Google Maps ou Here WeGo? Qual é o melhor?
Nenhum Comentário
Google Maps ou Here WeGo? Qual é o melhor?
Google Maps ou Here WeGo? Qual é o melhor?

Google Maps ou Here WeGo? Qual é o melhor?

Nenhum Comentário

Uma das principais preocupações de quem usa aplicativos com GPS é conseguir um que tenha mapas atualizados e precisos. Afinal de contas, não é incomum ver notícias de usuários que se acidentaram e foram parar em locais perigosos por conta de erros nesses apps. É nesse contexto que vamos analisar quem é o melhor: Google Maps ou Here WeGo.

Ambos os apps de GPS têm como objetivo guiar motoristas a chegarem em locais de destino, especialmente se não conhecerem o lugar para onde estão indo. Ou seja, eles funcionam da mesma maneira que o Google Tradutor facilita a vida de quem precisa entender um idioma, mas não teve tempo de aprender.

Entre os critérios que vamos considerar, avaliaremos a capacidade da inteligência artificial montar rotas seguras e atualizar informações de tráfego em tempo real. Também veremos como eles lidam com mapas offline quais as informações que os apps disponibilizam nesse modo.

Por fim, vamos avaliar se os apps são capazes de ajudar também quem está a pé, de bicicleta ou precisa usar o transporte público. Também mostraremos quaisquer funcionalidades extras que cada um oferece, chegando a um veredito ao final do artigo.

Confira a seguir e decida quem vence essa disputa: Google Maps ou Here WeGo?

Inteligência artificial: o que cada app oferece?

O critério mais importante certamente é a capacidade da inteligência artificial dos apps. Afinal de contas, o mapa pode te ensinar como chegar a um lugar, mas é a IA que irá pegar informações em tempo real, ajustando a rota de maneira que chegue mais rápido e em segurança.

google-maps-ou-here-ia

Tanto a IA do Google Maps quanto a do Here WeGo funcionam de forma similar. Antes de dar início a uma rota, ambos sugerem um caminho que supostamente levará menos tempo para chegar, com algumas alternativas que pode escolher na hora de ligar o carro.


Por conta de sua presença maior no Brasil, o Google Maps também contém informações sobre radares de velocidade na pista. Ou seja, ele te avisa caso tenha um radar por perto, evitando que receba multas por distração e excesso de velocidade. Nesse caso, podemos considerar que na disputa entre Google Maps ou Here WeGo, o app do Google leva a melhor.

Antes de prosseguir para o próximo critério, conheça também outros aplicativos para avisar de radares.

Mapas offline

A inteligência artificial é uma das melhores funcionalidades desse tipo de aplicativo. Porém, ela funciona apenas se estiver online.

O que fazer quando estiver viajando para uma região montanhosa ou mais remota, com pouca cobertura de internet móvel? É necessário apelar para os mapas offline. Mas qual deles é o mais indicado? Google Maps ou Here WeGo?

No app do Google, você pode baixar mapa com toda a rota, permitindo que consiga acompanhar o trajeto mesmo nos trechos onde ficar offline. Por outro lado, o Here WeGo permite baixar territórios ou países inteiros, evitando que tenha de fazer download de cada trajeto toda vez que for sair.

Por isso, o Here WeGo ganha do Google Maps no quesito mapas offline.

mapas offline

Não uso carro, como os apps podem me ajudar?

Nem sempre saímos com o carro, mas será que o Google Maps ou Here podem ajudar a criar rotas para trajetos a pé, de bicicleta e transporte público?

Nessa opção, ambos os aplicativos funcionam muito bem. Os dois apresentam rotas atualizadas para quem precisa usar o transporte público para se locomover. O mesmo pode ser dito para os trajetos a pé ou bicicleta.

Ou seja, independente do tipo de transporte que use, o Google Maps e o Here WeGo vão satisfazer sua necessidade. Podemos considerar que, nesse quesito, os dois apps empatam.

google-maps-ou-here-bicicleta

Google Maps ou Here WeGo: o que mais eles oferecem?

As funcionalidades que mostramos aqui são as principais de qualquer aplicativo de rotas, essenciais na hora de viajar. Mas o que os aplicativos desse artigo tem de extra, que costuma fugir às funcionalidades comuns aos apps do gênero?

A vantagem aqui fica para o Google Maps, que pode ser considerado um app mais completo, especialmente por conta do Street View. Além de olhar as rotas, você pode aproximar o mapa e ver fotos do local onde precisa chegar, facilitando encontrá-lo.

Ao caminhar, o Street View usa a câmera do seu celular para mostrar a rua em tempo real, fazendo com que não precise tirar os olhos da rua, mesmo com o smartphone em mãos. Você também pode compartilhar sua localização em tempo real, ideal para aumentar sua segurança, especialmente ao andar por locais desconhecidos.

Já o Here WeGo conta apenas com um aplicativo para smartwatches da marca Samsung Galaxy.

Por conta disso, não há como negar a superioridade do Google Maps, especialmente aqui no Brasil. Por mais que o Here WeGo também possa ser usado em nosso país, o fato do mapeamento do Google anteceder o do concorrente tornam as informações mais precisas.

Além disso, a possibilidade de usar o Street View tornam a experiência melhor, facilitando encontrar o seu destino, caso não saiba exatamente como ele se parece.

Por isso, nossa recomendação é que aprenda como utilizar o Google Maps!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo