Contas falsas no Instagram: 5 Maneiras de identificar
Contas falsas no Instagram: 5 Maneiras de identificar
Contas falsas no Instagram: 5 Maneiras de identificar

Contas falsas no Instagram: 5 Maneiras de identificar


Não é novidade que o Instagram se tornou uma das redes sociais mais utilizadas do mundo. São milhões de usuários acessando o aplicativo diariamente. Apesar disso, será que todos esses perfis são reais? Hoje vamos te mostrar 5 maneiras de identificar contas falsas no Instagram.


De acordo com pesquisas recentes, o Instagram é a quarta entre as 10 redes sociais mais utilizadas em 2022. Inicialmente, essa era uma rede social de imagens, porém, outras propostas foram sendo inseridas quando a Meta assumiu a sua compra.

Dentre as novas funções do App estão a inserção de até 10 imagens em um carrossel, a criação de reels, inclusão de música nas imagens do feed, entre outras. Com isso, a rede social tem sido cada vez mais utilizada, com novas contas sendo criadas diariamente, seja para o uso pessoal ou para o uso profissional a partir de contas comerciais de diversos segmentos.

Hoje em dia, além de ser uma rede social para o compartilhamento de fotos, vídeos e lifestyle com amigos e familiares, o Instagram também é uma referência na busca por produtos e serviços. São milhões de perfis ativos, contudo, nem todos são confiáveis. 

Como identificar contas falsas no Instagram?

Antes de tudo, é importante ressaltar que a criação de um perfil falso é uma prática que transgride os Termos de Uso da rede social, e que quando é descoberta, pode acarretar em punições para os usuários. A seguir, vamos listar 5 maneiras de identificar contas falsas no Instagram para que você possa fugir de golpes, disseminação de informações falsas ou situações indesejadas.

1- Cheque se o perfil é verificado

Geralmente, marcas, empresas de grande circulação e figuras públicas com um número maior de seguidores possuem um ícone azul ao lado do nome. Este ícone mostra que o perfil foi verificado pelo Instagram, comprovando a confiabilidade da conta.

Como checar se o perfil é verificado

2- Observe a foto do perfil

Muitas contas falsas utilizam fotos genéricas, retiradas de bancos de imagens ou até mesmo copiadas de outros perfis. Isso pode ser um indicativo de que o perfil não é confiável. Outra prática comum de usuários com contas falsas é a de não inserir imagens na foto do perfil.

Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a descobrir se a imagem está sendo utilizada em outras páginas da internet, mas o passo a passo também pode ser feito pelo Google Chrome ou pelo navegador de sua preferência. Para isso, é só realizar esse procedimento:

Abra o seu navegador e selecionar a opção “Imagens”

Como acessar o Google Imagem

Clique no ícone da câmera fotográfica (“Pesquisa por imagem”)

Como descobrir se a imagem está sendo utilizada em outras páginas da internet

Depois, clique em “Fazer upload de uma imagem” ou “Escolher arquivo” ( você também pode arrastar a imagem ou copiar o link da foto). Por fim, é só escolher a foto no seu computador ou copiar o link da imagem desejada e clicar em “Pesquisar” para finalizar a busca.

Procurar imagens no Google

3- Confira as informações da conta

Outra maneira de identificar contas falsas no Instagram é checando as informações do perfil. Contas que possuem um grande número de seguidores ou publicam anúncios podem ter as suas informações ao acesso dos usuários. As informações divulgadas são a data de criação do perfil, localização, nomes de usuários anteriores e contas com seguidores compartilhados.

Esses dados são importantes para identificar contas falsas no Instagram. Por exemplo, perfis muito recentes e contas com uma variação grande de nomes de perfil, podem indicar uma conta não muito confiável.

Para verificar as informações da conta, siga estes passos:

Vá até o perfil desejado e clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela

Contas falsas no Instagram: Como verificar as informações

Selecione a opção “Sobre essa conta”

Como verificar informações do perfil de um usuário no Instagram

Agora é só verificar as informações do perfil

Contas falsas no Instagram: informações da conta

4- Confira o número de seguidores e de contas seguidas

Outro detalhe importante na hora de identificar contas falsas é o número de seguidores do perfil. Geralmente, perfis falsos não possuem um número consistente de seguidores.

Além disso, também é válido observar a proporção entre o número de seguidores e o número de contas seguidas. Um número de seguidores muito inferior ao de contas seguidas pode ser alarmante.

5- Observe o número de posts do perfil do Instagram

A última dica é sobre as postagens do perfil. Verifique a qualidade, mas também a quantidade de posts no feed. Normalmente, contas falsas possuem poucos posts.

Também é importante observar a quantidade de comentários, conferir se eles se repetem e se existe um uso excessivo de hashtags. Todos esses detalhes podem te ajudar a escapar de uma conta falsa.

O que fazer ao identificar uma conta falsa no Instagram?

Ao identificar um perfil falso, é possível denunciá-lo para que o Instagram possa investigar a credibilidade da conta. Dessa forma, é possível evitar que as normas da comunidade sejam violadas, diminuindo a incidência de golpes e da propagação de informações falsas.

Para denunciar o perfil, basta clicar nos três pontos do canto superior do perfil e selecionar a opção “Denunciar”.

Maneiras de identificar as contas falsas no Instagram

Gostou das 5 Maneiras de identificar contas falsas no Instagram?

Agora que você já conhece todos os passos para conferir se uma conta é falsa no Instagram, é só compartilhar com os amigos e continuar nos seguindo para mais dicas.


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo