BeReal: O que é, como funciona e como usar
BeReal: O que é, como funciona e como usar
BeReal: O que é, como funciona e como usar

BeReal: O que é, como funciona e como usar


Já imaginou uma rede social em que você só possa postar fotos e vídeos sem nenhuma edição? Pois é, ela existe e já viralizou entre mais de 1 milhão de usuários! O nome dela é BeReal e neste artigo vamos falar tudo sobre ela.


“Seja real”. Essa é a proposta da rede social francesa que foi criada com o objetivo de trazer mais autenticidade em uma era em que os filtros e edições se tornaram recursos quase essenciais para as imagens postadas. Inicialmente, o uso de filtros começou a ser difundido pelo Snapchat, e a proposta era deixar as fotos mais divertidas com orelhas de animais e outros elementos engraçados.

Com a consolidação do Instagram, novas funções foram surgindo, de maneira que os filtros ganharam outras funções como, por exemplo, aumentar cílios, mudar as cores dos olhos, afinar traços, dentre outros elementos que se assemelham aos resultados de um editor profissional de fotos.

Esse processo de popularização dos filtros tem provocado cada vez mais transtornos de autoimagem nos jovens, principalmente, as mulheres. O efeito negativo sobre a autoestima elevou os casos de transtornos mentais como a ansiedade e a depressão.

Como surgiu o BeReal?

Essa nova rede social foi desenvolvida em 2020 por Alexis Barreyat. Apesar disso, o aplicativo só se popularizou no início de 2022, quando aumentou sua base de usuários em mais de 300% segundo um estudo da Axios. Por ter ganhado muita força entre os jovens, a nova rede social BeReal. ficou conhecido como “a rede social da Geração Z”.

A proposta do App foi considerada inovadora por romper os padrões das fotos glamourosas, do feed perfeito e super planejado que não espelhava a realidade de muitos dos usuários do Instagram. Em um período em que os transtornos de imagem e distorção da realidade afetam cada vez mais a saúde mental dos jovens, o BeReal acabou se difundindo massivamente.

BeReal: Entenda a dinâmica dessa nova rede social

Diferente de todas as redes sociais de compartilhamentos de imagens, o BeReal tem uma dinâmica muito particular: além de não permitir qualquer tipo de filtro ou edição nas fotos, o aplicativo determina o horário das postagens e o usuário só consegue acessar o feed com as fotos da sua rede de amigos depois de postar a própria foto.

BeReal.: Tempo de postagem

Para isso, o App tem acesso direto à câmera do usuário com a finalidade de tirar as fotos em tempo real. Apesar disso o acesso à galeria de imagens permanece indisponível. Com isso, é possível garantir que a foto está verdadeiramente sendo postada em tempo real. Outra particularidade do App é que ele acessa, simultaneamente, a câmera frontal e a câmera traseira do dispositivo, mostrando não só o seu rosto como também as pessoas que podem estar te acompanhando e o ambiente ao redor.

BeReal.: Acesso à câmera

Como usar o BeReal?

Agora que já entendemos a origem e a proposta dessa nova rede social, vamos à parte principal: como usar a nova rede social BeReal?

Primeiro acesso

Para iniciar, você precisa se cadastrar no aplicativo informando seu nome, data de aniversário e telefone. Assim que preencher esses dados, você deverá criar um nome de usuário. Esse nome pode ser alterado a qualquer momento.

BeReal. Cadastro no primeiro acesso à nova rede social

Depois do cadastro, é necessário habilitar as notificações do aplicativo. Esse passo é importante para que você seja avisado sobre o momento certo de postar, pois o aplicativo define o horário das postagens e só libera 2 minutos para que o usuário faça o seu registro. Nesse caso, habilitar as notificações acaba sendo essencial para o uso da rede.

BeReal. Ativando as notificações

Explorando essa nova rede social

Depois do cadastro, o aplicativo vai te direcionar para a busca dos seus amigos na rede. Muitos dos seus contatos já vão estar sugeridos, mas você também pode pesquisar pelo nome do usuário, clicando na barra “Adicionar ou pesquisar amigos(as)”.

Adicionando novos amigos

Você pode adicionar novos amigos a qualquer momento clicando no ícone que fica no canto superior esquerdo da página inicial e realizando a busca.

Pesquisando amigos

Configurando o perfil

Para configurar o perfil dessa rede social, clique no ícone que fica no canto superior direito da página inicial. Ao ser direcionado para o perfil, você conseguirá visualizar a seção “Suas Memories”, que é um calendário com as fotos postadas por você nos últimos 14 dias.

BeReal.: Entenda as configurações dessa nova rede social

E clicando nos três pontos do canto superior direito do perfil, você tem acesso às configurações.

BeReal.: Personalizando as configurações nessa nova rede social

Nas configurações, é possível ativar ou desativar as notificações ou mudar o fuso horário.

Outra opção é a aba “Outro”. Por ela, você consegue aumentar a velocidade da câmera, deletar a conta ou limpar o cache para ajudar a resolver alguns problemas como lentidão no aplicativo, por exemplo.

BeReal.: Explorando as configurações da nova rede social

Na seção “Sobre”, você tem a opção de compartilhar o aplicativo com outros amigos que ainda não tenham conta na nova rede social. Além disso, também é possível avaliar o App, ou pedir ajuda.

BeReal.: Explorando a seção sobre na nova rede social

Na aba “Ajuda”, você pode reportar um problema entrando em contato com o suporte. Outras possibilidades na aba são o download da versão beta ou o acesso à FAQ de perguntas mais frequentes.

BeReal.: conhecendo a aba "Ajuda" na nova rede social

Na aba “Sobre”, o App disponibiliza o acesso aos Termos de Serviço e Política de Privacidade, e na opção “Junte-se a nós”, o App te direciona para o site onde o BeReal. publica as suas vagas de emprego.

Explorando a aba "Sobre"

Personalizando o perfil

Outro passo importante é a personalização do seu perfil. É por ele que as pessoas vão te conhecer melhor e saber um pouco mais sobre seus gostos e preferências. Para isso, clique nos três pontos do canto superior direito da tela e selecione o ícone do seu nome para iniciar a edição.

BeReal.: Editando o perfil na nova rede social

Na aba “Editar Perfil”, você pode alterar a sua foto clicando no ícone da câmera que fica abaixo da letra inicial do seu nome. Aqui você tem a opção de tirar uma foto em tempo real ou escolher uma imagem da sua galeria.

BeReal.: Alterando a foto de perfil na nova rede social

Depois de alterar a foto, você pode editar seu nome, alterar o nome do usuário, incluir sua descrição na Bio ou incluir a sua localização.

BeReal: Entendendo o feed da nova rede social

O feed do BeReal é bem simples. Por ele, você tem a opção de ver somente as postagens dos seus amigos, selecionando a opção “Meus amigos” ou conferir as postagens de outros usuários do mundo inteiro na opção “Discovery”.

BeReal.: Opções do feed

Ah, e caso tenha gostado da postagem, você também pode reagir ou enviar uma mensagem para o usuário comentando o que achou. Porém, a opção de comentar por mensagem só está disponível na aba “Meus amigos”.

Outra informação importante é que rede só te permite visualizar o que os outros usuários estão fazendo se você também postar a sua foto. Caso contrário, tanto a aba “Meus amigos” quanto a aba “Discovery” ficam bloqueadas e você só consegue liberá-las postando o seu BeReal.

Por que escolher o BeReal?

O BeReal é uma rede que promete compartilhar o cotidiano e promover a conexão entre os usuários de uma forma leve e espontânea, mostrando o que verdadeiramente costumamos fazer no dia-a-dia sem filtros ou distorções da realidade.

Pelo App, você recebe notificações todos os dias e tem até 2 minutos para capturar e compartilhar o que está fazendo. Todos os seus amigos postam exatamente ao mesmo tempo, o que aumenta a conexão e sensação de proximidade. Além disso, você pode reagir e comentar os posts, aumentando a interação.

BeReal: Gostou de entender essa nova rede social?

Então compartilhe o artigo com os amigos para que vocês possam se conectar ainda mais!


Por Equipe Apptuts



Voltar ao topo