6 dicas do que fazer quando o iPhone não liga
6 dicas do que fazer quando o iPhone não liga
6 dicas do que fazer quando o iPhone não liga

6 dicas do que fazer quando o iPhone não liga


Apesar de ser um dos melhores smartphone do mundo e de ter ótima qualidade, o iPhone também pode apresentar alguns problemas bem chatos aos seus usuários. Entre eles, está um dos mais temidos: quando desliga sozinho e o iPhone não liga mais de jeito nenhum.


A primeira impressão que alguém pode ter nessa situação é que o smartphone simplesmente deixou de funcionar ou quebrou, mas pode ser algo bem mais simples que isso. Para ver o que fazer quando o seu  iPhone não liga, é só conferir algumas de nossas dicas abaixo!

Leia tambémComo encontrar um iPad ou iPhone roubado

1. Carregue

iPhone não liga carregar

Pode parecer óbvio, mas carregar o smartphone é primordial nessas situações. Muitos aparelhos eletrônicos simplesmente não dão sinal de vida se você deixa sua carga esvaziar completamente, mesmo que você coloque no carregador por algum tempo.

Isso faz muita gente desistir do carregamento e pensar que o aparelho deixou de funcionar. Só que é importante deixar o iPhone na tomada por pelo menos uma hora, para então checar se ele voltou a ligar. Essa dica é valiosa e serve para a maioria dos smartphones e tablets que encontramos por aí, seja Android, iOS ou Windows Phone.

Agora, é importante mencionarmos que existem alguns pontos a se considerar na hora de realizar este passo. Se você achar que seu iPhone não está carregando, considere o seguinte:

  1. Utilize um carregador com fio: neste tipo de cenário, não utilize nenhum tipo de carregador wireless ou mesmo uma capa para carregar o iPhone. Simplesmente coloque-o diretamente na tomada com o cabo e evite mexer no aparelho durante todo o período, como mencionamos anteriormente. Isso também serve para fazer com que seu iPhone carregue mais depressa.
  2. Teste diferentes tomadas: caso o smartphone não dê sinal de vida dentro de alguns minutos carregando, experimente outra tomada ou fonte de energia. Essa dica é especialmente válida para quem não estiver em casa, mas sim utilizando alguma tomada em local público. Afinal, não há como você saber se a tomada está funcionando ou está sendo bem alimentada.
  3. Verifique a temperatura do aparelho: se o seu iPhone não liga e estiver quente, é importante considerar que isso é um recurso intencional. Neste caso, seja enquanto carrega ou antes de colocá-lo, certifique-se que o smartphone não esteja superaquecido.
  4. Verifique o cabo e utilize um carregador original: é verdade que existem outros carregadores não originais que fazem o serviço, mas também existem vários que podem acabar não cumprindo sua função como deveriam nestas situações. Portanto, tente verificar se o cabo que está utilizando realmente funciona e, idealmente, opte apenas pelo carregador original de seu iPhone.

Se continuar a ter problemas com o carregamento do iPhone, confira ainda outras dicas do que pode ser feito.

2. Faça o Reset

Caso a dica anterior não resolva, você pode tentar resetar o iPhone e ver se ele responde ou reage de pelo menos alguma maneira. Para fazer isso, segure o botão power e o botão home por aproximadamente 15 segundos, o que deve fazer o dispositivo ligar e logo da Apple aparecer na tela.

Espere alguns minutos até o smartphone se iniciar sozinho e só mexa nele quando a tela de bloqueio finalmente aparecer. Fazer este reset equivale a desligar totalmente o aparelho e reiniciá-lo à força, então deve funcionar na maioria das vezes. Além disso, se funcionar, este procedimento também é uma excelente forma de deixar o iPhone mais rápido.

3. Restaure o aparelho

Se o reset não funcionar, pode ser hora de tentar restaurar o aparelho de uma vez. Isso basicamente significa que você vai ter que apagar todo o conteúdo do seu smartphone, algo drástico mas que pode ser a única solução disponível.

iPhone não liga backup

Para fazer isso, conecte seu iPhone no computador e ligue o iTunes. Mesmo se o iPhone não liga, o aparelho deve ser reconhecido pelo programa e você poderá fazer a restauração. Na aba “Resumo” do iTunes, clique em “Restaurar iPhone” para iniciar o processo, que deverá demorar de 15 a 20 minutos. Caso tenha um backup salvo, é possível restaurá-lo nesta mesma tela depois ao clicar em “Restaurar backup”.

4. Entre no modo restauração

Infelizmente, pode ser que seu iPhone nem seja reconhecido pelo iTunes em casos assim, mas não precisa se preocupar ainda. É possível que só seja preciso entrar no modo restauração para que o método anteiro funcione direito.

Para fazer isso, você deve pressionar o botão power e o botão home por aproximadamente 15 segundos, o que deve garantir que seu dispositivo está totalmente desligado mesmo. Depois, solte o botão power, mas continue apertando o botão home enquanto conecta o iPhone no computador e liga o iTunes. Só solte o botão home quando aparecer a mensagem de que seu iPhone foi reconhecido pelo iTunes e então faça o processo descrito no tópico anterior.

Há também uma maneira de acessar o modo de recuperação com mais facilidade, por meio de um software. O iMyFone Fixppo iOS System Recovery é um app que possibilita isso por meio de apenas um clique gratuitamente.

Além disso, ele é especialmente útil quando os botões power ou home estão a apresentar defeito. Para conseguir entrar no modo de recuperação, basta seguir alguns passos:

  • Instale o programa em seu computador;
  • Clique em Enter/Exit Recovery;

clique em enter/exit

  • Conecte seu iPhone ou iPad no USB da sua máquina e clique em Next;
  • Agora, clique no botão Enter Recovery Mode;

clique em enter para entrar no modo de recuperação do iPhone

  • Aguarde alguns segundos e seu aparelho entrará no modo de recuperação;
  • Para sair do modo de restauração, basta escolher a opção correspondente no seu computador, se assegurar de que os cabos estão conectados e clicar no botão Exit Recovery Mode para que seu iPhone ou iPad voltem ao normal.

clique em exit para sair

Vale mencionar que essa é uma funcionalidade grátis do aplicativo, que contém outras funcionalidades para te ajudar na recuperação de sistema do seu iPhone ou iPad.

5. iPhone não liga pois caiu na água?

Nenhum dono de iPhone consegue ficar tranquilo quando seu aparelho cai na água, como em uma piscina e logo em seguida não dá sinal de vida. Mesmo assim, a verdade é que isso não significa automaticamente que seu smartphone está “morto” para sempre. Existem alguns métodos e dicas sobre o que fazer nessa situação.

Antes de mais nada, é importante mencionarmos que a melhor forma de lidar com estas situações é levar seu aparelho à um serviço autorizado. Mas, caso queira arriscar tentar reparar seu iPhone por conta própria, pelo menos siga estas dicas para diminuir as chances de piorar a situação:

  1. Não ligue o aparelho: é bem provável que você já tenha tentado ligar o aparelho após o mesmo ter caído na água. Mas, para a situação de você ainda não ter feito isso, não tente ligá-lo! Isso porquê é possível que circuitos elétricos sejam danificados caso ainda estejam molhados na hora que você tentar ligar o iPhone.
  2. Remova o cartão SIM: o segundo passo é remover o cartão SIM. Na pior das instâncias, você conseguirá pelo menos salvar seu chip ao fazer isso antes de tentar os próximos procedimentos.
  3. Abra o aparelho: o próximo passo é abrir seu aparelho para que a água possa sair pelo menos das partes móveis. Enquanto estiver fazendo isso, certifique-se de não agitar o iPhone e tente mexê-lo o menos possível. Balançar o aparelho pode fazer com que a água penetre ainda mais em áreas onde você terá grande dificuldade de secar.
  4. Seque seus componentes: O próximo passo é secá-lo utilizando um pano ou toalha secos. Não utilize um secador de cabelo ou qualquer coisa parecida, o ar quente pode piorar a situação e acabar fazendo com que o problema seja irreversível. Além disso, também não coloque seu aparelho para secar ao sol, o calor pode danificá-lo ainda mais ou mesmo comprometer de vez a bateria do iPhone.
  5. Coloque-o em um compartimento com sílica gel ou arroz cru novamente, o melhor a se fazer é levar o aparelho à uma assistência técnica autorizada. Mas se esta não for uma opção, coloque seu iphone em um compartimento lacrado contendo saquinhos de sílica gel ou, caso não os tenha, com arroz branco cru. Ambos serão capazes de absorver a umidade do aparelho, o que ainda não garante que ele voltará a funcionar. Experimente fazer isso por pelo menos 12 horas e então confira se o iPhone não liga.

6. Leve para a assistência técnica

iPhone não liga problemas

Se nada disso funcionar, não resta dúvida de que você deve levar seu dispositivo à assistência técnica assim que possível. Pode ser que seu aparelho tenha sofrido algum dano bem mais sério e não há muito mais que um usuário possa fazer além dos passos descritos acima.

O bom é que se seu aparelho ainda estiver na garantia, não devem existir muitos problemas para que você pelo menos possa trocá-lo por um novo se necessário. Veja no link como encontrar assistência técnica autorizada na sua região.

Gostou das dicas de quando o iPhone não liga?

E aí, conseguiu aproveitar nossas dicas sobre o que fazer quando o iPhone não liga? Então deixe seu comentário nos dizendo se deu para resolver a situação ou se você ficou com alguma dúvida para que possamos te ajudar! Aproveite a oportunidade e confira também alguns recursos que o iPhone oferece e você provavelmente não sabe!


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo