Elon Musk e a inteligência artificial: Qual a ligação dele com a AI?

  • Por Pedro Bala
  • 16/06/2023 às 10:01 atualizado em (16/06/2023 às 10:01)
  • 7min de leitura

Elon Musk é um empreendedor conhecido mundialmente por sua liderança em empresas inovadoras como SpaceX, Tesla, Hyperloop, Neuralink, Starlink, SolarCity e Paypal. Se você costuma estar antenado com as últimas novidades da tecnologia, já deve ter visto em algum lugar sobre a ligação do Elon Musk com a inteligência artificial (IA). Nós já explicamos aqui no AppTuts o que é e como funciona a Inteligência Artificial.

Você também já deve ter ouvido falar sobre ferramentas de inteligência artificial como o ChatGPT, que é um sistema de IA inovador que interage com os usuários, fornecendo respostas em texto para uma variedade de solicitações, desde responder a perguntas e criar textos complexos até resolver questões matemáticas, tudo isso utilizando uma linguagem natural e fluida. Mas você sabia que o Elon Musk é um dos fundadores da OpenAI, a empresa criadora do ChatGPT?

Neste artigo, vamos falar sobre a relação de Elon Musk com a inteligência artificial e descobrir quais são seus pensamentos e contribuições nessa área.

Elon Musk

Como o Elon Musk criou a OpenAI?

A OpenAI foi criada em 2015, por Elon Musk, Sam Altman e outros investidores que previam a relevância crescente da tecnologia de inteligência artificial. No início, a empresa tinha como propósito desenvolver e disponibilizar ferramentas de inteligência artificial de maneira livre para benefício de todos, exatamente como esses 7 sites de inteligência artificial para aumentar a produtividade. Ele também tinha a convicção de que muitos dos problemas que enfrentamos atualmente poderiam ser resolvidos por máquinas.

Em 2016, a empresa lançou a plataforma OpenAI Gym and Universe, destinada a treinar outros programas de IA. Nos anos seguintes, a empresa se dedicou à pesquisa e desenvolvimento de produtos, divulgando uma série de artigos científicos que explicam o funcionamento da sua inteligência artificial.

Contudo, a OpenAI só ficou conhecida mundialmente em 2022, com a disponibilização do ChatGPT para o público em geral. Este serviço ganhou rapidamente notoriedade pela capacidade de responder perguntas complexas e redigir textos personalizados sobre qualquer tema.

Embora boa parte das pessoas não saibam, a tecnologia de IA vem sendo empregada a bastante tempo. Veja esses 20 exemplos de inteligência artificial presentes no dia a dia.

Por que Elon Musk saiu da OpenAI?

Musk saiu da OpenAI por diferenças de opiniões com outros integrantes do projeto e necessidade de dedicar mais tempo à Tesla Motors, que estava ampliando seus investimentos em inteligência artificial.

No início de 2018, Musk expressou a Sam Altman sua preocupação de que a empresa estava perdendo espaço para o Google. A solução proposta por Musk foi assumir o controle da OpenAI e gerenciá-la de acordo com sua visão estratégica. No entanto, Altman e outros sócios da OpenAI não concordaram com a proposta. Como resposta, Musk deixou a empresa de inteligência artificial e reduziu a quantidade de financiamento que havia prometido ao projeto.

A saída de Musk, anunciada em 20 de fevereiro de 2018, marcou uma nova fase na trajetória da OpenAI, que continuou a inovar e a se estabelecer como uma das principais organizações no campo da inteligência artificial.

Você sabia que existem muitas oportunidades de trabalho neste segmento? conheça as 9 áreas onde pode atuar e trabalhar com inteligência artificial.

Elon Musk inteligencia artificial

O que Elon Musk pensa sobre a inteligência artificial?

Em 14 de março, a OpenAI anunciou o lançamento do GPT-4, descrito pela organização como uma versão dez vezes mais sofisticada do ChatGPT original. Com isso a OpenAI passou a cobrar pelo acesso a essa versão turbinada. Aqui no AppTuts nós inclusive já mostramos as diferenças entre as versões gratuita e paga do ChatGPT.

Foi nesse contexto que Elon Musk começou a expressar publicamente sua preocupação com a inteligência artificial. Juntamente com Musk, mais de 2.600 líderes e acadêmicos do setor de tecnologia assinaram uma carta aberta em 22 de março de 2023, apelando por uma moratória no avanço da inteligência artificial.

O grupo expressou temor sobre os pontos negativos da inteligência artificial e os “riscos profundos à sociedade e à humanidade”. Eles alertaram sobre uma competição desenfreada entre empresas de inteligência artificial para criar a IA mais poderosa, um desenvolvimento que eles acreditam ser potencialmente imprevisível e incontrolável, mesmo para seus criadores.

A carta também destaca a ameaça das máquinas possivelmente inundarem canais de informação com desinformação, além de suscitar a preocupação de que a automação generalizada por essas máquinas possa eliminar todas as oportunidades de emprego.

No entanto, a mídia da área de tecnologia recebeu com desconfiança o conteúdo da carta assinada por Elon Musk, já que desde 28 de fevereiro de 2023 já circulavam rumores de que o empresário estaria usando seu poder para impedir que o ChatGPT dominasse o segmento de inteligência artificial.

O que Elon Musk está desenvolvendo na área de inteligência artificial?

Ainda no mês de fevereiro de 2023, foi divulgado que Musk teria procurado profissionais de inteligência artificial para a construção de uma nova instalação de pesquisa para desenvolver uma inteligência artificial superior ao ChatGPT.

Elon Musk, fundou uma nova empresa de inteligência artificial denominada “X.AI” para competir diretamente com a OpenAI. Ele é o único diretor listado para a X.AI. Acompanhando-o na estrutura organizacional, Jared Birchall, ex-banqueiro da Morgan Stanley e atual administrador das finanças de Musk, vai atuar como secretário da empresa. A X.AI foi oficialmente registrada no estado de Nevada, Estados Unidos, em 9 de março.

Já em 12 de abril, um vazamento na imprensa dava conta de que o bilionário fez a aquisição de dez mil GPUs para serem empregadas em um novo data center com o objetivo de desenvolver uma IA generativa treinada com base no banco de dados do Twitter. Isso aconteceu apenas algumas semanas depois dele assinar a carta pedindo uma pausa em pesquisas de IA para avaliar questões de segurança. A IA generativa que Elon Musk quer desenvolver é só um dos tipos de inteligência artificial que existem.

O discurso e posicionamento negativo de Musk sobre o desenvolvimento da inteligência artificial caíram por terra em 17 de abril de 2023, quando o empresário confirmou em uma entrevista concedida à Fox News, que estava desenvolvendo um sistema de IA para rivalizar com o ChatGPT, intitulado “TruthGPT”.

Na ocasião, ele fez novos ataques ao ChatGPT, dizendo que a ferramenta era programada por especialistas de esquerda, que treinam os chatbots para mentir. Ele ainda disse:

“O problema mais profundo não é simplesmente que a IA se tornará autônoma e nos transformará a todos em escravos, mas que controlará nossa compreensão da realidade e o fará de maneira realmente desonesta.”

Contudo, ao falar de sua nova empresa, o empresário tem uma opinião bem diferente da que tem sobre seu concorrente. Musk sustenta a visão de que sua inteligência artificial possui o potencial para aprimorar a qualidade de vida das pessoas. Ele visualiza a IA como uma ferramenta poderosa para gerar novas oportunidades de emprego, incrementar a segurança e a eficiência produtiva. Além disso, ele acredita que a IA pode potencializar a produtividade, elevar a excelência de produtos e serviços e contribuir para a diminuição de custos.

Essas opiniões de Musk são exatamente o contrário do que ele afirmou há pouco tempo atrás, mostrando que, na verdade, ele está lutando para não ficar para trás nessa corrida tecnológica e continuar sendo visto como um dos nomes mais importantes deste segmento.

Se você se interessa por essa tecnologia, conheça os 10 melhores apps de inteligência artificial de edição de imagem ou aprenda como fazer seu rosto com inteligência artificial.