Tradutor para língua brasileira de sinais: como baixar?
Nenhum Comentário
Tradutor para língua brasileira de sinais: como baixar?
Tradutor para língua brasileira de sinais: como baixar?

Tradutor para língua brasileira de sinais: como baixar?

Nenhum Comentário

Você provavelmente conhece o serviço de tradução da Google, o Google Tradutor. Uma área na qual ele peca, contudo, é em libras, já que por mais completo que seja não oferece um tradutor para língua brasileira de sinais, tanto na sua versão padrão quanto a integrada ao Google Maps.

Se é isso o que você busca, selecionamos aqui os dois melhores aplicativos para traduzir para essa língua. Siga lendo para descobrir quais são.

1. O que é a língua brasileira de sinais?

Para aprender como usar um tradutor para essa forma de linguagem, é necessário antes conhecê-la, por mais que superficialmente. É isso que faremos nessa primeira seção: te ensinar um pouco sobre ela.

A língua brasileira de sinais, ou Libras, é a língua utilizada por surdos brasileiros para se comunicar. É legalmente reconhecida como um meio de comunicação e expressão, sendo derivada da língua gestual francesa, o que a torna similar as da Europa e da América Latina.

É bom mencionar que não é uma gestualização da língua portuguesa, mas sim um idioma à parte, que se sustenta sem nenhum outro. Um fato que parece estranho é que, ao contrário do português falado que pode ser usado tanto no Brasil quanto em Portugal, cada um dos países possui uma língua de sinais própria.

Os gestos são feitos com as mãos, num geral, mas contam com elementos de expressividade corporal e facial. Foi oficialmente reconhecida como um meio de comunicação apenas em 2002.

O que é a língua brasileira de sinais? tradutor para língua brasileira de sinais 

2. Como baixar um tradutor para língua brasileira de sinais?

Agora que conhece um tanto sobre Libras, pode estar interessado em ter um tradutor para língua brasileira de sinais em seu smartphone para conseguir se comunicar com pessoas surdas com maior facilidade.


Existem duas opções realmente boas para você baixar: o Hand Talk e o VLibras. Siga lendo para descobrir tudo sobre ambos.

Hand Talk

O Hand Talk é a primeira alternativa que iremos abordar, que é tido como o melhor app para isso. Ele tem um intérprete 3D, o Hugo, que traduz de maneira automática textos e áudios para Libras por meio de inteligência artificial.

Hand Talk tradutor para língua brasileira de sinais 

É realmente bom para quem tem interesse em aprender essa língua com praticidade e se divertindo muito enquanto o faz.

O Hand Talk foi eleito pela ONU como o melhor aplicativo social do mundo, tendo um tradutor para língua brasileira de sinais em seu bolso de maneira a aproximar pessoas que de outro modo nunca poderiam se comunicar, utilizando do melhor da tecnologia para isso.

Além das funcionalidades de tradução, ele ainda tem a seção Hugo Ensina, onde é possível encontrar vários vídeos para crianças e para adultos aprenderem diversas expressões e sinais em Libras.

Oferece dicionários atualizados, permitindo que busque sinais por categoria para aumentar o vocabulário ainda mais e, se você quiser, pode também customizar o Hugo ao comprar personalizações na loja.

É recomendado para uso em diversos ambientes, seja em salas de aulas por professores, alunos e intérpretes para ajudar na comunicação, em casa entre familiares que estejam aprendendo a se comunicar por Libras, por estudantes dessa língua que querem melhorar o vocabulário e em vários outros lugares.

Descubra mais sobre o Hugo e seu aplicativo de tradução seguindo até o site oficial, onde poderá encontrar links para baixar tanto para smartphones com Android quanto para iPhones.

VLibras

A outra opção de tradutor para língua brasileira de sinais é o VLibras, que é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia, a Secretaria de Governo Digital e a Universidade Federal da Paraíba.

VLibras tradutor para língua brasileira de sinais 

Essa aplicação é um conjunto de diversas ferramentas computacionais em código aberto (o que significa que qualquer um com os conhecimentos certos pode melhorá-la) que traduz conteúdos digitais de texto, áudio ou vídeo para Libras. Ele faz com que computadores, smartphones e qualquer plataforma da Web sejam acessíveis para pessoas surdas.

Para começar a usá-lo, basta seguir o link. Lá, poderá obter mais informações e realizar o download do app para smartphones, da extensão para navegadores de computador ou da versão para instalar em seu PC.

E aí, gostou do nosso guia de como baixar um tradutor para língua brasileira de sinais?

Você já conhecia essa forma de linguagem? Conhece alguém que a usa, ou acha que vai facilitar a sua vida ter um app para traduzir Libras em seu celular? Não se esqueça de conferir, também, o nosso guia sobre o Google Tradutor, para traduzir outros idiomas.





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo