Fones de ouvido Bluetooth ou com fio: 5 vantagens e desvantagens

  • Por Luciano Larrossa
  • 03/02/2017 às 11:52 atualizado em (28/05/2020 às 16:07)
  • 5min de leitura

Uma dúvida comum na escolha de fones de ouvido para usar com seus aparelhos – seja ele um computador PC ou Mac, iPhone, iPad ou qualquer dispositivo Android – é optar entre os tradicionais com fio ou os que usam tecnologia Bluetooth. Usar os fones wireless tem boas vantagens em relação aos tradicionais, mas nem sempre são a melhor escolha. É exatamente por isso que preparamos uma lista especial com as 5 vantagens dos fones de ouvido Bluetooth em relação aos padrões, assim como as 5 principais desvantagens para ajudar a guiar sua decisão. Se estiver curioso sobre o assunto ou em dúvida sobre o tipo de fone de ouvido que deve comprar, basta conferir nosssa lista completa com nossas dicas logo abaixo!

Dica: Se já fez sua decisão pelos Bluetooth, confira quais são os 18 melhores no mercado!

Vantagens:

1. Não se embolar com fios!

A primeira e mais óbvia vantagem dos fones de ouvido Bluetooth é a falta de fios! Ao usar esse tipo de fone de ouvido, se torna desnecessário pensar em técnicas para evitar esbarrões – principalmente em transportes públicos lotados – como passar os fios por dentro da camisa. Além disso, perde-se a preocupação de embolar os fios quando os guarda no bolso ou o deixa perto de outros acessórios com fios. Apesar de não ser cientificamente comprovado, todos sabemos que fios dos fones de ouvido magicamente se embolam em outros fios.

fones-de-ouvido-embolados

2. Menos preocupação com mau contato

Como não contam com um cabo, os fones de ouvido Bluetooth tem menor probabilidade de acabar com algum tipo de mau contato. Dizemos isso pois, caso o cabo de um fone seja danificado, é provável que perca o som de um dos seus lados, ou até mesmo dos dois, dependendo da região onde ocorreu o dano. Isso não significa que os fones Bluetooth estejam imunes a esse tipo de problema. Isso acaba sendo perfeito para aqueles que já perderam inúmeros fones de ouvidos por causa de mau contato em seus fios, um dos problemas mais comuns desses acessórios.

3. Não precisar ficar carregando o aparelho por aí

A maioria dos fones de ouvido Bluetooth possuem um alcance por volta de 10 metros. Isso significa que não é necessário ficar carregando o aparelho no bolso ou ficar sentado à mesa do computador para ouvir suas músicas e podcasts. Basta que deixe o dispositivo em um local da casa e ande pelos cômodos sem problemas de perder o som no meio do caminho. A não ser que more em uma mansão.

4. Perfeito para exercícios

Um tipo de casamento com a primeira vantagem dessa lista. Como usar o fone Bluetooth dispensa a necessidade de fios percorrendo seu corpo, ele se torna mais fácil e prático para fazer exercícios enquanto aproveita suas músicas favoritas, sem limitar seus movimentos para evitar acidentes, por exemplo.

fones-de-ouvido-exercicio

5. Compatibilidade

Se dois aparelhos possuem Bluetooth, eles provavelmente conseguirão se conectar, mesmo que não tenham como compartilhar nenhuma função. Isso significa que não precisa se ater aos modelos de uma marca em específico. Ou seja, não há problemas de comprar um fone LG e usá-lo em seu smartphone da Samsung, por exemplo.

Desvantagens

1. É mais caro

Mesmo que a tecnologia já seja bastante acessível, fones Bluetooth ainda são mais caros que os fones tradicionais, caso sejam de qualidade semelhante. Por isso, é bom verificar se a diferença de preço vale a pena na hora de fazer sua compra.

2. É preciso carregar a bateria

A grande desvantagem dos fones Bluetooth é que seu uso eventualmente acaba e é necessário carregar sua bateria. Normalmente isso não chega a ser um problema, já que sua duração gira em torno de 4 a 8 horas – com modelos mais avançados chegando às 20 horas ininterruptas -, porém ainda assim, é bom ter um fone com fios para eventuais emergências, como atender uma ligação urgente num local com muito barulho.

fones-de-ouvido-bateria

3. Seu tempo de vida é menor que fones padrão

Por conta de peças adicionais como as baterias e o receptor Bluetooth, o tempo de vida útil total de fones equipados com a tecnologia é menor do que os cabeados. Mesmo assim, vale considerar que o equipamento ainda pode durar anos, se for de qualidade e bem cuidado pelo usuário.

4. É pouco seguro

Caso utilize fones Bluetooth para receber ligações, é bom ter em mente que esse tipo de conexão não é muito segura. Embora ouvir música e podcasts não tenham nenhum tipo de efeito prejudicial, é possível que alguém invada sua conexão e possa ouvir sua conversa telefônica, por exemplo.

5. Drena a bateria do seu dispositivo

Não apenas a bateria do fone de ouvido precisa ser carregada, mas deixar o Bluetooth ligado em um smartphone, tablet ou notebook também drenará a bateria desses aparelhos simultaneamente. É necessário ficar atento ao nível de energia de ambos os aparelhos antes de usá-los, para que não acabe se colocando em uma situação complicada e sem meios de usar seu celular, por exemplo.

fones-de-ouvido-bateria

Veja também:

Quais fones de ouvido Bluetooth usa no seu dia a dia?

Mesmo com as facilidades de adotar o fone de ouvido Bluetooth na sua rotina, é necessário alguns cuidados para aproveitar todas suas conveniências. E você? É usuário do fone padrão ou migrou para o Bluetooth? Ou se precaveu e conta com as duas opções para não ficar em uma má situação? Comente conosco logo abaixo!