Saiba as regras ABNT e sua importância em projetos acadêmicos
Saiba as regras ABNT e sua importância em projetos acadêmicos
Saiba as regras ABNT e sua importância em projetos acadêmicos

Saiba as regras ABNT e sua importância em projetos acadêmicos


É sabido que para alunos de graduação, pesquisadores e técnicos, um dos temas mais delicados que sempre anda em pauta é a utilização correta das normas e regras da ABNT. Também, um dos momentos mais delicados para estes grupos é sempre a apresentação de projetos acadêmicos e científicos, sejam eles de TCC, pós-graduação ou de iniciação científica


Atualmente, a comunicação científica no país, a produção textual e a realização de projetos de graduação depende estritamente da adoção dos conjuntos de regras estabelecidas pela ABNT, conhecidos como NBR.

Pensando em como este momento pode ser desafiador e também a fim de ilustrar a importância do uso destas normas, a ideia do presente artigo é dar uma pincelada por cima das principais regras da ABNT para elaboração de artigos e de monografias.

Veremos alguns detalhes para a elaboração de um modelo de capa para trabalho nas normas da ABNT, a estrutura e a sequência de tópicos dentro de um projeto e também pontos que podem passar despercebidos como fonte e margem.

Qual a importância de se utilizar as regras ABNT corretamente?

regras ABNT dicas

As regras da ABNT são adotadas na produção científica ao redor do país, independentemente do curso superior em questão.

Logo, estes pontos são essenciais para universitários que realizam cursos na área de segurança da informação, para as ciências médicas, para o direito ou para qualquer outra área.

De forma geral, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas são utilizadas para padronizar a produção científica no país. 


Além disso, a ABNT também indicará um padrão de qualidade referente às pesquisas. Logo, a utilização adequada destas normas é essencial para a comunicação, cooperação e crescimento científico.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas surgiu na década de 40, em decorrência de desentendimentos entre dois grandes grupos laboratoriais nacionais, o Instituto Nacional de Pesquisas e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, de acordo com a plataforma IESLA.

Ambos laboratórios eram expoentes nas pesquisas em âmbito nacional, contudo, seus métodos de pesquisa e avaliativos eram significativamente diferentes. 

Toda esta diferenciação, às vezes, era responsável por casos de aprovação de um artigo ou produto por um dos laboratórios e reprovação por parte do outro.

Como isso afetava de forma direta e indireta o andamento das pesquisas no país, foi então instituída a ABNT, a fim de sanar esta crise.

Além disso, a ABNT é membro fundador da International Organization for Standardization, a ISO, que é um órgão responsável pela regulamentação e padronização em âmbito mundial.

Principais normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

regras ABNT

As normas da ABNT irão reger o desenvolvimento de um trabalho científico e acadêmico e a ordem de seus temas. 

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, as normas para a elaboração de projetos e monografias são:

  • Capa do projeto segundo a NBR 14724
  • Folhas do projeto com tamanho A4
  • Margem de 3cm para as margens superior e esquerda
  • Margem de 2cm para as margens inferior e direita
  • Fontes a ser utilizadas: Arial ou Times New Roman
  • Uso de itálico para palavras estrangeiras
  • Espaçamento de 1.5 no corpo de texto
  • Alinhamento justificado
  • Paginação segundo a NBR 1472
  • Sumário segundo a NBR 6027
  • Referências bibliográficas 
  • Citações e notas segundo a NBR 6023 e NBR 10520

Agora, você pode estar se perguntando o que exatamente é a sigla NBR. Ela significa Normas Brasileiras e são a edição das normas ABNT aplicadas em determinado ano ou em determinada ocasião.

Logo, basicamente NBR são os conjuntos de normas estabelecidas pela ABNT para a realização de projetos e trabalhos científicos.

Ainda, é interessante ressaltar que a adesão às NBR não é completamente obrigatória, visto que a ABNT não é uma instituição regida pelo poder público no país.

No entanto, seus formatos são adotados pela maior parte das universidades e existem também diversas leis e concursos públicos que se pautam exatamente na utilização destas normas.

Plataformas de formatação automática

importância da ABNT

Nos dias de hoje, também, existem diversos sites que oferecem funcionalidades que possibilitam a formatação automática de seu projeto dentro dos padrões da ABNT.

Algumas destas plataformas são:

  • Fast Format
  • Mettzer
  • MORE
  • Menthor

Todos estes websites, aplicativos e plataformas possibilitam a edição e formatação automática de seu texto para os padrões exigidos pela ABNT.

Logo, representam uma grande solução para pessoas que possuem dificuldade na hora de decorar as regras exigidas em cada caso.

Se este for seu caso, não deixe de estudar as dicas citadas ao longo do artigo e também não deixe de conferir estas plataformas de formatação automática.

A padronização dentro da comunicação científica é essencial para a produção de ciência e tecnologia no país. 

A adoção de um único padrão pela maior parte dos laboratórios e universidades possibilita a cooperação, o trabalho mútuo e o diálogo entre diversos pólos de geração de conhecimento e tecnologia, o que por sua vez, alavanca o desenvolvimento da ciência nacional.

Gostou de aprender sobre as regras ABNT?

Deu para aproveitar este guia para conhecer mais sobre as regras ABNT e a importância da sua aplicação em projetos acadêmicos? Então deixe seu comentário nos dizendo o que achou!


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo