Tudo sobre Marvel Snap!, o novo CCG Mobile da Marvel
Tudo sobre Marvel Snap!, o novo CCG Mobile da Marvel
Tudo sobre Marvel Snap!, o novo CCG Mobile da Marvel

Tudo sobre Marvel Snap!, o novo CCG Mobile da Marvel


Marvel Snap é um jogo de cartas muito bom e isso não é surpresa nenhuma. Uma das mentes por trás do game é Ben Brode, o designer-chefe de Hearthstone, um dos jogos CCG digitais mais populares do mundo.


O advento dos jogos de cartas colecionáveis digitais levou a uma explosão de diferentes abordagens ao gênero. Principalmente, porém, novos jogos adaptaram os fundamentos dos CCGs físicos.

Ando extremamente cauteloso com esse tipo de jogo recentemente, mas minha reação imediata ao Marvel Snap foi extremamente positiva, mas eu queria dar mais tempo para ter certeza de que entendi sua verdadeira natureza.

Eu acredito que tenha compreendido a essência do jogo agora, então é hora de fazer uma análise.

Marvel Snap: Bastidores

Com o Marvel Snap, o estúdio veterano de Hearthstone Second Dinner reduziu o jogo de cartas colecionáveis às suas peças mais essenciais e as reimaginou, criando uma combinação de sistemas que são elegantemente simples sem nunca parecer simplistas.

Quatro anos atrás, ele e alguns de seus colegas saíram da Blizzard e partiram para fazer suas próprias coisas, e uma dessas coisas acabou sendo o Marvel Snap. A experiência está aí.

Mas as coisas não são tão simples assim, não é? De fato, às vezes ter um grande sucesso em seu passado é um obstáculo para a próxima tentativa.

Tentar fazer outro jogo do mesmo gênero que não apenas repita elementos antigos e ainda seja incrível? Bem complicado.

Existem algumas semelhanças entre Hearthstone e Marvel Snap, principalmente porque ambos são muito fáceis de pegar e jogar, mas o Snap está fazendo construindo sua própria identidade e o fato de funcionar tão bem é um crédito para os esforços de toda a equipe de desenvolvimento.

Essas pessoas claramente sabem como fazer um bom jogo de cartas, então é claro que eles fizeram outro bom jogo de cartas.

Marvel Snap em linhas gerais

Como muitos outros jogos de cartas modernos, o Marvel Snap automatiza seu equivalente de mana ou energia, adicionando uma unidade por turno.

Em seguida, o jogo simplifica ainda mais o gênero: cada partida dura apenas seis turnos, e não há combate direto entre os personagens ou a escolha entre causar dano a lacaios inimigos ou infligir dano direto ao jogador.

Jogos mais curtos também significam baralhos menores – apenas 12 cartas no total – o que torna a construção de baralhos mais convidativa e menos intimidante.

Em vez disso, seu objetivo é acumular mais poder em três locais. Ao final de seis turnos, quem controlar dois dos três locais vence a partida, e os empates são determinados pelo poder total em todos os três.

Marvel Snap: Locais

Esses três locais são selecionados aleatoriamente de um enorme conjunto, cada um apresentando suas próprias complexidades e elementos, e as áreas variam do simples ao insano.

O planeta simbionte Klyntar desenergizará todas as cartas jogadas nele, enquanto o Central Park de Nova York adiciona um esquilo de 1 poder a cada outro local. Os locais são revelados da esquerda para a direita nas três primeiras voltas.

A natureza aleatória significa que você pode estar no meio de uma partida quando um terceiro local surpresa abala completamente sua estratégia e, às vezes, você precisará jogar cegamente jogando um herói em um local não revelado.

Os locais são, como você poderia esperar, inspirados em locais famosos dos quadrinhos da Marvel e universos cinematográficos.

marvel-snap

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Westview, retirado do Universo Cinematográfico Marvel, muda para outro local aleatório no turno quatro, uma homenagem à história de WandaVision.

O Gamma Lab de Bruce Banner transforma todas as cartas em um Hulk, o que pode gerar uma grande oscilação de poder se você conseguir esconder muitas cartas de baixo valor lá.

Esses locais são algumas das homenagens mais inventivas ao cânone da Marvel, especialmente se você estiver familiarizado o suficiente com quadrinhos para reconhecer algo como The Space Throne.

Cartas e Jogabilidade

O negócio é o seguinte: Você e seu oponente têm, cada um, um baralho de doze cartas. Nem mais, nem menos. Um jogo normalmente dura seis turnos, mas pode durar um pouco mais em algumas circunstâncias muito específicas.

Você começa o jogo com três cartas na mão e a cada turno você compra uma carta do seu baralho. No primeiro turno, você tem um ponto de energia para usar.

marvel-snap-ironheart

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No segundo, dois pontos, e assim por diante. Cada carta custa um certo número de pontos de energia para jogar e tem um certo número de pontos de poder.

A carta também pode ter algumas habilidades adicionais. Voltaremos a isso daqui a pouco.

Cartas de Heróis

As próprias cartas de heróis também são construídas em torno dos pilares da Marvel, com conceitos semelhantes, mas ocasionalmente menos inventivos do que os locais.

A grande maioria das cartas é uma visão inteligente e criativa de como expressar os famosos conjuntos de poder desses heróis dentro da mecânica do Marvel Snap.

O Homem de Ferro, por exemplo, dobra o nível de poder em um local, equipando todas as suas cartas com um reator arc.

O Capitão América inspira seus companheiros de equipe, dando um impulso contínuo a outras cartas onde quer que esteja.

O Mercúrio, por sua vez, sempre começa na sua mão inicial, demonstrando sua supervelocidade chegando antes de todas as suas outras cartas.

Há um punhado de cartas que parecem que a implementação da mecânica do jogo veio primeiro e foi desajeitadamente adaptada para um herói, mas essas são raras exceções.

marvel-snap-loading

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Metade da diversão de ganhar uma nova carta é ver como esses famosos heróis receberam um poder adequado no jogo.

Mesmo como um jogador de Hearthstone há anos, muitas vezes acho difícil construir um baralho de 30 ou mais cartas de cabeça.

No Marvel Snap, o tamanho do baralho é tão pequeno que é fácil mexer em um baralho, trocando uma carta menos usada pelo seu último achado, experimentar em alguns jogos rápidos e depois experimentar outra coisa.

Uma abordagem similarmente refinada foi aplicada à sua mecânica de progressão.

Campo de Jogo

O campo de jogo consiste em três locais. Um é revelado no primeiro turno, o segundo no segundo turno e o terceiro no terceiro turno.

Seu objetivo é controlar pelo menos dois desses locais até o final do sexto turno, concentrando o poder total neles. Esses locais também terão suas próprias propriedades que atrapalham as as jogadas. Às vezes, atrapalham bastante.

Você pode jogar cartas em qualquer lugar desde o primeiro turno, mas as propriedades dos locais não serão ativadas até que sejam reveladas.

marvel-snap-nick-fury

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E dentro dessas mecânicas, o Marvel Snap não tem medo de quebrar suas próprias regras. Um local faz o jogo durar sete turnos em vez de seis.

Outro local define o objetivo para sua área de controle como tendo o menor poder, então você pode ganhar simplesmente não jogando nada lá se seu oponente acidentalmente jogar ou gerar uma carta lá.

E, às vezes, o jogo irá surpreendê-lo com um turno completamente inesperado. Em um ponto, o local inicial do meu jogo era Ego, um planeta vivo que assume o controle do jogo e joga os decks dos dois jogadores para eles.

Isso essencialmente o transformou em uma partida automática dos dois lados, e foi uma piada de assistir.

Habilidades

Ok, de volta às habilidades. Algumas cartas são simples e apenas gastam uma certa quantidade de energia para entrarem em campo.

marvel-snap-captain-marvel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Às vezes é exatamente disso que você precisa. Um Hulk no lugar certo muitas vezes pode esmagar completamente a partida.

Habilidades Extras

Mas a maioria das cartas tem algumas habilidades extras que entram em ação sob várias condições, sendo as mais comuns os efeitos contínuos que continuam funcionando enquanto a carta está em jogo, e os efeitos Ao Revelar que são ativados quando a carta é virada.

Há alguns efeitos que entram em ação quando a carta é destruída ou descartada. Outros efeitos são reativos ao que seus oponentes fazem.

marvel-snap-venom

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Há bastante variedade e a maneira como eles interagem entre si e as propriedades dos locais abrem um enorme número de possibilidades.

Essas situações malucas parecem projetadas para surgir apenas raramente, então são uma surpresa deliciosa quando acontecem.

Ao fazer o jogo centrar-se em locais que são atribuídos aleatoriamente, não há dois jogos exatamente iguais, e isso incentiva a pensar estrategicamente.

marvel-snap-miles-morales

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em um CCG tradicional, você constrói seu baralho em torno de um plano de jogo ou condição de vitória, e a maioria dos jogos gira em torno de afastar seu oponente e executar seu plano.

Estratégia

O Marvel Snap certamente mantém esse nível de estratégia de planejamento inicial, mas as condições em campo podem mudar rapidamente.

Você pode acabar vencendo de uma maneira completamente diferente do que havia planejado, simplesmente adaptando e antecipando os movimentos do seu oponente.

marvel-snap-ranking

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E às vezes, para o bem e para o mal, as condições em campo tornarão seu plano funcionalmente impossível de ser concluído.

Desde o princípio do jogo, tenho tentado construir um baralho apenas com X-Men, ignorando possíveis estratégias e estou obtendo resultados bastante positivos.

Isso tem se provado difícil e gratificante, mas significa que o jogo é bastante permissivo quanto aos mais diferentes tipos de jogadores.

Como Ganhar Novas Cartas

Você ganha novas cartas de algumas maneiras diferentes. O principal meio é aumentar seu nível de coleção. Jogar partidas oferece pacotes de cartas em sua coleção e, quando combinados com alguns créditos, você pode atualizar a raridade de suas cartas.

Isso não muda suas propriedades de jogo, apenas como eles se parecem. Mas atualizá-los aumentará seu nível de coleção e, toda vez que você aumentar alguns níveis, receberá algum tipo de recompensa em troca.

Até o nível 500 ou mais, você receberá uma nova carta a cada quatro ou seis níveis.

Você também pode obter variantes de cartas que já possui gastando ouro na loja do jogo, e elas podem ser atualizadas independentemente para aumentar ainda mais seu nível de coleção.

As cartas também podem ser ganhos como parte dos Passes de Temporada, mas parece que você só as receberá se tiver um Passe Premium.

Missões

Bem, está quase de falar no elefante branco da sala. Só mais um pouco antes de entrarmos nisso, amigos. Também há missões a serem concluídas, e elas são atualizadas com algumas novas a cada duas horas.

Enquanto os eventos estão acontecendo, também há missões de temporada. Completar missões padrão recompensa você com créditos e experiência de temporada.

Completar as missões da Temporada normalmente apenas te dá experiência na Temporada. Essa experiência o ajudará a liberar novas recompensas no Passe de Temporada, ganhando créditos, ouro e pacotes, além de algumas recompensas Premium para quem pagou por elas.

Finalmente, há a questão do Nível de Temporada. Você vai querer que ele seja o mais alto possível até o final da temporada, pois quanto mais alto, mais recompensas você recebe.

Você aumenta o Nível vencendo partidas, e esse é de fato o principal incentivo para vencer partidas além de satisfazer seu próprio ego.

Você receberá reforços quer ganhe ou perca. Você terá que ganhar uma quantidade definida de pontos para aumentar seu nível de classificação e precisará atingir um determinado nível de classificação para ganhar recompensas específicas.

SNAP!

Quantos pontos você ganha por uma vitória? É aí que entra uma das mecânicas mais engenhosas: o Snap.

Mesmo quando um empate ruim numa local estranho custa a partida, perder nunca parece muito punitivo. Isso ocorre em parte porque os jogos em si são tão rápidos e, desculpe o trocadilho, acabam num estalar de dedos.

Com uma partida durando apenas alguns minutos no máximo, é fácil se livrar de uma derrota e entrar na fila para a próxima partida, sem ter investido muito tempo.

Mas é também por causa de outro elemento, que dá ao jogo seu homônimo.

Embora o jogo pareça facilitar você com partidas contra bots apresentados como oponentes reais, não demora muito para você enfrentar oponentes reais e competir por classificação.

marvel-snap-ghost-rider

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É engraçado como um ou dois quadrinhos descartáveis na história da Manopla do Infinito se tornaram um marco cultural graças ao enorme sucesso dos filmes da Marvel.

Eu posso falar sobre a estalada do Thanos e as pessoas normais sabem do que estou falando! Mundo estranho. Ao contrário do filme, fazer um Snap no Marvel Snap não faz metade de todos os seres vivos desaparecerem em pó.

Nem sequer faz o Homem-Aranha dizer ao Homem de Ferro que ele não se sente tão bem. Não, neste jogo é basicamente como blefar no poker.

O Snap dobra as apostas cada vez que é feito, colocando mais pontos na linha para serem perdidos ou ganhos.

Sistema de Classificação

Então, se você acha que vai perder, você sempre pode recuar e perder apenas o valor atual da aposta. Ela dobrará novamente no final, então você sempre perderá menos escapando do que ficando com uma perda controlada.

Neste caso, a classificação é representada por Cubos Cósmicos. São necessários 10 cubos para subir de nível, e cada vitória concede a você dois cubos por padrão.

Isso significa que, além das variáveis de construção de baralho, locais aleatórios e as várias maneiras pelas quais as cartas interagem, você também tem os elementos muito humanos de blefe e confiança no jogo.

Em níveis mais baixos, você provavelmente não se importará com os pontos perdidos, mas à medida que você sobe na classificação, a tensão pós-snap se torna surreal.

A mecânica adiciona apostas genuínas sem custar dinheiro real, e isso é uma coisa difícil de se fazer em um jogo como esse.

Com todos os fatores em jogo, as reviravoltas de última hora podem acontecer e acontecem, então você nunca está completamente seguro, não importa o quão à frente você pense que está.

Dar um snap exige coragem, e muitas vezes você pagará por sua bravata.

Se um jogador fizer o snap e o jogo continuar, você estará jogando por quatro cubos. Se ambos os jogadores fizerem snap, você está jogando por oito.

Isso introduz um elemento de blefe, já que você pode querer esconder sua grande jogada de jogo para o final, para acalmar seu oponente com confiança suficiente para voltar e ganhar mais cubos.

Mas também significa que você pode recuar a qualquer momento em que não se sentir confiante na vitória.

Esta não é apenas uma concessão padrão – na verdade, você economiza alguns cubos para recuar em vez de continuar com uma partida que você acabará perdendo.

Sair de uma partida condenada tendo perdido apenas um cubo quando seu oponente queria aumentar as apostas para quatro na verdade parece um alívio, e não uma perda.

Marvel Snap é pay-to-win?

Ok, hora de falar no elefante branco. Afinal, nada neste mundo é de graça. Como o Marvel Snap monetiza e onde entra o golpe?

A estratégia de monetização parece voltada principalmente para a compra de arte variante, como versões pixeladas ou bebês dos personagens.

Há tantos deles que parece impossível avaliar quanto tempo pode levar para coletar todos eles, mas também é uma característica puramente visual.

Passe de Temporada

A outra monetização vem na forma de um passe de temporada, que concede novas cartas, créditos e outros bônus por completar missões.

Na minha experiência até agora, o passe também é surpreendentemente generoso e de baixo impacto.

Eu estava preocupado que, ao chegar no meio da temporada, eu não conseguisse terminar a temporada a tempo e perder as melhores recompensas.

Depois de apenas alguns dias, eu já estava em dia e capaz de começar a embolsar as novas missões à medida que elas eram progressivamente desbloqueadas.

As missões diárias são desbloqueadas em um cronômetro regular a cada oito horas e levam apenas alguns minutos para serem concluídas e concedem grande progresso em suas missões de passe de temporada.

Talvez de forma não surpreendente, dado o trabalho anterior dessa equipe de desenvolvimento, este é um jogo muito confortável para se jogar de graça por muito tempo.

Você não poderá colecionar todas as cartas e, eventualmente, ficará sem créditos para atualizar as raridades dos cartas, mas o fluxo de novas cartas e recursos é constante o suficiente para manter o jogo divertido.

Você acabará chegando a um ponto em que as novas cartas param de chegar e as coisas ficam menos agradáveis. É  um ponto muito, muito longínquo no jogo, mas suspeito que a maioria dos jogadores mais firmes o atingirá dentro de alguns meses.

Isso afeta sua viabilidade nas partidas? Até agora, não parece.

Você pode fazer excelentes decks com as cartas que ganhar de graça, e suponho que não há nada que impeça os desenvolvedores de adicionar algumas das cartas Premium ao pool gratuito depois de algum tempo.

Novas cartas podem mexer com esse frágil equilíbrio de poder? Absolutamente. Esta matéria é apenas um corte no tempo.

Mas, por enquanto, acho que um jogador que joga gratuitamente pode competir perfeitamente bem com aqueles que estão pagando.

É possível ser Free-to-Play?

A explosão de CCGs digitais em geral usou a abordagem de coleção popularizada por Magic, Pokémon e jogos de cartas físicas semelhantes anos antes.

Você gasta dinheiro em um pacote aleatório de cartas e depois usa esses mesmos pacotes para construir seu baralho.

O Marvel Snap quebra esse paradigma em favor de uma forma diferente de progressão em CCG que é possível apenas em um contexto digital.

E isso nos leva a como você pode pagar, se quiser. Primeiro, você pode comprar ouro em várias quantidades.

O ouro pode não parecer imediatamente importante quando você inicia o jogo, mas as cartas variantes que ele pode comprar ajudam a aumentar seu nível de coleção e, à medida que você começa a descobrir as maneiras fáceis de fazer isso, torna-se vital.

Existem maneiras de obter ouro de graça, mas elas são definitivamente lentas. A outra maneira de gastar dinheiro é através do Passe de Temporada Premium.

Até agora, parece que eles custarão cerca de cinquenta reais e lhe darão algumas cartas exclusivas, muitos pacotes e outros adicionais.

Pacotes Exclusivos

Há também um pacote de boas-vindas que oferece alguns recursos extras e uma bela carta do Capitão América por alguns dólares.

Em vez de abrir pacotes aleatórios de cartas, você constrói sua coleção atualizando visualmente as existentes.

Não vou dizer que não vou ser seduzido pelas cartas exclusivas dependendo do que elas sejam, mas dando uma boa e sóbria olhada no Marvel Snap como está, acho que a monetização não é tão ruim.

Ajuda o fato de que é um jogo de cartas e, portanto, não tem realmente uma história ou final para adiar até que você faça o grind ou pague.

Nada é muito caro, e acho que você ainda pode ser competitivo, mesmo que não pague.

Como as coisas nos jogos free-to-play vão, você não pode pedir muito mais do que isso. Vou cair fora do jogo quando me cansar do platô? Suponho que cruzemos essa Bifrost quando chegarmos a ela.

Você ganha materiais de atualização através do jogo e, em seguida, usa-os para atualizar cartas com vários níveis de efeitos visuais: saindo do quadro, um efeito 3D bacana, um plano de fundo animado e assim por diante.

Atualizar essas cartas dá a você “Classificação de Coleção”, que o leva ao longo de um caminho que lhe dá mais materiais de atualização e, o mais importante, novas cartas.

marvel-snap-cartas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Então você pode começar a atualizar essas cartas novas e o processo recomeça.

É um sistema diabolicamente atraente que se alimenta de si mesmo e que poderia facilmente ter se tornado predatório. Até agora, não é o caso.

Embora tudo seja possível com um jogo ao vivo que continuará a adicionar conteúdo no futuro próximo, agora você não pode simplesmente gastar dinheiro comprando todas as melhores cartas.

Mesmo se você tivesse dinheiro infinito para gastar, você só pode comprar um punhado de atalhos de atualização por dia, tornando-se uma maneira bastante ineficiente de subir de nível.

Conclusão

Marvel Snap é um jogo incrivelmente bem projetado. É perfeitamente adequado para dispositivos móveis graças à rapidez com que as partidas são resolvidas, mas o nível de estratégia é satisfatoriamente profundo.

As missões incentivam você testar coisas novas, e o fluxo constante de novas cartas garante que você tenha muitas opções para escolher.

A monetização é relativamente de baixo impacto e o ponto de platô para jogadores free-to-play está longe o suficiente para que seja difícil chamá-lo de injusto.

Eu também adoro o quão bem as cartas representam os vários heróis e vilões em termos tão simples, com os locais fazendo o mesmo. A mecânica Snap é a cereja do bolo. É um título fantástico que não consigo largar.

Este é um jogo que quer que você faça check-in com frequência por algum tempo, não que você fique obcecado por horas a fio.

Embora, para ser honesto, já seja tarde demais para isso – já perdi horas com o Marvel Snap e estou obcecado. O jogo é bem ajustado, bem projetado e tão facilmente digerível que é difícil largar.

Continuo jogando mesmo depois de completar minhas missões diárias ou de passe de temporada, só porque quero jogar outra partida ou testar uma nova carta.

A Second Dinner construiu uma base incrível aqui, e espero que o Marvel Snap continue me divertindo nos próximos anos.

Marvel Snap! está disponível para download nas plataformas iOS e Android.

Curtiu as dicas?

Então continue com a gente!

 


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo