O que é o WhatsApp comercial? Descubra tudo sobre o app
O que é o WhatsApp comercial? Descubra tudo sobre o app
O que é o WhatsApp comercial? Descubra tudo sobre o app

O que é o WhatsApp comercial? Descubra tudo sobre o app


Não dá para negar que hoje é bem comum ver empresas usando redes sociais ou apps de mensagens para ter uma comunicação melhor com seus clientes. Isso permite uma interação rápida, direta e traz uma sensação maior de intimidade. Por muito tempo, as companhias usavam o WhatsApp para esse tipo de coisa, algo que os desenvolvedores do app notaram e que o fizeram criar sua versão comercial. Mas afinal, o que é o WhatsApp comercial?


Resumidamente, essa versão do app se trata de uma maneira oficial de criar seu perfil comercial e se comunicar com seus clientes. Para descobrir mais sobre o que é o WhatsApp comercial e como ele pode ser usado, basta conferir nosso guia logo abaixo!

O que é o WhatsApp comercial?

usando o whatsapp business

É claro que para quem quer saber o que é o WhatsApp comercial, o nosso resumo anterior não é o bastante. Até porque essa versão do aplicativo traz excelentes novidades e recursos inéditos aos seus usuários.

Mas de qualquer forma, ele ainda é um app de mensagens para que empresas falem diretamente com seus clientes. Seja para responder dúvidas, para informar sobre pedidos, para mostrar dados sobre o transporte do pedido, etc.

Considerando que a maioria das pessoas não quer ter que fazer uma ligação ou enviar um email para resolver um problema simples, o WhatsApp comercial é ótimo como um canal de atendimento. E com a chance de respostas rápidas, é mais fácil de criar uma sensação de confiança com o cliente.

A boa notícia é que o uso deste aplicativo é muito simples. Afinal, ele é essencialmente igual ao app original, só que com mais recursos e todos eles voltados para o lado comercial.

Outro fato bem legal é que o WhatsApp comercial é o tipo de app que funciona com todos. Seja com uma empresa bem grande e conhecida ou com um empreendedor que ainda faz sua renda extra ao trabalhar em casa.


Assim como a versão comum do app, o WhatsApp comercial pode ser baixado normalmente no Android e iPhone. Como mencionamos, o uso em si é bem parecido com o original, sendo que os recursos novos vão ser explorados logo abaixo.

O que o Whatsapp Comercial permite fazer?

vale a pena usar o whatsapp comercial

Sabendo um pouco mais do que é o WhatsApp comercial, vale mencionar também o que ele te permite fazer. Nós já mencionamos que ele tem recursos inéditos, mas nem todo mundo sabe exatamente o que ele traz.

Basicamente, ele tenta juntar tudo o que empresas usavam de apps externos para melhorar a experiência do WhatsApp normal quando se comunicavam com seus clientes. Isso os seguintes recursos:

  • Criação de um perfil profissional para sua marca
  • Criação de um horário de atendimento
  • Respostas automáticas
  • Mensagens programadas
  • Respostas rápidas e reutilizáveis
  • Etiquetas para organizar contatos e conversas

Bem interessante para quem procura uma maneira mais funcional de falar com os clientes no WhatsApp, não é?! E agora que você sabe o que é o WhatsApp Comercial, deu para ver que não há motivos para deixar de usá-lo!

Dicas de como usar o WhatsApp comercial no seu negócio

Com todo esse conhecimento do WhatsApp comercial, já deve dar para entender que não basta enviar mensagens sem parar para seus clientes. É sempre bem melhor estratégia de como quer se comunicar.

E você pode fazer isso ao utilizar conceitos bem simples e com os próprios recursos que o app oferece. Já sabendo o que é o WhatsApp comercial, agora é hora de saber como usá-lo no seu negócio com as dicas abaixo:

1. Tenha um horário de atendimento

Colocamos a dica de ter um horário de atendimento em primeiro lugar porque deve ser uma das suas prioridades. Isso na hora de criar seu perfil profissional, é claro.

Esse horário não precisa necessariamente ser o mesmo horário da sua loja física ou do atendimento por telefone. É claro que é necessário estabelecer um horário que os atendentes responsáveis possam realmente responder.

Só é preciso divulgar essa informação no seu site oficial e nas outras redes sociais que utilizar. Para o horário fora desse período estabelecido, recomendamos que crie mensagens programadas.

Elas podem dizer ao cliente que atendentes não estão disponíveis, mas também tem outras funções que veremos mais no próximo tópico.

2. Tenha mensagens programadas

Não há dúvidas de que o WhatsApp Comercial é uma excelente forma de se comunicar com o cliente. É exatamente para isso que você quer ter um para a sua empresa.

Então que maneira melhor de fazer isso do que criar algumas mensagens programadas. Elas podem ter vários propósitos diferentes, já que depende mais do que a sua empresa faz.

Pode ser uma mensagem automática para responder uma dúvida, pode ser algo para dizer informar sobre o horário do atendimento, etc. Esse tipo de mensagem serve até para passar um código de rastreio se o cliente comprou algo com você.

Isso não só mostra aos clientes que você é rápido na resposta, como também libera o tempo do atendente real. Afinal, ele consegue ter uma noção melhor de que clientes precisam de uma resposta urgente e quais podem esperar um pouco.

3. Não envie mensagens indesejadas

vale usar o whatsapp de forma comercial

Tendo dito bastante sobre comunicação com o cliente no WhatsApp comercial, é válido lembrar que isso não significa que deve mandar mensagens a todo momento. Você absolutamente deve evitar qualquer envio indesejado.

Afinal, isso só vai prejudicar a maneira que o cliente vê a sua empresa e o relacionamento com ela. Tente descobrir quais clientes estão mais abertos a receber mensagens e que tipo de conteúdo eles realmente querem.

Alguns podem querer saber promoções enquanto outros podem só querer notificações sobre seus pedidos. Você pode estabelecer esses parâmetros com um simples cadastro ou enquete.

4. Responda às mensagens dos clientes

Sabemos que muitos clientes não querem receber mensagens indesejadas e podem ignorá-las. Só que sua empresa nunca pode ter o mesmo pensamento quando recebe mensagens dos clientes.

Isso vale para perguntas simples, dúvidas mais complexas ou até para resolução de problemas. Como o WhatsApp é rápido e simples de usar, ele acaba sendo perfeito para esse tipo de conversa.

Por isso, mesmo que a dúvida seja simples, sempre responda de forma direta. Se notar que pode demorar, também informe isso ao cliente.

Afinal, é melhor que deixá-lo esperando sem nem saber se haverá resposta. Isso pode ajudar a criar um relacionamento melhor com seus clientes.

Fora isso, também pode ser decisivo na hora dele se decidir se vai adquirir algo da sua empresa.

5. Não esqueça do contato pós-venda

Para encerrar as nossas dicas de quem está descobrindo ainda o que é o WhatsApp comercial, vamos focar no contato pós-venda. Caso tenha uma empresa, é bem provável que já tenha ouvido falar deste tempo antes.

Afinal, é importante não deixar o contato com o cliente morrer após uma venda ser concretizada. Em vez de esquecer que o cliente existe, vá atrás e garanta se ele está satisfeito ou se precisa de ajuda com algo.

É isso que pode garantir que ele volte ou fique realmente  satisfeito com os seus serviços. Isso cria uma sensação de que a sua empresa se importa com o cliente e estabelece um relacionamento muito melhor com ele.

Gostou das dicas?

Deu para tirar proveito das nossas dicas e aprender mais sobre o que é o WhatsApp Comercial? Só não esqueça de nos dizer nos comentários o que achou do guia e confira nosso guia sobre bancos digitais para saber como gerenciar as finanças em casa.

Uma dica legal é a de conferir nossa lista de brincadeiras para WhatsApp ou o guia que ensina como tirar o online do WhatsApp.

Se estiver procurando por um bom gerenciador de projetos, recomendamos o MeisterTask. Você pode começar a usá-lo de graça hoje ao acessar o link.


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo