiu como um upgrade das famosas listas de atividades, se tornando um dos mais usados em todo o mundo para quem busca organizar sua vida.


Notion

E por que o Notion caiu na graça de empresas, empreendedores e até estudantes?

Porque ele oferece soluções bem completas. Por exemplo, se você precisa de um gráfico de controle de despesas, você tem; se deseja registrar o andamento de seus projetos, ele te ajuda; se precisa montar um espaço de trabalho com todas as etapas junto de sua equipe, no Notion você tem isso.

Ele permite isso e muito mais, porque foi criado como um organizador de tarefas multiplataforma, isto é, você consegue utilizá-lo da forma que deseja porque concentra todas as funcionalidades dos seus concorrentes dentro de um único sistema, inclusive personalizando às suas demandas.

Isto quer dizer que, se você precisa de um aplicativo para anotar ideias, tarefas ou despesas, o Notion pode te ajudar.

Você consegue escrever textos, listas, checkbox (são os campos que permitem que o usuário marque e desmarque uma opção) ou bullets (são marcas de pontuação frequentemente usadas em textos para introduzir itens em uma lista).

É possível também organizar estas informações em tabelas, bancos de dados, wikis  (é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa, o que torna bastante prático para a reedição e futuras visitas. Em suma, são websites colaborativos) ou entradas.

E tudo de forma bastante intuitiva. Inclusive, apesar de não ter uma versão em português, a usabilidade do Notion é bem fácil, acredite!

 

Mas como começar a usar o Notion?

Notion

Para você utilizar essa ferramenta, basta criar um usuário com o seu e-mail ou com a sua conta do Google.

Essa etapa é importante porque facilita a sincronização de todas as suas informações, independente do dispositivo com o qual você se conecte.

E o melhor é que você não precisa estar conectado na internet para utilizá-lo. É isso mesmo: você pode usar o programa offline e quando estiver conectado na internet, todas as suas atualizações são sincronizadas.

Outra vantagem é que você pode usar o Notion na web via browser, baixá-lo em seu computador ou usá-lo pelo aplicativo Notion app: ele funciona para Windows, Mac, Android e iOs.

Se a opção for baixar o aplicativo, você pode fazer o download na página oficial do Notion, isso evita baixar versões desatualizadas da ferramenta.

E é nessa etapa, na hora de criar sua conta no Notion, que você pode fazer a escolha do seu plano: gratuito ou pago.

 

Mas a dúvida é: qual versão utilizar do Notion? Paga ou gratuita?

Para te ajudar a entender quais as principais diferenças entre um plano e outro, elencamos as características de cada um. Pronto para começar?

1. Plano Gratuito

Em sua versão totalmente gratuita, o Notion oferece (e entrega) muito! Principalmente para quem deseja utilizar a ferramenta de forma individual.

Nessa opção, você consegue criar páginas e blocos de forma ilimitada, além de poder compartilhar com até cinco convidados.

notion

Esse é o Plano Personal e inclui:

  • Páginas e blocos ilimitados;
  • Compartilhamento com até 5 convidados;
  • Colaboração em tempo real;
  • Sincronização de dispositivos;
  • Integração via API;
  • 5 MB para upload de arquivos;
  • Exportação em massa;
  • Visualização em tabela, calendário, lista, quadro kanban e visualizações de galeria.

Mas se isso não for suficiente para você, a melhor alternativa é migrar para o plano pago.

2. Plano Personal Pro

Essa versão é voltada para os usuários que precisam e desejam explorar ainda mais a plataforma. Isto é, com o Notion Personal Pro, qualquer restrição encontrada na versão gratuita é removida.

  • Páginas e blocos ilimitados;
  • Colaboração em tempo real;
  • Sincronização de dispositivos;
  • Integração via API;
  • Exportação em massa;
  • Visualização em tabela, calendário, lista, quadro kanban e visualizações de galeria;
  • Upload de arquivos ilimitados;
  • Compartilhamento com convidados ilimitados;
  • Histórico de versões de 30 dias.

O Notion Personal Pro custa U$ 4 por mês (cerca de R$ 22) se cobrado anualmente. Se você preferir pagar mensalmente, esse preço vai para U$ 5 (em torno de R$ 28).

3. Plano Team

notion

  • Páginas e blocos ilimitados;
  • Colaboração em tempo real;
  • Sincronização de dispositivos;
  • Integração via API;
  • Exportação em massa;
  • Visualização em tabela, calendário, lista, quadro kanban e visualizações de galeria;
  • Upload de arquivos ilimitados;
  • Compartilhamento com convidados ilimitados;
  • Histórico de versões de 30 dias;
  • Espaço de trabalho colaborativo;
  • Permissões de compartilhamento;
  • Recursos de administração;
  • Permissões avançadas;
  • Suporte prioritário.

O Plano Team custa $ 8/usuário/mês, e é indicado para utilização em equipes.

4. Plano Enterprise

Para contratar essa versão, é preciso entrar em contato com a área de vendas da plataforma Notion para consultar os preços.

É o plano mais completo, porque possui todas as funcionalidades das versões anteriores e mais, como:

  • SAML SSO;
  • Exportação de PDF em massa;
  • Segurança e controles avançados;
  • Histórico de versões ilimitadas e vitalício;
  • Gerente de sucesso dedicado (mais de 100 lugares);
  • Contrato personalizável;
  • Provisionamento de usuários.

Em resumo: a versão paga do Notion só é interessante para quem deseja trabalhar em grupos ou precisa de situações que exijam upload de documentos grandes ou compartilhamento de páginas com colaboradores convidados.

Outro ponto a ser avaliado para a escolha do plano é que na versão paga, o suporte online do Notion prioriza os assinantes. Portanto, se você precisa manter itens importantes sempre organizados e evitar perder tempo se algo der errado, esse diferencial deve pesar na balança.

Mas calma! Se você ainda tem dúvidas se deve migrar ou não para o plano pago do Notion, você pode testar a versão pro por 30 dias, gratuitamente.

Se ele atender suas necessidades e você gostar do funcionamento, é só solicitar o upgrade, usando seu login e os dados de um cartão de crédito internacional.

 

Agora que você já conhece as opções de planos e seus valores, que tal descobrir um pouco mais do Notion?

notion

São muitas as vantagens de usar o Notion para fins pessoais ou profissionais, afinal de contas, quando você automatiza tarefas e mantém um fluxo de trabalho organizado, o resultado mais expressivo é a melhora da produtividade.

Isso sem falar que consegue prever obstáculos que possam aparecer no meio do caminho, acompanhar todas as etapas de um projeto e ainda deixá-las mais transparentes. E tudo isso ainda contribui para a redução de custos.

Algumas das vantagens de usar o Notion

Quem decidiu experimentar o Notion, garante: existe um antes e depois dessa ferramenta.

Mas quais são as principais vantagens do Notion? Dá uma olhada!

1. Personalização

Uma das grandes vantagens do Notion é a possibilidade de personalização, isto é, graças ao seu design completamente clean, a primeira vez que você abrir o aplicativo verá uma interface em branco, pronta para que você crise seu dashboard.

E nesse template inicial você poderá baixar opções prontas ou mesmo acrescentar informações, páginas, nomes, documentos, emojis, fotos, listas de tarefas, links de sites, vídeos, áudios, cores, ícone de identificação da página e design, enfim, tudo o que for necessário para configurar seu espaço de trabalho.

A grande vantagem nesse sentido é que você tem todas as informações concentradas, podendo ainda acrescentar comentários e textos, adicionar membros e até reproduzir os vídeos e áudios no próprio Notion, sem precisar sair da plataforma para isso.

2. Versatilidade

E como a ferramenta tem como filosofia a liberdade, prezando pela autonomia dos consumidores, além de oferecer a possibilidade de personalização do espaço de trabalho, também possui uma versatilidade que chama a atenção: no Notion você consegue criar páginas e subpáginas, remetendo a espécies de “cadernos” altamente organizados.

Além disso, é possível introduzir calendários, planilhas, textos, imagens, e a própria ferramenta oferece vários modelos de templates prontos, só para você personalizá-los conforme a sua necessidade. É tudo muito fácil e rápido.

3. Tabelas

Se você já utilizou ou utiliza o Excel, vai perceber que as tabelas do Notion lembram um pouco a interface desse programa. É que a ferramenta permite que você insira colunas e linhas de forma ilimitada, podendo serem usadas para criar listas ou banco de dados.

4. Calendários

No Notion também é possível configurar os calendários: basta que você vá acrescentando as páginas de cada mês, a fim de planejar sua agenda, organizar suas tarefas, compromissos e eventos em um único espaço. Inclusive, você pode compartilhar seus calendários, que podem ser colaborativos.

5. Sincronização

Um dos pontos bem legais do Notion é que ele sincroniza automaticamente, o conteúdo incluído nele em todos os dispositivos conectados, permitindo que este material seja acessado mesmo de forma offline.

E nessa proposta de facilitar a vida de seus usuários, o Notion também possibilita a integração dele com outras ferramentas, como Google Drive, Google Calendar e softwares de e-mail.

Essas são algumas das muitas vantagens oferecidas pelo Notion, uma ferramenta que, quanto mais você explora, mais descobre o quanto ela tem a proporcionar para organizar e facilitar sua vida.

E o bacana é que o Notion oferece vários tutoriais e sugestões de uso.

É isso mesmo! Você é ensinado a manusear a plataforma e conhecer tudo o que ela oferece para que, assim, possa utilizá-la dentro de suas necessidades diárias. Por isso, é interessante responder com clareza para você mesmo: o que você precisa exatamente fazer no Notion?

Dessa forma, a partir de sua resposta, você vai conseguir definir seus projetos e ambiente de trabalho com mais facilidade, organizando melhor suas ideias e informações.

Gostou de conhecer mais sobre o Notion?

Que tal enviar esse conteúdo para aquele amigo ou amiga, que também precisa organizar melhor seu dia a dia e vai gostar de conhecer essa ferramenta que já conquistou mais de 20 milhões de usuários pelo mundo todo?


Por Equipe Apptuts



Voltar ao topo