As 16 novidades que precisa conhecer do iOS 15!
As 16 novidades que precisa conhecer do iOS 15!
As 16 novidades que precisa conhecer do iOS 15!

As 16 novidades que precisa conhecer do iOS 15!


Como acontece todo ano, a Apple realizou um evento especial para anunciar e exibir o novo iOS 15 ao mundo. Essa versão atualizada do sistema operacional do iPhone conta com algumas novidades bem interessantes e que podem mudar a maneira que você usa certos recursos do seu smartphone. Caso tenha ficado curioso, você pode conferir tudo o que foi detalhado pela Apple sobre o iOS 15 na nossa lista logo abaixo. Aproveite!


1. Notificações

usar o ios 15

É difícil ver uma atualização de sistema operacional da Apple sem um novo design para as notificações. No iOS 15, você poderá ver as fotos das pessoas que te enviaram mensagens na aba de notificações, o que ajuda a identificar o contato de forma mais simples.

Além disso, o ícone dos aplicativos também ficará maior, de forma que você não confunda os apps e suas notificações. Também haverá um resumo de notificações que não são urgentes e que podem ser visualizadas em outro momento.

Se preferir, você também terá a opção de silenciar as notificações de certos apps ou contatos diretamente na tela inicial. Isso é ótimo especialmente se você se encontrar em um momento que necessite de mais concentração.

2. Modo de foco

Qualquer pessoa com um smartphone já deve se distraído de suas tarefas mais urgentes porque acabou acessando suas redes sociais ou outros apps de lazer no aparelho. Pensando nisso, a Apple preparou um modo foco que pode te ajudar exatamente com isso.

Com esse modo, você poderá filtrar as notificações que recebe e atualiza seu status em apps de mensagem para que seus contatos saibam que está ocupado. O legal é que você pode personalizar o modo foco e até usá-lo de diferentes maneiras dependendo da ocasião.

Então dá para ter um modo desses na hora de dormir, de trabalhar, estudar, etc.


3. Spotlight

Os usuários do iOS 15 poderão usar o recurso Spotlight para pesquisar por fotos por locais, pessoas, cenas, objetos e até frases ou palavras escritas nas imagens. A ferramenta também terá suporte para navegadores de internet para quando quiser pesquisar algo sobre algo ou alguém famoso.

O legal é que dá para usar esse recurso diretamente da sua tela de bloqueio. Isso torna seu uso bem mais rápido e prático no dia a dia.

4. Fotos

Já o aplicativo de Fotos do iOS 15 recebeu uma atualização interessante para o recurso Memórias. Além de ter um novo design, esse recurso terá integração com a Apple Music e uma interface mais interativa.

Com isso, Memórias irá sugerir músicas da Apple Music do seu histórico para uma sincronia com suas fotos e vídeos. Desta forma, você terá uma experiência mais personalizada do que antes.

5. FaceTime

O app do FaceTime recebeu um recurso bem legal no iOS 15. Agora, o aplicativo contará com suporte para áudio espacial, o que significa que você ouvirá o som vindo da direção correta.

Isso quer dizer que se duas pessoas estiverem de um lado da chamada de vídeo, você ouvirá o áudio de cada uma vindo do lado certo. Também há um modo em que o ruído é suprimido, de forma que você ouça apenas a voz de quem está falando em vez de barulhos que possam estar acontecendo no ambiente.

Indo um pouco além, o app contará com duas novidades ainda mais interessantes: o SharePlay e o FaceTime Links. O SharePlay permitirá que você compartilhe certas experiências em suas chamadas. Isso inclui filmes, séries e até músicas que estiver ouvindo, de forma que todos na chamada possam aproveitar o conteúdo juntos.

Já o FaceTime Links é mais fácil, já que permite que você crie um link para uma chamada no app e o compartilhe no app que quiser. Assim, as pessoas com o link podem entrar na chamada a qualquer momento.

6. Mapas

O aplicativo Mapas está sempre recebendo updates a cada ano, de forma a tentar incentivar os usuários do iPhone a abandonarem o uso do Google Maps. Com o iOS 15, o app ganhou uma visão interativa do mundo com detalhes aprimorados e um modo 3D para cidades.

Isso deve tornar sua navegação mais fácil de acompanhar e bem mais interativa. Também há novos filtros para quando precisar procurar por um local, o que facilita bastante sua busca por lugares específicos.

7. App de carteira

atualização do ios

O app de carteira agora tem suporte para armazenar diferentes tipos de chaves, como a da sua casa, local de trabalho, carro ou hotel. É claro que isso serve apenas para chaves em forma de cartão, como deve imaginar.

Essa é uma tecnologia que acaba sendo mais útil fora do Brasil por enquanto, mas temos certeza que um dia também poderá ser usada de forma abundante por aqui. O legal é que algumas pessoas nos Estados Unidos poderão até armazenar documentos importantes nesse app, como suas identidades e carta de motorista.

8. Safari

Não é todo mundo com um iPhone que utiliza o Safari como seu principal navegador de internet, então faz sentido que a Apple queira melhorar o browser. Desta vez, o app conta com um design novo, sendo que os principais botões estarão na parte de baixo para facilitar o uso com uma só mão.

As abas também estão mais compactadas e fáceis de serem acessadas. A função de grupos permite ainda que você guarde suas abas em uma pasta e que as sincronize em outros dispositivos da Apple.

9. Clima

Outro app que ganhou um design renovado foi o de Clima. O aplicativo oficial do iOS 15 ficou tão bonito que você provavelmente não precisará usar outros apps de previsão do tempo no seu iPhone daqui para frente.

Além disso, há bem mais informações sobre o clima e um laytout que muda totalmente de acordo com a previsão do tempo. As notificações ainda podem te avisar quando está prestes a chover, por exemplo.

10. Mensagens

No app mensagens, temos a novidade que o conteúdo que você receber aparecerá em uma seção chamada “Compartilhado com você” no app correspondente. Essa seção aparecerá no Safari, no Apple Music, no app de podcasts e no app de fotos.

O legal é que você ainda pode fixar o conteúdo compartilhado para que você sempre o encontre facilmente. Para os usuários brasileiros, uma opção especial foi adicionada: será possível filtrar SMS indesejado.

11. Saúde

Embora seja um app não tão usado pela maioria dos usuários do iPhone, o aplicativo de Saúde possui uma aba que te permite compartilhar dados referentes à sua saúde com quem achar necessário. Isso inclui resultados de exame, nos quais você pode até fixar certos pontos ou sublinhar as informações mais importantes para te acesso rápido depois.

12. Localizar dispositivo

O aplicativo que te ajuda a localizar seu dispositivo permitirá que você encontre um aparelho mesmo se ele estiver desligado. Fora isso, se um conhecido compartilhar a localização com você, haverá como ver uma transmissão ao vivo das atualizações desta localização.

Outra novidade é que com o iOS 15, é possível usar essa ferramenta para encontrar seus AirPods, além dos Air Tags. Realmente um bom aprimoramento neste aplicativo.

13. Notas

Pode até não parecer, muitos usuários do iPhone utilizam o app de Notas com bastante frequência. No iOS 15, você poderá usar tags para categorizar todas as suas anotações como preferir.

Fora isso, você pode tocar nessa categorias para ver todas as notas marcadas com cada uma delas. Para quem costuma compartilhar suas anotações, também haverá a opção de mencionar outros usuários.

14. Lembretes

O app de Lembretes ganhou algumas melhorias que seus usuários podem apreciar. Nesta nova versão do iOS, você poderá colocar marcadores para organizar seus lembretes de forma mais eficiente.

Também é possível ter um acesso das opções principais do app, caso queira abrir ou deletar um lembrete sem demora. Para quem costuma usar o app, são pequenos detalhes assim que acabam melhorando sua utilização no dia adia.

15. Siri

ios 15 novidades

Também podemos falar de algumas mudanças que a Siri recebeu no iOS 15. Além de não precisar mais de uma conexão com a internet, houve um aprimoramento na segurança da assistente virtual da Apple.

Fora isso, a Apple promete que o reconhecimento e entendimento do que você fala vai melhorar conforme vai usando seu dispositivo. Além disso, a Siri lembrará dos contatos com os quais você mais conversa e assuntos que mais lê.

Isso ajudará a Siri a te dar respostas mais personalizadas ao longo do tempo. Ela também terá um senso aprimorado de contexto, conseguindo se referir a algo que você pediu antes.

16. Gerador e autenticador de senhas

Por fim, não poderíamos deixar de falar de uma das melhores adições do iOS 15, que é o seu gerador e autenticador de senhas. Isso significa que, em vez de recorrer a apps de terceiros, você poderá gerar senhas novas e autenticá-las diretamente no seu iPhone de forma nativa.

Esse tipo de recurso traz muito mais segurança para quem tem diversas contas em plataformas e apps na internet. Afinal, você não precisa mais usar a mesma senha para tudo e ainda conta com a chance de usar a autenticação de dois fatores.

Com essa autenticação, há uma barreira maior que impede que outras pessoas acessem suas contas. Afinal, elas precisariam de um código que só você consegue ver no seu iPhone.

Gostou do iOS 15?

Deu para aproveitar a nossa lista para conhecer tudo de novo sobre o iOS 15? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das novidades!


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo