Câmera do iPhone 12: como são as lentes do novos iPhones?
Nenhum Comentário
Câmera do iPhone 12: como são as lentes do novos iPhones?
Câmera do iPhone 12: como são as lentes do novos iPhones?

Câmera do iPhone 12: como são as lentes do novos iPhones?

Nenhum Comentário

O iPhone 12 é um smartphone bem interessante, mesmo que não seja assim tão inovador quanto alguns esperavam. Só que além de suas especificações mais técnicas, há um aspecto que só pode ter seu potencial revelado na prática. Neste caso, estamos falando da câmera do iPhone 12.

Não há dúvidas de que as lentes nas câmeras dos smartphones da Apple sempre conseguem resultados impressionantes. Mas vale mais ver os resultados reais que apenas as promessas da empresa. Por isso, não só vamos falar com mais detalhes sobre a câmera do iPhone 12, como mostraremos diversos testes realizados com ela. Para conferir mais, é só ler o artigo abaixo!

Leia também: Como recuperar fotos deletadas de um iPhone ou iPad

As diferentes câmeras do iPhone 12

Antes de qualquer coisa, é importante falar de forma mais técnica das câmeras do iPhone 12. E é claro que isso inclui todos os seus modelos, que são o iPhone 12, iPhone 12 Mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.

Na prática, todas tem a mesma câmera frontal de 12 megapixels e todos os modelos são capazes de gravar vídeos em 4K. Fora isso, as câmeras traseiras do iPhone 12 e do iPhone Mini são iguais, enquanto as câmeras traseiras do iPhone Pro e Pro Max possuem pequenas diferenças entre si.

São essas diferenças entre todos que vamos explorar a seguir!

iPhone 12 e iPhone 12 Mini

Nestes dois smartphones, há duas câmeras traseiras. Uma é a lente wide de 12 megapixels e f/1.6 de abertura, enquanto a outra é uma lente ultrawide de 12 megapixels e f/2.4 de abertura.

Segundo a Apple, a câmera principal (a wide) consegue captar até 27% mais luz que o iPhone anterior. Já a câmera secundária (a ultrawide) conta com a tecnologia Deep Fusion, algo que consegue analisar a imagem e melhorá-la automaticamente.


Ainda há a novidade de que o modo noturno funciona perfeitamente na lente ultrawide e na câmera frontal dos dois smartphones. Além de gravar vídeos em 4K, é possível gravar em HDR em até 30 frames por segundo.

iPhone 12 Pro

modelos do iphone 12

Já o iPhone 12 Pro conta com um esquema de câmera tripla. Basicamente, temos a lente wide de 12 megapixels e f/1.6 de abertura, a lente ultrawide de 12 megapixels e f/2.4 de abertura e a lente teleobjetiva de 12 megapixels e f/2.0 de abertura.

O mais legal é que há um zoom óptico de até 2x e zoom digital de até 10x na lente teleobjetiva. Fora isso, o recurso Deep Fusion está presente tanto na lente ultrawide como na teleobjetiva para melhorar a qualidade das fotos automaticamente.

Já o modo noturno funciona bem nas lentes ultrawide, teleobjetiva e na câmera frontal deste iPhone. Outra boa novidade é o sensor LiDAR, que serve como recurso de realidade aumentada e para fotos com pouca luz.

Vale mencionar ainda que é possível gravar vídes em HDR em até 60 frames por segundo.

iPhone 12 Pro Max

Dá para dizer que o iPhone Pro Max tem um esquema de câmeras bem parecidos com o iPhone 12 Pro, já que as diferenças são realmente bem pequenas. Ele tem uma lente wide de 12 megapixels e f/1.6 de abertura, uma lente ultrawide de 12 megapixels e f/2.4 de abertura e uma lente teleobjetiva de 12 megapixels e f/2.2 de abertura.

Mesmo tendo uma abertura um pouco pior na teleobjetiva, o aparelho compensa com um zoom óptico de 2.5x e digital de até 12x na mesma lente. De resto, ele possui o recurso DeepFusion e o sensor LiDAR exatamente igual ao Pro.

Outras vantagens são o recurso ProRAW, que entregam arquivos mais fáceis de editar, e a gravação de vídeo em HDR em até 60 frames por segundo. Como sua bateria ainda é maior, não precisa se preocupar em carregar o iPhone enquanto tira suas fotos ou grava seus vídeos ao longo do dia.

Testando a câmera do iPhone 12

Bom, agora que já sabemos tudo sobre as câmeras dos diferentes modelos do iPhone 12, é hora de ver como elas se saem em testes reais. A boa notícia é que o site DxO Mark, uma referência em fotografia de smartphones, fez todos os testes que você pode imaginar.

Eles tiraram várias fotos para testar as cores, texturas, contraste e muito mais das câmeras do aparelho. Não bastasse isso, também fizeram comparações com smartphones como o Huawei P40 Pro e o Galaxy Note 20 Ultra, por exemplo.

câmera do iphone 12 teste

Eles usaram o iPhone 12 Pro como referência, e como dá pra notar no gráfico acima, ele se saiu muito bem. Na verdade, entre os smartphones atuais, ele ficou na 4° posição e só está atrás do Huawei Mate 40 Pro, Huawei P40 Pro e do Xiaomi Mi 10 Ultra.

