Youtube: descubra como aumentar as visualizações dos seus vídeos
Youtube: descubra como aumentar as visualizações dos seus vídeos
Youtube: descubra como aumentar as visualizações dos seus vídeos

Youtube: descubra como aumentar as visualizações dos seus vídeos


Canal com desempenho baixo e sem crescimento? Se você quer saber como aumentar as visualizações dos seus vídeos do YouTube de forma simples, este artigo vai te ajudar!


aumentar visualizações no YouTube

Ter um canal no YouTube pode te ajudar a aumentar seus clientes, suas vendas, mudar o rumo da sua carreira, certo? Porém tem sido complicado pra você crescer o seu canal?

Atrair espectadores e aumentar, tanto as visualizações quanto o tempo de exibição dos seus vídeos, está difícil? 

Então aproveite cada uma das dicas importantes que vamos trazer pra vocês. Primeiramente vamos começar com as novidades recentes do YouTube e depois vamos focar nos detalhes do primeiro conteúdo mais importante.

Novidades do YouTube

O YouTube constantemente vem trazendo novidades para ajudar os criadores de conteúdo nas suas produções. Afinal, no ano a ano o número de canais da plataforma que recebem mais de 10 mil dólares anual aumentou em 40%.

Só no YouTube Shorts, as visualizações passaram dos 5 trilhões, o que é uma oportunidade excelente de monetizar.

Pensando nisso, recentemente a plataforma lançou, em português e em mais 28 idiomas, o site do YouTube para Criadores, que você pode acessar através do link: youtube.com/creators, para te guiar, trazer notícias, tendências e dicas que vão te ajudar a melhorar o conteúdo do seu canal.

Novidades como a possibilidade de mencionar outros canais nos seus títulos e descrições dos vídeos,  para canais com mais de 500 inscritos – anteriormente essa funcionalidade só estava liberada para canais com mais de 1000 inscritos. 

O app do YouTube também tem novidades, é possível alterar sua foto de perfil e o banner diretamente pelo app, além de acessar os novos filtros de pesquisas dos comentários, facilitando sua conexão com a sua comunidade.

Com todas essas novidades, fica cada vez mais importante saber criar conteúdos e chamar a atenção dos seguidores para o seu canal.

E abaixo vamos te mostrar algumas dicas importantes e fáceis de ajustar nas suas próximas criações.

Pontos importantes para aumentar as visualizações nos vídeos

A oferta de vídeos no YouTube, como demonstram os números acima, vem crescendo absurdamente e, para se destacar no momento antes do clique, existem alguns pontos importantes a serem considerados.  

Seu vídeo está incrível, com imagens de qualidade, edições e cortes interessantes, música, informações visuais, uma linda miniatura – as famosas Thumbnails – mas mesmo assim os cliques não vem? 

Se o seu título não for atraente, não importa o quão bom seja seu conteúdo, dificilmente você conseguirá os primeiros cliques.

E esse é o primeiro ponto. Seu canal pode não ter um investimento pesado em orçamento, e de nada vale esse investimento na produção de vídeos de qualidade e com excelente conteúdo se o título não despertar a atenção das pessoas.

Assim, seu tempo – de roteirização, gravação, edição – e seu dinheiro estarão escoando pelo ralo de maneira rápida pura e simplesmente por não ter um título atrativo.  

Um bom título precisa ser capaz de duas coisas:

  1. Deixar claro sobre o que é o vídeo
  2. Incitá-lo a clicar e assistir

Ser capaz de fisgar a atenção dos espectadores é fundamental, afinal somos mesquinhos com nosso tempo. Mesmo que o conteúdo seja bom, se não instigar, provavelmente não iremos clicar para assistir.

Então vamos às nossas dicas de como criar bons títulos para aumentar as visualizações dos seus vídeos no YouTube.

Erros mais comuns

Existem alguns equívocos que muitas pessoas não se atentam e vamos falar sobre elas agora.

1. Criar conteúdo sem relação com seu canal 

Mesmo que seu conteúdo seja bom, seus seguidores começaram a te acompanhar por algum motivo. Muito provavelmente gostam dos assuntos do seu canal e, quando você posta um vídeo sobre um assunto aleatório, pode perder o interesse das pessoas no seu conteúdo, caso não haja relação entre eles.

Por exemplo, você tem um canal de Yoga e dá aulas online, mas resolveu ir viajar para um local badalado, agitado e trouxe alguns vídeos a respeito do lugar, da vida noturna, festas, etc.

Será que os inscritos ficarão acompanhando esses vídeos da sua viagem? Será que você irá conquistar seguidores novos que têm esse foco, mas que depois não vão interagir mais no seu canal por não ter nenhuma relação com o Yoga?

Então, antes de sair postando sobre qualquer coisa, pense estrategicamente e decida se vale a pena utilizar os vídeos das baladas e festas da viagem ou se um vídeo com você em um momento contemplativo, na piscina do hotel, na trilha da cachoeira ou da praia teria um efeito mais positivo com seus seguidores. 

2. Ser prolixo nos títulos

Um outro erro comum e que pode prejudicar suas visualizações é ser demasiado eloquente. 

Pois é, ficou complicado entender exatamente o que eu quis dizer com demasiado eloquente no parágrafo acima? E você pode, inclusive, acabar perdendo o interesse no restante do texto. Então tenha atenção nesse ponto.

Outro ponto importante é que o limite do YouTube para títulos é de 45 a 50 caracteres, por isso inicie seus vídeos com sua palavra-chave ou com palavras que chamem atenção.

Quando as pessoas buscam algum vídeo no YouTube, as duas ou três palavras iniciais precisam ser interessantes para que cliquem para assistir seu conteúdo e aumentar as visualizações dos seus vídeos no YouTube.

3. Fuja do específico demais

Pois é, nem tanto lá e nem tanto cá! Ser específico demais pode levar as pessoas a desistirem de clicar no vídeo.

Algumas vezes elas leem o título e não acreditam na relevância daquilo para elas.

Por exemplo, você tem um canal de dicas de casa e decide escrever sobre um eletroeletrônico de uma marca quase desconhecida e coloca o nome da marca no título. Eventualmente, criar um título com algo parecido com “Melhor eletroeletrônico para processar alimentos” ou ainda “Poupe seu tempo cozinhando usando esse aparelho” pode ser mais assertivo.

Assim, você atrai um público mais amplo e consegue os primeiros cliques. Depois é com você para manter os espectadores envolvidos até o final do vídeo. 

4. Títulos amplos

O inverso também pode ser um grande deslize.

Escolher um título muito abrangente tende a levar ao desinteresse. Títulos como “Melhor eletroeletrônico de todos os tempos” talvez seja tão amplo que acabe por não incentivar o público a clicar.

5. Quem?

Um outro erro muito comum e que pode te ajudar a aumentar as visualizações dos seus vídeos no YouTube é ter a certeza de que aquele título é relevante para alguém.

Então, quando for escrever um título use a pergunta-chave: “ Quem se importa?”.

Se a resposta for ninguém, talvez seja melhor não postar esse vídeo.

Busque inspirações

Diferente de outras plataformas, você sabia que o YouTube te permite ver o que está funcionando em outros canais?

Exatamente, com o YouTube você consegue visitar os canais concorrentes e checar os títulos e assuntos que mais funcionam para eles e se inspirar para criar o seu próprio conteúdo.

Você pode entrar em qualquer conta e clicar em Vídeos, depois, no menu lateral direito clique em Ordenar por e selecionar Mais populares, como abaixo.aumentar visualizações no YouTube

Então você pode utilizar essa opção para criar dois tipos de listas de conteúdos interessantes:

  1. Criando uma lista de concorrentes
  2. Criando uma lista de inspirações

Ou seja, você poderá tirar ideias dos canais do seu nicho, entendendo o que tem dado certo para eles e criando conteúdos interessantes através disso e também, criar uma lista de inspirações com canais semelhantes ao seu em estilo, mas que sejam de outros nichos. 

Observe os formatos dos títulos, palavras-chaves e assuntos e crie seu arquivo com as ideias para depois gravar e editar vídeos interessantes, porém sempre com a sua identidade, sua versão e suas características, sem copiar conteúdos.

Emoções que despertam cliques

Se você já fez algumas pesquisas a respeito de como melhorar seu engajamento, com certeza já ouviu falar sobre gatilhos mentais. Despertar emoções específicas é fundamental para atrair novos cliques e aqui vamos considerar as três maiores emoções do ser humano, segundo estudos recentes do neuromarketing.

Medo, desejo e curiosidade são os melhores gatilhos que podemos despertar em títulos. 

Pessoas são propensas a prestar atenção em avisos e alertas, muito mais do que em listas de benefícios. Nossos cérebros parecem programados para ouvir negatividades.

Quando falamos de desejos, acionamos os sonhos e vontades das pessoas em melhorar de vida, de carreira, de vencer algo ou ganhar alguma coisa. 

E a curiosidade, bem… essa é quase auto explicativa. Todos queremos saber mais do que não sabemos, queremos conhecer os detalhes, entender funcionamentos e “pulos do gato”.

Enfim, criar títulos que agarrem os espectadores através das emoções, especialmente combinando duas ou mais delas, é uma arma poderosa que certamente turbinará seus cliques. 

Você pode começar instigando o público, no título, porém sem oferecer as respostas. Pessoas gostam de preencher lacunas, descobrir o final da história.

Quantas vezes você assistiu vídeos até o final, mesmo sem vontade, só por conta de frases do tipo “o melhor está no final” ou “você não imagina o que aconteceu”

Agora, quando falamos de YouTube, pensar na estratégia de como montar esses títulos será seu diferencial. Veja um exemplo de como você pode usar essa ideia “Como abrir um negócio: o segredo que ninguém te conta.” 

aumentar visualizações no YouTube

Títulos poderosos, que mostram sobre o que vão falar, direcionam para o público certo, falam sobre o segredo, mas para descobrir você terá que clicar e assistir. Esses são os melhores!

Os vídeos de maior sucesso na plataforma vem de uma combinação de gatilhos como os que citamos anteriormente, aguçando a curiosidade e incitando medos ou desejos.

Ideias contrastantes

Aumentar a curiosidade através de ideias contrastantes é uma forma fantástica de agarrar o espectador e levá-lo à clicar no seu vídeo.

Títulos como “O perigo do conforto ao trabalhar home office” , trazendo duas ideias que são contrárias, como perigo e conforto. Ou ainda “Alimentos saudáveis que engordam.”

Assim, seu provável leitor vai ter a curiosidade aguçada e a probabilidade de clicar e assistir seu vídeo aumenta consideravelmente.

Falando sobre o futuro

Tendências do seu negócio ou do seu nicho para o ano vigente, demonstrando o que fazer e o que não fazer na sua área, pode ser muito bem aceito.

As pessoas tende a assistir vídeos que mostrem os caminhos rápidos. Agora preste muita atenção à praticas de renovar vídeos, pois mesmo que seu vídeo tenha o titulo de “Melhores e Piores tendências da decoração para 2022”, se o vídeo tiver sido gravado em 2022, talvez seja pouco provável que as pessoas acreditem e deem créditos ao seu novo vídeo.

Desafie as crenças do público

Muitas vezes as pessoas acreditam em coisas e, desafiar essas suposições ou crenças pode funcionar muito no título do seu vídeo.

Você pode, por exemplo, tentar um titulo de algo que sempre acontece no seu nicho e fazer algo parecido com “Parei de pedir para as pessoas se inscreverem no meu canal e foi isso que aconteceu”.

A probabilidade desse tipo de título levar as pessoas a clicarem no seu vídeo, apenas pela curiosidade de entender os detalhes e até mesmo um desafio às suas suposições, é muito grande.

Para finalizar, vale ressaltar que nem todos os conteúdos valem um clickbait negativo, certo? Cuidado ao escolher seus títulos, tenha a certeza de trazer as respostas, de forma coerente e interessante, ou poderá ter o jogo revertido. Ao invés de engajar os inscritos, pode diminuir seu engajamento.

Entretanto, se o seu conteúdo estiver claro e resolver a proposta que você colocou no título, a autoridade sobre os assuntos vai se tornando cada vez mais clara, e seu público começará a se sentir confiante.

Pronto para aumentar as visualizações dos seus vídeos no YouTube?

Conhece alguém precisando dessas dicas? Compartilhe o artigo.

E coloque em prática essa e outras dicas, como os assuntos abaixo, que podem ser de seu interesse:

 


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo