iTunes Radio VS Competição: Qual dos dois deve escolher?

  • Por Luciano Larrossa
  • 12/06/2013 às 22:54 atualizado em (23/05/2019 às 16:55)
  • 6min de leitura

Antes de ontem na WWDC 2013 a Apple anunciou, o que ao longo do tempo tem sido motivo de rumores, o serviço iTunes Radio virá empacotado como parte do aplicativo de música padrão no iOS 7. O iTunes Radio será gratuito para todos os usuários, já que é suportado por anúncios. Aqueles que se inscreverem para o iTunes Match, serão dispensado de anúncios.

Isto pode tornar o iTunes Match uma opção tentadora para muitos, no entanto, ele também se pode comparar a outros serviços de streaming já existentes, como: o Pandora, Slacker, e Spotify? Será que o iTunes Radio é mesmo uma boa aposta para si? Vamos dar uma olhadela mais de perto!

iTunes Radio

Nós, aqui no Apptuts, evidentemente não vamos conseguir saber tudo sobre o iTunes Radio até que este seja oficialmente iniciado com o iOS 7. Pelo o que foi dito na apresentação, temos uma ideia aproximada do que ele trará. Para o iTunes Match, os assinantes, vão poder beneficiar de ter rádio livre de anúncios e ininterrupta a partir da enorme coleção do iTunes. Isto é um outro bônus do iTunes Radio. Provavelmente uma das melhores seleções do planeta.

iTunes Radio

Fora isso, muitas das características utilizadas no iTunes Radio são as mesmas de outros serviços de streaming semelhantes. No iTunes radio você pode criar listas de reprodução personalizadas, também. Estas podem ser feitas através de diversos filtros, como artistas, gênero e subgênero musical ou mesmo para cada faixa de produção.

O iTunes Radio também permite que você compartilhe suas emissoras por e-mail, pelos apps de mensagens, através do Twitter, Facebook ou outras opções.

Por padrão, o iTunes Radio transmite apenas as versões limpas das músicas atualmente. Isto significa que qualquer coisa como as linguagens explícitas vão ser filtradas. Isto pode muito bem mudar antes do lançamento final. Mesmo assim, você pode desativar esta função logo abaixo da lista de emissoras em destaque, selecionando a opção “Permitir Explícitas”. Entretanto, é importante ficar atento que esta opção não será sincronizada entre demais dispositivos.

A Competição

Vamos encarar a realidade: há alguns serviços de streaming de música impressionantes já aqui fora, incluindo o Pandora, Slacker, Spotify, Rdio, Last.fm, e muitos mais. O usuário está realmente a olhar para o conteúdo que você quer e que pode fornecê-lo. A maioria destes serviços oferecem serviços de assinatura para ouvir e sem anúncios. Aqui você pode dar uma rápida olhada para os planos mais baratos disponíveis que nós poderíamos encontrar no iPhone e iPad:

  • Pandora – Gratuito mas apoiado com anúncios – premium, sem anúncios e música ilimitada, com um custo de: R $ 3.99/mês ou US $ 36/ano;
  • Spotify – US $ 9,99 por mês para a capacidade de streaming para iPhone e iPad;
  • Slacker Radio – Gratuito mas suportado com anúncios – atualizações permitidas para nenhum anúncio além de mais opções por um mínimo de $ 3.99/mês;
  • Rdio – US $ 9,99 por mês com a capacidade de streaming para iPhone e iPad;

Vale mencionar ainda que o Spotify também pode ser utilizado gratuitamente, porém, neste caso você ouvirá obrigatoriamente algumas propagandas entre uma música e outra. Entretanto, isso não acontece sempre, então ele ainda é realmente recomendado, especialmente se considerarmos os elementos de rede social do aplicativo, permitindo que você crie suas playlists, compartilhe com amigos, etc.

Como dá para perceber rapidamente, alguns destes serviços podem ser oferecidos gratuitamente. Mas, em certos casos, eles não estão disponíveis para dispositivos móveis sem uma assinatura premium.

iTunes Radio spotify

Tirando os preços, obviamente que há outras coisas a considerar. Por exemplo, Slacker Radio oferece estações ESPN personalizadas que podem ser ajustadas para as equipes que você segue. Isto é algo que provavelmente vale a pena a taxa se você é um fã de esportes hardcores. Rdio também tem tendência a ter álbuns disponíveis assim que eles são liberados.

Com isso, imagino os álbuns que estarão disponíveis no iTunes Radio, logo e tão rapidamente como Rdio faz. Spotify, Slacker, e alguns dos outros também permitem o download de conteúdo e listas de reprodução que você queira. Esta é uma vantagem bastante aconchegante para os viajantes.

Resumindo

O iTunes Radio definitivamente tem as suas vantagens. Isso inclui a integração com o Siri, o acesso a todos os seus dispositivos e um preço imbatível e livre para todos. Se você é um assinante de iTunes Match, o negócio fica ainda melhor, pois você não terá que ver e escutar anúncios. Isto não significa que os serviços competitivos não têm ainda as suas vantagens.

Se você gosta do conteúdo que você ouve no iTunes Radio, você precisa comprá-lo pelo menos no momento em que o escuta. Se o usuário ouvir muita música, vale a pena pesar quantas músicas offline você costuma salvar num mês e o que você estaria a pagar realmente se os possuísse no iTunes.

Como última análise, o iTunes Radio será um grande negócio para os ouvintes casuais, portanto realmente vale a pena pelo menos experimentá-lo, mesmo que por apenas um único mês. É também a única opção disponível no momento se você desejar transmitir uma música para uma Apple TV. Se o usuário já está inscrito noutro serviço, vale a pena pensar bem antes de tomar uma decisão final.

O que acha do iTunes Radio?

Com tudo isto dito, e você que planeja usar? O iTunes Radio quando for lançado? Comparar com o serviço de streaming que você já usa? Ou não trocar pelo aplicativo que tem usado? Conta pra gente nos comentários qual das opções chama sua atenção e quais diferenciais te faz preferir determinada plataforma!