10 sites para baixar músicas sem direitos autorais

  • Por Daniela Campos
  • 17/02/2023 às 16:09 atualizado em (14/06/2023 às 16:16)
  • 7min de leitura


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Quem produz conteúdo sabe a importância da música nas criações. Além dos efeitos sonoros, a escolha de uma boa música pode intensificar a emoção em um vídeo dramático ou até mesmo despertar humor em cenas divertidas. Contudo, mais difícil que escolher a trilha sonora ideal é conseguir que ela seja livre de royalties. Para te ajudar nessa missão, criamos uma lista com os 10 sites para baixar músicas grátis sem direitos autorais.

Alguns dos sites de músicas sem direitos autorais mais conhecidos são os do Facebook e Youtube, mas existem outras opções igualmente interessantes na internet tais como o Dig.ccmixter ou o Bensound.

Ao longo do artigo vou demonstrar quais as vantagens e desvantagens de cada um desses sites bem como quais deve escolher.

Como saber se uma música tem direitos autorais?

Os direitos autorais garantem a propriedade intelectual de uma determinada obra, verificando apenas ao detentor desses direitos o seu uso, salvo exceções. Por isso, nem todas as músicas podem ser utilizadas livremente e incluir uma faixa sem pesquisar se ela está protegida por direitos autorais pode até gerar um processo judicial.

Existem algumas formas de descobrir se a música tem direitos autorais no Brasil. A primeira é através do site do Ministério da Cultura. Por lá você pode pesquisar pelo registro, pelo título da obra ou pelas informações do autor. Basta digitar um dos dados nos campos de busca e fazer a verificação.

Como verificar se uma música tem direitos autorais

Se você produz conteúdo para o YouTube, também é possível verificar se a música está protegida por direitos autorais por lá. Para isso, busque pelo título na barra de busca, clique na música publicada pela página oficial do artista; veja a descrição do vídeo e verifique a aba “Licença”. Caso encontre nomes associados à licença, a música não poderá ser usada.

Como saber se uma música tem direitos autorais no YouTube

10 sites para baixar músicas sem direitos autorais

De fato, muitas músicas possuem direitos autorais, e fazer essa conferência em cada título que você deseja usar nas suas produções pode ser uma tarefa cansativa. Por isso, selecionamos 10 sites para baixar músicas sem direitos autorais. É só conferir a nossa lista a seguir e encontrar a sua trilha sonora!

1- Dig.ccMixter

Esse é um dos sites mais populares para download de músicas sem direitos autorais. O Dig.ccMixter já foi utilizado em mais de 1 milhão de vídeos e jogos. A plataforma é bastante intuitiva, fácil de usar e te permite ouvir as músicas antes de baixar. Assim você consegue saber se as faixas realmente combinam com o seu projeto.

O site disponibiliza as listas de músicas em 3 categorias: “Musica instrumental para filme e vídeo”; “Música gratuita para projetos comerciais” e “Música para videogames”. Cada lista contém mais de mil títulos, oferecendo muitas possibilidades totalmente gratuitas para o usuário. Clique aqui para começar a usar o Dig.ccMixter.

2- YouTube Audio Library

Para aumentar o suporte aos produtores de conteúdo, o YouTube também possui uma plataforma com mais de 700 músicas sem direitos autorais. A aba é bem organizada e as faixas são categorizadas por título, gênero, clima, artista, duração, tipo de licença e data em que foi adicionada. O usuário também pode adicionar os filtros das categorias desejadas, o que facilita muito a busca.

O YouTube Audio Library também conta com inúmeros efeitos sonoros pra você incrementar os seus vídeos. Clique aqui para conhecer a plataforma.

3- Coleção de sons Facebook

Assim como o YouTube, o Facebook também conta com muitas ferramentas que auxiliam os criadores de conteúdo. No Estúdio de Criação, você consegue fazer todo o planejamento de marketing para as suas redes sociais, criar e programar publicações, fazer anúncios e outras ações.

Outra vantagem do Estúdio de Criação é que ele oferece uma coletânea de músicas e sons para você utilizar gratuitamente em todos os Apps da Meta. Acesse a Coleção de sons aqui!

4- Bensound

Criada por Benjamin Tissot, a Bensound é uma empresa que oferece soluções musicais para grandes companhias como Samsung, Netflix, Toyota, Microsoft, entre outras. Além disso, ela possui uma plataforma que oferece músicas grátis para vídeos.

A aba para o download gratuito de músicas é super simples de usar, e as faixas estão divididas por temas (ambiente, corporativo, ação, eletrônico e muito mais). Mas, é importante ressaltar que a Bensound só disponibiliza músicas para vídeos sem fins comerciais. Gostou da proposta? Então conheça o site clicando aqui.

5- Incompetech

A Incompetech é uma plataforma que une música e papel gráfico. Ela oferece alguns itens de papelaria como calendários e planners em PDF, mas o recurso que os usuários mais buscam é o download gratuito de músicas.

O layout do site é super simples e os áudios são categorizados por título, gênero e tempo de duração. Você também pode pesquisar por título ou instrumento na barra de busca. Clique aqui e explore a Incompetch.

6- Jamendo Music

Jamendo Music é uma plataforma bem completa, que possui serviços gratuitos de streaming e download de músicas. Tem música independente para todos os gostos e ocasiões. Além disso, as músicas são modernas e entregam bastante qualidade. Caso queira fazer uso comercial do conteúdo, também é possível adquirir uma licença.

Vale a pena conhecer a Jamendo Music. Confira também o nosso passo a passo para baixar músicas por lá.

7- Artlist

Assim como a Bensound, a Artlist é uma grande plataforma que oferece soluções de áudio para outras empresas, mas também é possível fazer o download gratuito de músicas livres de direitos autorais. São inúmeros gêneros à disposição para o seu projeto. Cadastre-se e inicie a sua experiência aqui.

8- Josh Woodward

Esse é um site que reúne mais de 200 músicas de uma mesma autoria que você pode baixar para usar no seu projeto. Além dos áudios, Josh Woodward também divulga os vídeos, as letras e as cifras das suas músicas.

Mas, para usar as músicas, é necessário seguir algumas regras como mencionar o artista nos créditos. Acesse o site para conhecer melhor a plataforma.

9- Open Music Archive

O Open Music Archive é um site colaborativo em que os próprios usuários podem divulgar suas músicas. As faixas ficam disponíveis no SoundCloud e você consegue fazer o download por lá.

Clique aqui para conhecer as possibilidades do Open Music Archive.

10- Free Music Archive

Para fechar a nossa lista com chave de ouro, a Free Music Archive tem um acervo de músicas modernas dos mais variados gêneros. Outro diferencial do site é que ele envia atualizações para os usuários ficarem por dentro das novidades. Confira o site aqui.

Qual o melhor site para baixar músicas grátis no PC

As plataformas mais completas são a Bensound, a Jamendo Music e a Artlist. Além oferecerem músicas para os seus vídeos e inúmeros efeitos sonoros, elas também podem ser utilizadas como streaming, mostrando obras de artistas novos.

Mas, as demais plataformas também podem atender aos seus objetivos. Por isso, o ideal é conhecê-las para identificar a melhor para você.

Gostou dos 10 sites para baixar músicas sem direitos autorais?

Então, aproveite para fazer o download das suas músicas à vontade e produzir conteúdo sem medo! Aproveite para compartilhar o artigo com os amigos e continue acompanhando o blog para mais dicas.

Confira também:


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});