Para que serve o WhatsApp comercial? Descubra
Um Comentário
Para que serve o WhatsApp comercial? Descubra
Para que serve o WhatsApp comercial? Descubra

Para que serve o WhatsApp comercial? Descubra

Um Comentário

Considerando que é cada vez mais comum usar as redes sociais ou apps de mensagens para que empresas se comuniquem com os clientes, não é de se estranhar que existam versões especiais de apps para companhias. Esse é o caso do WhatsApp comercial, por exemplo.

A versão para empresas do app que usamos todos os dias para nos comunicar, pode ser uma excelente ferramenta na relação entre o cliente e um provedor de produtos/serviços. Só é que é claro que por ser uma novidade, não é todo mundo que sabe para que ele serve ou como usá-lo de maneira eficaz. É para te ajudar nesse uso do WhatsApp comercial que fizemos o guia logo abaixo. Confira!

Para que serve o WhatsApp comercial?

usando o whatsapp empresarial

Para quem ainda não o conhece muito bem essa versão do app, vale começar explicando mais. Basta dizer que ele foi criado para ser utilizado por empresas ou empreendedores que querem se comunicar com seus clientes via WhatsApp.

Por mais que seja fácil de criar um perfil convencional do WhatsApp para isso, muitas empresas precisavam usar ferramentas ou apps externos para ter acesso a certos recursos. São muitos desses recursos que foram implementados na criação da versão comercial do app.

Isso inclui a possibilidade de criar um horário de atendimento, fazer um perfil totalmente personalizado com a marca da sua empresa, mensagens programadas, mensagens automáticas e muito mais. Tudo para que você não precise usar nenhum outro app para algo que deveria ser simples.

Felizmente, seu uso também é bem fácil de aprender, já que ele funciona de maneira bem parecida com o original. A maior diferença está nessas adições que as companhias já queriam de qualquer forma.

O legal é que a facilidade uso ajuda até quem faz sua renda extra ao trabalhar em casa e não possui uma empresa própria de maneira convencional.


Da mesma forma que o app normal, o WhatsApp comercial também pode ser baixado no Android e iPhone. Mas agora que sabemos disso, vamos falar de dicas de como você pode usar o WhatsApp comercial de forma mais eficiente.

Dicas de uso do Whatsapp comercial

É claro que não basta instalar o WhatsApp comercial e sair enviando várias mensagens sem motivo para seus clientes. O melhor é pensar e fazer uma estratégia de como quer se comunicar.

Para te ajudar com isso, nós preparamos algumas dicas essenciais para quem deseja usar o WhatsApp comercial de forma eficaz!

1. Crie um horário de atendimento

usando o whatsapp para empresas

Possivelmente a primeira coisa que deve fazer é criar o seu próprio horário de atendimento no WhatsApp comercial. Esse horário não precisa necessariamente ser o mesmo horário da sua loja física ou do atendimento por telefone.

Só estabeleça um horário que os atendentes responsáveis possam realmente responder os clientes que entrarem em contato. Só recomendamos que divulgue essa informação no seu site oficial e nas outras redes sociais que utilizar.

Para o horário fora desse período estabelecido, recomendamos que crie mensagens programadas. Elas podem dizer ao cliente que atendentes não estão disponíveis, mas também tem outras funções que veremos mais no próximo tópico.

2. Crie mensagens programadas

Conforme mencionamos no tópico anterior, você deve tirar proveito das mensagens automáticas e programadas. Seja para informar um cliente que não há atendentes disponíveis em certo horário ou para outras tarefas.

Há casos que essas mensagens podem resolver dúvidas simples ou a ter noção de como o cliente pode ser ajudado. Isso já facilita o trabalho do atendente, que terá acesso às respostas do cliente e poderá ajudá-lo com o resto.

Também há o caso das mensagens programadas para notificar o cliente de que um produto que ele comprou teve o pagamento aprovado ou que está com a transportadora. Tudo isso são ótimos exemplos de algo que não precisa ser feito manualmente graças às funções do WhatsApp comercial.

Fora isso, é algo que economiza tempo dos funcionários e traz mensagens uniformes para todos os clientes.

3. Não envie mensagens indesejadas

Por mais que o WhatsApp comercial facilita seu contato com os clientes, você não deve sair enviando diversas mensagens do nada. É muito importante evitar o envio de mensagens indesejadas até para não prejudicar seu relacionamento com o cliente ou a maneira que ele vê a sua marca.

O melhor é saber se o cliente realmente deseja receber mensagens e ter uma noção de que tipo de mensagens ele quer receber. Enquanto alguns clientes podem querer saber de promoções ou descontos, alguns podem só querer notificações sobre produtos que eles já compraram.

Isso pode ser algo estabelecido facilmente no cadastro do cliente em seu site, por exemplo. Fora isso, se seu cliente pedir que você pare de enviar certas mensagens no WhatsApp, sempre respeite essa decisão.

4. Responda dúvidas dos clientes

Embora os clientes nem sempre queiram receber mensagens de uma empresa, é essencial que não se ignore as mensagens que eles mandam. Isso vale especialmente para dúvidas, já que o WhatsApp vai ser o lugar mais fácil deles entrarem em contato com você.

Por mais simples que a dúvida seja, sempre responda de forma direta. Caso perceba que vai demorar, também informe isso ao cliente. Afinal, é melhor do que deixá-lo esperando sem nem saber se haverá resposta.

Isso pode ajudar a criar um relacionamento melhor com seus clientes. Mas fora isso, também pode ser decisivo na hora dele se decidir se vai adquirir algo da sua empresa.

5. Faça contato após a venda

vale usar o whatsapp de forma comercial

Por fim, vamos recomendar que sempre faça algum contato após a venda. Muitas empresas mantém o contato apenas até a venda ser concretizada, esquecendo que o cliente existe depois que ele recebeu o produto ou serviço.

Só que o que pode garantir que esse cliente volte ou fique totalmente satisfeito é o contato pós-venda. Faça isso para saber se o cliente está satisfeito com o que foi adquirido.

Ou até para saber se ele tem dúvidas, se gostaria de adquirir outros itens, etc. Isso cria uma sensação de que a sua empresa se importa com o cliente e estabelece um relacionamento muito melhor com ele.

Também traz melhores chances do cliente voltar a fazer negócio com a sua empresa. Só é necessário aceitar o feedback do cliente e resolver qualquer problema que ele tenha com o produto ou serviço que adquiriu.

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar o nosso guia para saber como usar o WhatsApp Comercial? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das dicas e confira nosso guia sobre bancos digitais para saber como gerenciar as finanças sem sair de casa.

E se quiser aproveitar para ler algo mais descontraído, não deixe de conferir nossa lista de brincadeiras para WhatsApp ou o guia que ensina como tirar o online do WhatsApp.

Agora caso esteja procurando por um app para gerenciar e organizar seus projetos, recomendamos que experimente o MeisterTask. Você pode começar a usá-lo de graça hoje ao acessar o link.





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Larissa Araujo Simoes 1 de novembro de 2020 22:22

    legal. vou tentar usar no meu site https://funniest.com.br

Voltar ao topo