10 melhores alternativas ao CapCut [Atualizado]

  • Por Daniela Campos
  • 14/02/2023 às 18:39 atualizado em (14/02/2023 às 18:39)
  • 8min de leitura


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Já sabemos que o CapCut é um App de edição de vídeos super completo, intuitivo, e o melhor: totalmente gratuito! Mas, será que o que é bom não pode ficar ainda melhor? Neste artigo, separamos uma lista com as 10 melhores alternativas ao CapCut.

Apesar de ser bastante popular e aclamado pelos usuários, o CapCut possui algumas limitações que podem dificultar a edição se você trabalha com vídeos mais longos. Uma dessas limitações é a restrição do tempo do vídeo: o CapCut só te permite editar vídeos de até 15 minutos.

Outra desvantagem da plataforma era a sua versão disponível apenas para Android e IOS. Isso acabava diminuindo o interesse do público, que preferia fazer as edições pelo PC ou pelo notebook. Para resolver esse problema, a ByteDance criou uma versão para desktop, além de um App que pode ser utilizado diretamente no seu computador.

10 melhores alternativas ao CapCut

Mesmo com todas as mudanças e aprimoramentos do CapCut, é sempre válido ter mais opções que possam atender melhor às necessidades de edição de cada usuário, não é mesmo? Por isso, separamos uma lista com as 10 melhores alternativas ao CapCut. Todas com versões gratuitas e que podem ser utilizadas no PC ou no notebook. Confira até o final, pois temos ótimas opções para você!

1. Wondershare Filmora

Essa é uma ótima opção de programa para quem deseja alcançar o resultado das edições profissionais. O Filmora é um software bem completo, mas, ao mesmo tempo, com ferramentas simples de usar, o que deixa o trabalho de edição mais ágil e prático. Ele conta com recursos como Chromakey; ajustes na cor da imagem; criação de animações e muito mais.

Uma excelente opção para quem deseja se profissionalizar, mas ainda não tem familiaridade com a interface de programas como o Première, por exemplo. Clique aqui para baixar a sua versão gratuita.

Melhores alternativas ao CapCut Filmora

2. Canva

O Canva é muito conhecido por criar designs gráficos com uma cara bem profissional de forma rápida e prática. Por ele, é possível criar apresentações; posts para as redes sociais; convites; currículos; panfletos e artes dos mais variados gêneros. Neste post mostramos tudo sobre a plataforma, mas, o que muitos ainda não sabem é que também é possível editar vídeos no Canva.

Essa ferramenta vem sendo aprimorada aos poucos, mas já é possível cortar vídeos; inserir emojis e outros elementos gráficos; adicionar um texto para criar legendas de forma manual, entre outras ferramentas. Um diferencial do Canva é que ele oferece vários modelos para que você possa se inspirar e trazer o design gráfico para o vídeo. Se o seu interesse é fazer edições simples e curtas, essa plataforma pode ser uma ótima opção.

Confira aqui as vantagens e desvantagens da versão gratuita e da versão Pro, cadastre-se e edite seus vídeos à vontade!

Melhores alternativas ao CapCut Canva

3. ShotCut

Criado por usuários, o ShotCut é um programa completo, gratuito e feito por usuários. A plataforma é compatível com Windows, MacOS e Linux, e apesar de o inglês ser o idioma original do software, também é possível adicionar outros idiomas como o português.

A interface é bem simples e o programa atende tanto aos editores mais experientes quanto aos iniciantes que, geralmente, precisam acessar ferramentas mais básicas. Apesar disso, o ShotCut ainda não conta com muitos efeitos, mas o software está em constante aprimoramento, e se você tiver conhecimentos de programação, é possível se juntar ao fórum de discussão e sugerir melhorias para a plataforma. Se interessou pelo ShotCut? Então confira o site para fazer o download.

ShotCut melhores alternativas ao CapCut

4. DemoCreator

Se o seu objetivo é fazer vídeos de react, tutoriais ou se você precisa fazer um vídeo gravando a sua tela, o DemoCreator é a melhor opção. Ele conta com a tecnologia de sobreposição de telas, que é ideal para fazer esse modelo de vídeo e muito mais.

Além disso, o programa também te permite editar inserindo emojis, legendas e outros recursos para enriquecer o design do seu vídeo. Outra vantagem do software é que ele permite o compartilhamento fácil com as maiores plataformas de streaming.

Quer fazer seu gameplay ou gravar um vídeo de react? Baixe o DemoCreator no seu PC e comece a editar agora mesmo!

5. VSDC

Com uma interface simples e intuitiva, o VSDC é uma ótima opção para editores iniciantes, que não precisam explorar funções mais avançadas. Ele te permite não só editar como também criar vídeos de forma gratuita e é compatível com todos os formatos populares de vídeo. A plataforma também possui conversores de vídeo e áudio, e um gravador de CD de áudio.

A desvantagem é que a plataforma não conta com recursos de edição mais completos e, por isso, o VSDC não é muito recomendado para editores profissionais. Outra limitação do programa é que ele só está disponível para Windows.

Mas, ainda é uma boa opção para uso doméstico e empresarial. Clique aqui para fazer o download e conhecer melhor o software.

VSDC Editor de Videos

6. Apowersoft

O Apowersoft é mais um programa especializado em gravação de tela. Sua interface é simples e fácil de usar e o software possui compatibilidade com todos os sistemas operacionais. Um grande diferencial do Apowersoft é que você pode agendar as gravações e o seu computador inicia o vídeo automaticamente.

Esse é um ótimo recurso para quem faz vídeos periódicos de react ou tutoriais, por exemplo. Contudo, é importante destacar que na versão gratuita as gravações possuem um tempo determinado, então, caso o usuário queira fazer transmissões mais longas, será necessário adquirir a versão paga. Depois que a gravação estiver finalizada, você pode salvar e editar o vídeo como desejar.

Gostou do Apowersoft? Então baixe aqui a sua versão.

7. Movavi

Esse é um editor super completo e voltado para o uso profissional. O Movavi te permite fazer edições de áudio de acordo com a linha do tempo, além de criar títulos e transições em 3D. São inúmeros recursos e possibilidades que podem promover uma edição de nível bem avançado.

Apesar disso, a plataforma não é tão intuitiva, o que pode aumentar a complexidade da edição para iniciantes. Mas, se você já entende do assunto, vale a pena conferir o programa.

Movavi Editor de Videos

8. Invideo

Se você deseja editar com praticidade, o Invideo é o seu programa. Por ele, é possível realizar edições de forma totalmente online, sem precisar fazer nenhum download. A plataforma é bastante intuitiva e apresenta funções que simplificam o trabalho. Sem contar que, caso esteja trabalhando em grupo, você também pode convidar a sua equipe para editar junto.

Outra vantagem do Invideo são os modelos prontos para quem deseja criar conteúdo para as redes sociais. Assim como o Canva, a plataforma disponibiliza diversos designs personalizados para quem deseja criar chamadas para vídeos no YouTube, banners, capas de vídeos e muito mais. Clique neste link para conhecer o editor.

9. ClipChamp

Assim como o Invideo, o ClipChamp também é um editor online que oferece recursos super úteis e fáceis de serem aplicados. Por ele, é possível adicionar legendas, fazer transições sofisticadas ou criar conteúdo para as redes sociais. Ele também compacta vídeos longos e os converte para diversos formatos. Clique aqui e conheça melhor o programa.

Clipchamp melhores alternativas ao CapCut

10. Media.io

Esse programa reúne tudo o que uma edição precisa em um único lugar. Por ele, é possível criar GIFs, capas para o YouTube, cortar áudios; converter e compactar áudios e vídeos, e todos os outros recursos de edição.

O Media.io pode ser usando online e o melhor: a plataforma é gratuita! Curtiu? Então clique aqui para conhecer o editor.

Qual é o melhor editor de vídeo gratuito?

A resposta pra essa pergunta depende muito dos seus objetivos. Por aqui, mostramos diversos programas que atendem tanto ao uso doméstico quanto ao uso empresarial ou edições mais profissionais.

Se você deseja uma edição mais completa e profissional, o Filmora e o Movavi vão te atender melhor, oferecendo todos os recursos que você precisa.

Se o seu objetivo é fazer um vídeo para as redes sociais, com ferramentas mais simples e voltadas para iniciantes, o ShotCut e o Invideo vão te ajudar. Mas, se a sua intenção é gravar tutoriais, vídeos de react ou um gameplay, o DemoCreator pode ser a sua pedida!

O ideal é conhecer um pouco de cada software para entender que as ferramentas e a interface do programa funcionam bem para você. Esperamos que as 10 melhores alternativas ao CapCut te ajudem a ampliar cada vez mais os seus recursos de edição.

Gostou das 10 melhores alternativas ao CapCut?

Então agora é só compartilhar o artigo com os amigos que também precisam editar vídeos e continuar acompanhando o blog para mais dicas.

Aproveite para conferir também:


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});