Mas vamos conferir mais sobre as comparações a seguir!

Testes de fotos

Conforme mencionamos, o site DxO Mark fez uma comparação direta do iPhone 12 Pro com outros smartphones premium da atualidade. Abaixo, você confere não só o nível de detalhe de cada uma das câmeras, como as cores, o contraste, a exposição, o foco automático e muito mais.

Para começar, temos a foto abaixo que mostra mais do alcance dinâmico da câmera do iPhone 12 Pro, do Huawei P40 Pro e do iPhone 11 Pro Max. Enquanto os iPhones tem problemas para lidar com os diferentes tons de cinza, o P40 Pro tem um alcance bem melhor.

fotos do iphone 12

Seguindo para a próxima imagem, temos uma cena ao ar livre. Enquanto o iPhone 12 Pro consegue ter um alcance dinâmico bom, ele se atrapalha nas sombras e deixa certas áreas, incluindo o rosto do modelo, mais escuras que o necessário.

Já o Galaxy Note 20 Ultra controla melhor as sombras, mas se perde no alcance do cenário ao fundo. Novamente, o P40 Pro consegue controlar tanto as sombras como o seu alcance dinâmico.

como são as câmeras do iPhone 12

É claro que para muita gente o que importa são as cores vibrantes que um smartphone pode capturar com sua câmera. Neste caso, vemos um resultado bem uniforme nos três aparelhos testados, incluindo a câmera do iPhone 12 Pro.

cores das fotos do iPhone 12

Partindo para a próxima foto, vemos mais uma chance do iPhone 12 Pro mostrar suas capacidades em ar livre. Com um cenário predominantemente azul e verde, nós conseguimos perceber que o iPhone e o Huawei tem um tom azulado bem perceptível.

No iPhone 12 Pro esse problema é mais intenso e pode ser um problema se o usuário não fizer edições por si próprio. O Galaxy Note 20 Ultra é o único que consegue cores bonitas e mais realistas no cenário e na pele do modelo.

câmera do iphone 12 azul

Também não dava para deixar de testar o foco automático do iPhone 12. Na cena abaixo, temos um cenário geralmente difícil de para smartphones com foco deste tipo: objetos transparentes.

Se de longe tudo parece bom nos três smartphone, o zoom nos mostra outra história. Enquanto o iPhone 12 Pro e o Galaxy Note 20 Ultra conseguem focar bem, o Huawei P40 Pro claramente não obteve os melhores resultados.

foco da câmera

Só que como você provavelmente não vai ficar tirando fotos de copos com a câmera do iPhone 12, que tal um teste de retrato? Na imagem abaixo, conseguimos ter uma ideia melhor da quantidade de detalhes que os smartphones conseguem produzir com suas lentes.

modo retrato

Embora cada um tenha resultados diferentes nas cores e iluminação, não dá para negar que todos conseguem detalhes impressionantes. Quando aproximamos a imagem para ver a região dos olhos, o foco está perfeito e tudo está bem detalhado com todos os aparelhos.

Não dá para negar que o iPhone 12 Pro tem suas falhas, mas que consegue competir muito bem com as melhores câmeras mobile do mercado atual.

Teste de vídeo

É claro as pessoas não vão usar a câmera do iPhone 12 apenas para tirar fotos, já que vídeos podem ser tão importantes quanto. Felizmente, o pessoal do DxO Mark também fez um teste da câmera traseira, que você confere abaixo:

Mesmo não sendo em um cenário vibrante ou tão bonito, dá para ver que a câmera do iPhone 12 faz um ótimo trabalho. Ele consegue fornecer um contraste forte e os tons de pele e outras cores no cenário estão bem realistas.

O foco automático também não pareceu ter problemas, mesmo quando a câmera mudou rapidamente de cenário. Embora a estabilização não seja perfeita durante todo o vídeo, ainda foi possível perceber um nível bem menor de tremidas do que em gerações anteriores.

As câmeras do iPhone 12 valem a pena?

Sabendo de todos os detalhes e tendo visto os testes práticos, já dá para ter uma noção se a câmera do iPhone 12 te agradou ou não. Embora ela apresente fotos e vídeos bem bonitos, é perceptível que não são tão impressionantes assim.

Talvez isso não seja exatamente o que os usuários da Apple esperavam, mas faz algum tempo que smartphones da Huawei e Google dominam quando a questão são as câmeras. Para quem procura um smartphone com esse foto, o iPhone realmente pode não ser o mais indicado.

Ainda assim, os usuários casuais que só querem fotos fotos bonitas e que vão se dar ao trabalho de editá-las com os apps secretos de fotografia, não devem ter muitos problemas. De qualquer forma, considere a câmera do iPhone 12 como um fator bônus em vez do principal da hora de decidir se quer comprar o aparelho.

Mas se decidir adquiri-lo, não deixe de conferir nossas dicas de como tirar fotos profissionais com o celular!

Leia também: 14 melhores apps para transformar fotos em caricaturas

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar o nosso guia para saber mais da câmera do iPhone 12? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou sobre as câmeras do aparelho e qual acha que tira as melhores fotos.

Não deixe ainda de conferir nossos guias do que fazer quando o iPhone não liga, quando o iPhone não carrega ou de quando o iPhone está inativo!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo