Venus, o barco criado por Steve Jobs

  • Por Luciano Larrossa
  • 29/10/2012 às 17:25 atualizado em (06/05/2019 às 11:44)
  • 5min de leitura

A biografia de Steve Jobs, escrita por Walter Isaackson e publicada no Brasil pela Companhia das Letras, revela muitas histórias não contadas sobre um dos fundadores da Apple. Na sua biografia, Steve Jobs, revela ao seu biógrafo que está planejando construir um barco, em parceria com o arquiteto e designer francês Philippe Starck.

No passado Starck revelou ao jornal americano The Wall Street Journal que o projeto não tinha nenhuma relação com a Apple, mas sim um projeto pessoal de Steve Jobs. Segundo outro jornal americano, o New York Times, Steve Jobs não admitia ter um barco “normal”, e por isso ele mesmo colocaria em ação um projeto próprio.

Seria um projeto minimalista (no que diz respeito ao seu design) e elegante, com paredes de vidro de 40 metros de comprimento e que começou a ser desenhado em 2009. Antes de ser revelado, haviam boatos sobre a real existência do barco, porém, ele foi comprovado não apenas na biografia mas também pelo projeto ter sido concluído por sua esposa, leia mais!

VenusVenus realmente existe

Apesar das especulações, o barco realmente existe. Fotos externas foram divulgadas pela imprensa especializada. É um enorme iate que possui entre 230 e 260 pés, algo entre 70 e 80 metros. Chamado de Venus, a deusa Romana do amor, beleza, sexo, fertilidade, prosperidade e vitória. É um navio extraordinário com decks de teca, grandes painéis de vidro do teto ao chão por toda a parte. Fotos exibem 6 iMacs sendo utilizados pelo cockpit de comando como instrumentos marítimos.

VenusO falecido CEO da Apple, estava ciente de que ele não poderia viver para ver o barco pronto, mas continuou a se envolver com o projeto. No livro de Isaacson, Jobs disse: “Eu sei que é possível eu vou morrer e deixar Laurene com um barco semi-construído. Mas eu tenho que continuar nele. Se eu não fizer isso, é uma admissão de que estou prestes a morrer.

Foi o que aconteceu, a viúva de Jobs, Laurene continuou o projeto do iate, e finalmente pudemos ver fotos da obra pronta. Como forma de apreciação à construção do sonho de Jobs, a família presenteou os envolvidos com iPods Shuffle e um cartão de agradecimento.

O barco foi exibido pela primeira vez em 28 de Outubro de 2012, no porto de Aalsmeer nos Países Baixos. Seu custo estimado é de 100 milhões de euros e, curiosamente, houve uma disputa judicial em Dezembro do mesmo ano pois Philippe Starck afirmou que os herdeiros do barco ainda o devia 3 milhões de euros dos 9 milhões acordados inicialmente com Jobs.

O yacht está ativo ainda hoje e não foi vendido, continuando sendo propriedade de Laurene Powell Jobs, viúva de Steve. Além do barco, Laurene também herdou 5,5 milhões das ações da Apple que para um total de 7 bilhões de dólares americanos. Ela também herdou 7% de interesse da Disney pois Jobs era o co-fundados da Pixar Studios, adquirido pela Disney.

Laurene também é a fundadora da Emerson Collective, uma organização que oferece apoio à empreendedores sociais que se dedicam ao ideal que todos merecem ter a chance de viver seu potencial máximo no mercado. Ela também é co-fundadora do programa College Track, que trabalha de perto no recrutamento de estudantes de comunidades menos favorecidas e mais pobres e os acompanha durante 10 anos para que possam ter uma formação acadêmica e um diploma de faculdade.

Philippe StarckQuem é Philippe Starck

Nascido em Paris em 1949, é um designer conhecido mundialmente pelas suas criações leves e contemporâneas, tanto pela forma quanto pelos materiais que utiliza em suas criações.

Sua carreira decolou quando em 1982 criou o design do interior do apartamento do Presidente Francês daquele período. Trabalhou como designer independente com criação de produtos e designer de interiores. Entre suas criações mais notáveis, estão um mouse óptico desenvolvido para a Microsoft e diversos iates, incluindo o iate “A”, que teve um custo de 300 milhões de dólares. Também desenhou motos para a Aprilia e criou o projeto de luzes da estação de metro Gare de Metz-Ville em Lorraine, França.

Em 2009, Starck foi o protagonista de um programa de TV. O canal britânico BBC apresentou o programa “Design for Life” (Design para a Vida). No Brasil ele foi exibido na TV a cabo. O programa era uma espécie de reality show, situado no escritório de Starck em Paris. Doze aspirantes a designer, durante seis meses, eram desafiados a criar projetos de design criativos.

Philippe StarckStarck também criou em outras áreas como design de restaurantes, interior de hoteis e até mesmo em equipamentos de produção de energia através do vento – energia eólica. Segundo ele “Ecologia não é apenas a urgência econômica e a proteção do nosso mundo, mas também uma questão de criatividade e elegância.

Em seu programa de TV é possível ver que Philippe Starck é uma pessoa bem humorada, talentosa, que pensa “fora do quadrado”. Certamente será lembrado pelos fãns de Steve Jobs por sua incrível criação marítima, uma das últimas criações em que Jobs esteve realmente envolvido.

O que achou desta curiosidade?

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o magnífico yacht de Steve Jobs? Conta pra gente nos comentários o que achou deste conteúdo e também se você gostaria de encontrar mais artigos como este aqui no AppTuts e claro, não deixe de conferir nossos outros materiais!